Um outro futebol é possível

Coletivos da bola e da luta

Change Size Text
Coletivos da bola e da luta

Ganhar ou perder, mas
sempre com democracia”, 

Faixa levada por jogadores do Corinthians durante a campanha das Diretas Já

Dois projetos políticos autoritários envolvendo o futebol ganharam certa atenção da mídia nos últimos meses. Na Turquia, o Istambul Başakşehir sagrou-se campeão do país dentro da escalada de poder do presidente Recep Erdoğan e de seu partido, como contou o historiador Makchwell Coimbra Narcizo, no portal Ludopédio, no final de julho. Na França, o Paris Saint-Germain, que recém disputou o título da Liga dos Campeões, faz parte da ambição do Catar de se tornar influência internacional – a realização da Copa do Mundo de 2022 é outro item do plano –, como relatou o jornalista Jamil Chade, no UOL, em meados de agosto.

Essas duas histórias estão longe de ser exceção no uso do jogo de bola no planejamento de políticos, principalmente de ditadores. Benito Mussolini, por exemplo, aproveitou-se da seleção italiana, bicampeã mundial em 1934 e 1938, como ferramenta de propaganda do fascismo. Adolf Hitler fez o mesmo com os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Também copiou esse modelo a Junta Militar que tomou o poder na Argentina em março de 1976, usando a Copa do Mundo de dois anos depois a seu bel-prazer – não só em termos de poder político, mas também econômico.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.