Cinema | Notas

Festival Cinema Negro em Ação homenageia Jeferson De

Change Size Text
Festival Cinema Negro em Ação homenageia Jeferson De Jeferson De. Foto: Reprodução

O cineasta Jeferson De é um dos homenageados da segunda edição do Festival Cinema Negro em Ação. O evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), acontece em formato híbrido de 20 a 27 de novembro, como parte das comemorações do Cinquentenário do Dia da Consciência Negra. 

Natural de Taubaté, interior de São Paulo, Jeferson De é formado em Cinema pela USP, onde foi bolsista da FAPESP com a pesquisa “Diretores Cinematográficos Negros”. É fundador da produtora Buda Filmes. Em 2000, publicou o manifesto Dogma Feijoada, uma análise histórica sobre a produção audiovisual dos negros no Brasil. Dirigiu os curtas Distraída para a Morte (2001), Carolina (2003) e Narciso Rap (2005). 

Ainda em 2005, lançou o livro Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro. Jeferson De foi editor e finalizador de projetos na MTV e no SBT. Produziu os programas Brasil Total e Central da Periferia, na TV Globo, e dirigiu os programas Tramavirtual e Conexões Urbanas, no canal Multishow. O primeiro longa-metragem de Jeferson D, Bróder (2010), estreou no Festival de Berlim. 

O anúncio das produções selecionadas para a mostra competitiva do 2º Festival Cinema Negro em Ação, nas categorias videoclipe, videoarte, curta-metragem e longa-metragens acontece no dia 15 de outubro, às 11h, pela TVE-RS e pelas redes sociais da CCMQ. 

O festival acontece entre os dias 20 e 27 de novembro de 2021, em formato híbrido, com exibições das obras selecionadas pela TVE-RS e pela plataforma #CulturaEmCasa, de São Paulo. Os filmes concorrentes também serão exibidos presencialmente na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, onde também ocorre a Mostra Jeferson De, com a filmografia do homenageado.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?