Radamés Gnattali, sexta parte – Capítulo XXXIII
Em vida, a fama maior de Radamés veio a partir de seu trabalho como pianista e arranjador de música popular. Mas, desde sua morte, é o compositor Radamés que tem sido cada vez mais lembrado – e tocado -, tanto no universo erudito quanto no, digamos, popular.
Um ponto hoje inegável é o quanto era clara a sua assinatura de autor.
Alceu Bocchino, também descendente de italianos, também maestro, também compositor e pianista, escreveu sobre o amigo o que talvez seja sua melhor síntese:
Como classificar um músico capaz de escrever, com autenticidade, alentadas obras sinfônicas, concertos para violino, piano, acordeão, harmônica de boca e tantos outros instrumentos; valsas e chorinhos populares e, depois, sentar-se ao piano e executar com precisão o que escreveu e, ainda, obras de outros autores? Se “o estilo é o homem”, conforme Buffon, e, na verdade, o é, devemos consagrar, batizando com o nome Estilo Radamés Gnattali todos os que forem capazes de tais façanhas.
[Continua...]