Juremir Machado da Silva

Erros que revelam verdades brasileiras

Change Size Text
Erros que revelam verdades brasileiras Foto: Alan Santos / PR

O Brasil é um país engraçado. Todo mundo sabe disso. Quando é para ficar sério, todo mundo ri. Quando é para rir, todo mundo gargalha. Quando é para é se compenetrar, alguém grita: “Fala sério”. Risada geral. As expressões mais usadas são “kkkkk” e “hahahaha”.

O cara foi gritar “mito” com todas as suas forças. Saiu:

– Minto.

A turba começou a rir. O comandante ordenou:

– Sentido.

Todos descansaram. Na posição reclamada, mas com jeitinho brasileiro. Um europeu, em tempos de Estado Novo, definiu:

– Brasil, país do futuro.

Um baiano, de fama internacional, concordou, emendando:

– Tem um grande futuro pela frente. Nunca chega.

E assim vai o Brasil, descendo a ladeira, comendo osso, pele de galinha e carne de pescoço, que, por ser carne, virou artigo de luxo. Quem manda é capitão. Quem obedece é general. Quem carrega o piano é a massa sem patente, sem galardão e sem galão de gasolina ou leite, produtos que estão pela hora da morte, o que faz pensar que o poço secou e a vaca foi pro brejo e atolou. Aí o jornalista perguntou:

– Qual o seu sonho?

A senhora, com muitos netos, não hesitou:

– Comprar uma vaca.

E já tem programa de auditório pensando em sortear vacas.

Até as expressões populares estão mudando.

Agora se diz com o vigor que resta:

– Meu reino por uma vaca holandesa.

Com o preço do leite nas alturas já é tempo de pensar em transportar as caixinhas em carro blindado, com escolta armada até os dentes. Posto de gasolina virou área de insegurança nacional.

Caricatura, exagero, maldade, conversa fiada, mau humor?

Manchete de jornal: “Integrante do PCC comprou fuzil com autorização do Exército, diz PF”. PF não é prato feito, sonho de consumo de uma população faminta, mas Polícia Federal. PCC é aquela organização criminosa que tem como sede prisões de todo tipo.

Vão indo que eu não quero ir.

Homens e Touros, de Xico Stockinger

A Unimed Federação/RS, no ano de seu cinquentenário, e a Central de Serviços Unimed/RS, que completa 25 anos, e o Instituto Unimed/RS, que festeja seus 15 anos, vão “presentear” Porto Alegre, nos seus 250 anos, com a “restauração da obra pública do artista plástico e escultor Xico Stockinger, intitulada Homens e Touros, que fica localizada na Praça Dom Sebastião”. O que será feito? “Além do restauro das placas metálicas do monumento, serão recuperadas a estrutura e a caixa de concreto que sustenta a obra. O processo está programado para ser finalizado em novembro. A restauração da obra é financiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Pró-cultura e é realizada pela Osc Sempre-Viva”, explica a Unimed.

Neste sábado, 23 de julho, a partir das 14 horas, haverá um encontro em frente ao monumento: “Ao longo do bate-papo, serão apresentados os detalhes da obra de Francisco Stockinger, como a técnica e materiais utilizados”, diz o convite. Também serão abordados “o estado de conservação do monumento, mostrando in loco as patologias existentes e a proposta de intervenção para a conservação da obra”. Quem estará presente? “A filha do artista, Jussara Stockinger, e o artista Carlos Tenius, autor do Monumento dos Açorianos e amigo de Xico. O encontro é aberto para a sociedade em geral e terá em torno de 30 minutos de duração. Em caso de chuva, será transferido para o próximo sábado, dia 30 de agosto”.

Convite feito, estaremos lá. Vamos nessa, pessoal?

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.