Público alvo
Produtores de conteúdo – redatores, publicitários, jornalistas, escritores, assessores de imprensa, influenciadores digitais, podcasters, produtores musicais e todos profissionais que se envolvam com produção de conteúdo e geração de audiência.
Ministrantes
Informações
-
16h/a -
75 vagas
-
180 (público geral)
Preços
-
180 -
90 -
90 -
0
- Público geral
- Assinante Premium
- Estudantes
- Assinante Apoio Oficial
Financeiro
-
Ver fatura
-
Baixar certificado
-
Indique com desconto
Módulos
-
As mudanças no empacotamento e na distribuição de conteúdos digitais se aprofundaram nos últimos meses, mas foi na produção que textos, vídeos e áudios que o processo de criação ganhou uma nova consistência. No módulo de abertura, o professor Filipe Speck trata dos elementos introdutórios do curso, e mostra os pilares da economia da mídia, bem como seus caminhos para a próxima década. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
Editora-chefe do Grupo matinal, fala sobre a cobertura jornalística quais foram as principais mudanças no processo de produção de conteúdo. -
1 encontro de 2h
-
O que há de universal na forma com que a civilização constrói suas narrativas? Nesse módulo, o cineasta Vicente Moreno explica a lógica por trás de um dos paradigmas narrativos mais recorrentes e aponta como ele é empregado, consciente ou inconscientemente, na ficção e mesmo em documentários audiovisuais. A disciplina vai trazer uma base de teoria narrativa, com o objetivo de dar mais consistência à análise e produção de conteúdo. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
A ficção reflete a crise. Depois de compreender a forma como as histórias são contadas, neste módulo o professor Luís Augusto Fischer vai mostrar como as crises interferiram nas histórias que já escritas. A cadeira vai trazer as consequências das mutações da vivência social comunitária na produção do seu legado cultural. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
As interações estão mais horizontais e, numa era pós-massiva, as crises catalisam as conexões de marcas e influenciadores com sua audiência. Para entender os processos, a professora FêCris Vasconcellos mostra a lógica dos engajamentos, do nascimento de youtubers ao papel dos microinfluenciadores. Por meio do histórico e de exemplos atuais, serão apresentados os elementos por trás dos sucessos no ambiente digital. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
O jornalista Roger Lerina discute como o ambiente cultural, dependente de performances físicas, se reconfigurou na intermediação das plataformas digitais. -
1 encontro de 2h
Cronograma
Descrição e informações
Tudo mudou. Quem produz conteúdo passou a lidar com audiências com novas demandas de sensibilidade, revolucionada pelos processos de carência e exaustão do último ano. A reconfiguração dos relacionamentos e a busca por uma nova normalidade teve extrema influência na forma em que contamos histórias.
Neste curso, especialistas em conteúdo, narrativa e engajamento vão mostrar quais foram essas mudanças e como elas podem ser aplicadas para o aprimoramento do trabalho dos produtores de conteúdo. O curso tem como base teórica elementos da economia da mídia, da teoria literária e da lógica de engajamento, e tem como objetivo ampliar a capacidade criativa de quem lida com audiência.
Abordagem
Aulas expositivas semanais com duração de 1,5h por encontro, além de conversas com especialistas do mercado. Cada disciplina será dividida em dois momentos, sempre com leitura prévia para orientar a discussão.
Objetivo
Os alunos que participarem do curso terão contato com teorias e tendências na prática de produção, empacotamento e distribuição de conteúdo. O objetivo é aperfeiçoar a capacidade criativa e produtiva para contar histórias que têm mais chances de serem lidas em 2021.
Público alvo
Produtores de conteúdo – redatores, publicitários, jornalistas, escritores, assessores de imprensa, influenciadores digitais, podcasters, produtores musicais e todos profissionais que se envolvam com produção de conteúdo e geração de audiência.
Ministrantes
Cronograma
13/10
Filipe Speck
-
19h – 20h30
15/10
Marcela Donini
-
19h – 21h
20/10
Vicente Moreno
-
19h – 20h30
23/10
FêCris Vasconcellos
-
19h – 20h30
27/10
Vicente Moreno
-
19h – 20h30
29/10
Luís Augusto Fischer
-
19h – 20h30
3/11
Filipe Speck
-
19h – 20h30
5/11
Luís Augusto Fischer
-
19h – 20h30
10/11
Roger Lerina
-
19h – 21h
11/11
FêCris Vasconcellos
-
19h – 20h30
Módulos
-
As mudanças no empacotamento e na distribuição de conteúdos digitais se aprofundaram nos últimos meses, mas foi na produção que textos, vídeos e áudios que o processo de criação ganhou uma nova consistência. No módulo de abertura, o professor Filipe Speck trata dos elementos introdutórios do curso, e mostra os pilares da economia da mídia, bem como seus caminhos para a próxima década. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
Editora-chefe do Grupo matinal, fala sobre a cobertura jornalística quais foram as principais mudanças no processo de produção de conteúdo. -
1 encontro de 2h
-
O que há de universal na forma com que a civilização constrói suas narrativas? Nesse módulo, o cineasta Vicente Moreno explica a lógica por trás de um dos paradigmas narrativos mais recorrentes e aponta como ele é empregado, consciente ou inconscientemente, na ficção e mesmo em documentários audiovisuais. A disciplina vai trazer uma base de teoria narrativa, com o objetivo de dar mais consistência à análise e produção de conteúdo. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
A ficção reflete a crise. Depois de compreender a forma como as histórias são contadas, neste módulo o professor Luís Augusto Fischer vai mostrar como as crises interferiram nas histórias que já escritas. A cadeira vai trazer as consequências das mutações da vivência social comunitária na produção do seu legado cultural. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
As interações estão mais horizontais e, numa era pós-massiva, as crises catalisam as conexões de marcas e influenciadores com sua audiência. Para entender os processos, a professora FêCris Vasconcellos mostra a lógica dos engajamentos, do nascimento de youtubers ao papel dos microinfluenciadores. Por meio do histórico e de exemplos atuais, serão apresentados os elementos por trás dos sucessos no ambiente digital. -
2 encontros de 1h30min (3h no total)
-
O jornalista Roger Lerina discute como o ambiente cultural, dependente de performances físicas, se reconfigurou na intermediação das plataformas digitais. -
1 encontro de 2h
Descrição e informações
Informações
-
16h/a -
175 vagas -
180 (público geral)
Preços
-
180 -
90 -
90 -
0
- Público geral
- Assinante Premium
- Estudantes
- Assinante Apoio Oficial
Financeiro
-
Ver fatura
-
Baixar certificado
-
Indique com desconto