Desapaga POA

Parentesco, genealogia e história negra no Rio Grande do Sul

Change Size Text
Parentesco, genealogia e história negra no Rio Grande do Sul Lelé, o primeiro Rei Momo negro de Porto Alegre e que viveu até 2013, quando faleceu aos 88 anos.

Centro Cultural da Santa Casa de Porto Alegre / Professora Vera Barroso

Nas últimas décadas diversos aspectos das relações familiares entre afro-descendentes em situação de diáspora, como as práticas de nomeação, as formas de parentesco biológico, étnico e religioso, as condições em que se davam o compadrio na constituição de núcleos familiares em meio urbano e no mundo rural no Pós-Abolição tem desafiado os(as) pesquisadores(as) a reler a documentação de arquivo, a reformular questões de pesquisa e a propor novas interpretações acerca da estrutura social brasileira. Essa atividade é dedicada ao tratamento de questões relativas à descendência negra na história do Rio Grande do Sul.

DOCUMENTÁRIO: A TRADIÇÃO DO BARÁ DO MERCADO

Documentário realizado em 2007, Os Caminhos Invisíveis do Negro em Porto Alegre – A Tradição do Bará do Mercado, traz relatos de 7 religiosos de Matriz Africana sobre suas vivências e conhecimentos sobre o Bará do Mercado.

PORTO ALEGRE ANTIGO – O MAIOR PRESENTE (Blog)

Sobre o Barão e a Baronesa do Gravatay.

TAMU JUNTO BR BLOG SPOT – O REI MOMO LELÉ

OS BALUARTES DO SAMBA

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.