Juremir Machado da Silva | Matinal

Frases do Noites para ler ao amanhecer

Change Size Text
Frases do Noites para ler ao amanhecer

Tenho muitos personagens para as despesas de conversação, vulgo papo furado. Quando encontro pessoas que me constrangem com falas paternalistas, condescendentes e redutoras, cito alguma das minhas criaturas e dou o fora. Saio à europeia (ingleses dizem à francesa; franceses dizem à inglesa) e vou matutar na solidão pacificadora. Noites é um dos meus porta-vozes. Iluminista em tempos sombrios, tenta manter a chama acesa enquanto tudo bruxuleia, palavra que, em outros tempos, valeria uma piada de duplo sentido, mas este já não faz mais sentido, condenado pela literalidade dos tempos corretos. Aliás, se os tempos fossem outros Noites diria que o português se tornou universal. Piadinha autocancelada para não ser classificada como xenófoba.

Noites, como todo influencer, opina sobre tudo. Exemplos:
*
Sobre treinadores estrangeiros no futebol: “Nada tenho contra técnicos vindos de fora, se o cara for o Guardiola, ou o Zidane, ou o Ancelotti. Não gosto é de treinador português, espanhol ou de qualquer outra nacionalidade que seja ruim ou sem currículo. Minha xenofobia é seletiva, baseada na meritocracia dos resultados e do desempenho”
*
Sobre a passagem do tempo: “O problema de ficar velho é que se vira criança, dependente da vontade nem sempre racional de outros, os mais novos, cuja virtude maior consiste em ainda não precisar do que gostam de indicar aos seus tutelados como solução milagrosa”.
*
Sobre fragilidades: “Mostre suas fragilidades a quem quer seja e será inevitavelmente tratado com condescendência, que é a capacidade de tornar alguém incapaz com atos protetores e palavras bondosas”.
*
Sobre consultorias tecnológicas e outras utopias dos tempos hipermodernos: “Se o cara sabe como bombar um blog ou um canal de YouTube, por que, em vez de oferecer seus preciosos serviços a outros por quantias módicas, não faz o seu e recolhe os ganhos previstos?”
*
Sobre etarismo: “Mensuração automática das capacidades de alguém em função do número de rugas que exibe ou da cor dos seus cabelos”.
*
Humor amargo: “Condição determinada pela taxa de glicose”.
*
Bolsonarismo: “Nome dado a uma ideologia sem ideias”.
*
Novas condições de trabalho: “Desemprego”.
*
Neotáticos: “Teóricos do futebol que só falam de prática”.
*
Autoajuda: “Fórmulas batidas, com embalagens novas, em benefício próprio destinadas a ajudar os outros”.
*
Futuro: “Tempo que não chega”.
*
Sobre Vladimir Putin: “Ídolo da extrema direita europeia defendido apaixonadamente por parte da esquerda brasileira”.
*
Papo sobre Twitter

Marciano – Você tem Twitter?

Musk – Tenho. Comprei ontem.

Semana da Moderna na Casa da Memória

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.