Conteúdo publicitário

Com foco em ESG, Instituto Unimed/RS revisa seu planejamento estratégico

Change Size Text
Com foco em ESG, Instituto Unimed/RS revisa seu planejamento estratégico


* Texto de Salus Loch

Ser o mais relevante provedor do Rio Grande do Sul de soluções sociais, de governança e meio ambiente, integradas aos aspectos econômicos das cooperativas. Essa é a nova visão do Instituto Unimed/RS, fruto da revisão de seu planejamento estratégico realizada nos dias 8 e 9 de março.

Conforme o diretor administrativo da entidade, Alcides Mandelli Stumpf – que também é diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS – o encontro foi extremamente enriquecedor, tendo alcançado os objetivos propostos, a partir da troca de experiências e do entendimento de que a Unimed deve se adaptar ao novo momento da sociedade e do mercado. “Ao passo em que consolidamos alguns pilares construídos pelo Instituto em seus 15 anos de vida, estamos focados em evoluirmos ainda mais sob aspectos relacionados às dimensões ambiental, social e de governança, tripé constituinte do conceito ESG”, destacou o dirigente.

Abertura

Com uma saudação à presença feminina pela passagem do Dia Internacional da Mulher, Stumpf abriu a agenda de trabalhos em modalidade digital, obedecendo às limitações impostas pela covid-19, na tarde de terça-feira, 8, pontuando: “Com a revisão do planejamento iniciamos o que podemos chamar de terceiro capítulo da existência do Instituto. O primeiro foi marcado pelo associativismo e realização de cursos de formação e eventos; o segundo, a partir de 2015/16, teve como mote a disseminação da cultura da Sustentabilidade junto ao Sistema Unimed-RS – o qual, creio, fomos bem sucedidos – e, agora, vamos avançar, evoluir para o ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês), usando nossa bagagem anterior. Trazer para dentro do negócio a cultura ESG é um caminho sem volta para qualquer empresa nacional ou internacional”, considerou.

Primeiro dia

Coube ao consultor David Maia Oliveira apresentar cenários e informações com ênfase a dados relacionados à saúde suplementar, segmento que atende 24% da população brasileira, constituindo o 3º maior mercado do mundo – e que tem potencial para crescer. Ele também estabeleceu contrapontos entre o Instituto Unimed/RS e iniciativas semelhantes em outras organizações; nenhuma delas, porém, do setor da saúde complementar, eis que a experiência da Unimed seria única no país em seu formato.

Na sequência, o grupo concentrou os esforços no aprimoramento da matriz SWOT do Instituto (análise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), com trocas entre a audiência, discutindo, ainda, no encerramento do ciclo da terça-feira, a priorização da SWOT a partir da matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência).

Segundo dia

Com início às 8h30min do dia 9, o segundo dia de trabalhos foi marcado pela definição das diretrizes estratégicas – Visão, Missão e Valores, mais uma vez com inúmeras sugestões e expressiva participação do grupo, servindo, ainda, para detalhar aspectos determinantes na matriz do Instituto, em questões relacionadas a processos internos, clientes, resultados e aprendizado e inovação.

Também foi estabelecido que o BSC (Balanced Scorecard) será a métrica utilizada para avaliação de desempenho e o alcance das metas projetadas, a partir de iniciativas e ações. Conexões entre as perspectivas e um brainstorming das ações executivas encerraram a revisão do planejamento estratégico.  

Integração entre áreas

No total, quase 20 profissionais de diferentes áreas do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS – entre os quais o Marketing e Comunicação e a Gestão de Pessoas –, além de prestadores de serviços afins ao Instituto, participaram dos debates, o que, na avaliação do diretor Alcides Mandelli Stumpf, enriqueceu a discussão, trazendo diferentes olhares para os temas propostos, comprovando a maturidade e o comprometimento de todos.

Saiba mais

A estratégia ESG é a abordagem que incorpora questões ambientais, sociais e de governança no plano das empresas, levando em consideração também a sustentabilidade das práticas a longo prazo. A transformação ESG envolve uma agenda transversal, que perpassa muitas áreas dentro da corporação, incluindo setores como P&D (Planejamento e Desenvolvimento) e inovação. 

Missão do Instituto Unimed/RS:

Promover ações para uma melhor qualidade de vida, gerando atitudes positivas para a sociedade.

Valores do Instituto Unimed/RS:

  • Ética;
  • Resiliência;
  • Cooperação;
  • Inovação;
  • Respeito;
  • Cuidado.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.