Matinal

Editora do Matinal recebe Comenda Guilhermino Cezar do MPCRS pela Liberdade de Expressão

Change Size Text
Editora do Matinal recebe Comenda Guilhermino Cezar do MPCRS pela Liberdade de Expressão Procurador-geral do MPC-RS, Geraldo da Camino, entregou as comendas em solenidade realizada na terça-feira, 7 de junho, Dia da Liberdade de Imprensa (Foto: Divulgação/MPC-RS)

A editora-chefe do Grupo Matinal Jornalismo, Marcela Donini, recebeu na última terça-feira, dia 7 de junho, a Comenda Guilhermino Cesar do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC-RS) pela Liberdade de Expressão.

Marcela, que não pôde comparecer à cerimônia, pois está em viagem de trabalho, expressou sua gratidão com a condecoração nas redes sociais. “Gostaria de agradecer imensamente pelo reconhecimento do Ministério Público de Contas. O tema da liberdade de expressão é muito caro para mim particularmente e também para a redação do Matinal. Creio que para todo jornalista é fundamental termos um ambiente seguro para trabalharmos”. 

Em mensagem enviada ao MPC-RS e lida durante a solenidade, a editora-chefe ainda ressaltou a importância desse tipo de reconhecimento para jornalistas no Brasil. “Há pouco falávamos (na capacitação) sobre o tema da transparência e corrupção nos países da América Latina e como o papel da imprensa é fundamental inclusive como uma parceira de órgãos de controle, como é o caso do MPC. Não tem sido fácil ser jornalista no Brasil, temos sido atacados cada vez mais por autoridades públicas, mas reconhecimentos como este que recebo hoje junto de colegas que admiro e respeito nos motivam e dão segurança de que não estamos sozinhos nesta missão de promover a liberdade de expressão para todos e a liberdade de imprensa”. 

Além de Marcela, também receberam a honraria: Antônio Carlos Côrtes, Armando Burd, Cláudio José Silveira Brito, Denise Dourado Dora, Dione Kuhn Gerchmann, Flavia Bemfica, Jamil Chade e Luciana Kraemer.

*A editora foi convidada pelo governo dos Estados Unidos, por intermédio do Consulado em Porto Alegre, para um programa de cobertura jornalística sobre infraestrutura na América Latina, financiado pela Embaixada dos EUA no Panamá e organizado pelo Meridian International Center, uma entidade sem fins lucrativos.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.