Juremir Machado da Silva

Mínimas do Máximo

Change Size Text
Mínimas do Máximo Foto: Gayatri Malhotra / Unsplash

Pouco conhecido nas redes sociais por viver numa praia do sul do mundo onde nem sempre tem sinal de internet, Máximo é autor de mínimas anotadas à mão, que podem ser usadas em agendas, especialmente nas agendas virtuais de quem não tem compromissos urgentes. Máximo tem acompanhado a invasão da Ucrânia pela Rússia do jeito que pode.

*

Toda ocupação de um país pela força é um ato de fraqueza moral.

*

Agressor é aquele que, não tendo levado o primeiro soco, pode continuar negociando em posição de defesa. O resto é justificativa.

*

Schopenhauer disse “o destino baralha as cartas, e nós jogamos”. Putin corrigiu: “Eu baralho as cartas e jogo”. O Ocidente discorda.

*

Karl Kraus era otimista do seu jeito: “O mal nunca prospera melhor do que quando lhe põem um ideal à frente”. Na hipermodernidade, o mal nunca prospera melhor do que quando lhe põem um louco no comando.

*

Tolstoi fez refletir, em “Guerra e paz”, antes de os jovens generais russos e austríacos jogarem-se na derrota de Austerlitz: “A gente muito moça gosta de fugir às notas batidas, prefere exprimir seus sentimentos de maneira sua própria e que não lembre as coisas convencionadas, e por vezes hipócritas, da gente mais velha”. Máximo discorda por razões que não faz a mínima de explicar. Para ele, não há conflito de gerações, nem Napoleão à espreita, mas Putin, o que já é uma maneira de reduzir a história a uma nota de rodapé cheia de sangue.

*

A velhice é uma invenção recente fadada ao desaparecimento.

*

A juventude é a eternidade entre alguns aniversários.

*

Tem dias que o sol do amanhecer é a única luz no fim do túnel.

*

Na época das utopias, quando tudo era possível em tese, um amigo poeta dizia: “Eu me contradigo, sim, por que meu sangue nunca coagula”. Nestes tempos pragmáticos ele é aconselhado a procurar atendimento.

*

Ideologia é o nome que se dá à teoria dos outros.

*

Digital: quando os dedos já não deixam marcas em papel.

*

(In)temporais: a opinião pública é a mais terrível das ditaduras. O homem que luta contra ela, suicida-se. O homem que a ela se submete, torna-se escravo. Eis a prova de que a liberdade de expressão silencia por medo. A opinião pública nas redes sociais não perdoa: cancela.

*

Acidez: capacidade de falar mal com o bom tempero.

*

Liberdade é tudo: por isso só temos um pouco.

*

A força das estruturas é impiedosa e acachapante. Maior do que ela só a força dos indivíduos excepcionais, que mudam a história.


*

Putin que pariu.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.