Matinal | Matinal News

Eduardo Leite sai do governo, mas fica no PSDB

Change Size Text
Eduardo Leite sai do governo, mas fica no PSDB

Eduardo Leite deixará de ser governador do Rio Grande do Sul nesta semana. Após uma arrastada novela sobre o seu futuro político – que a bem dizer não chegou ao fim –, ele definiu que deixará o comando do Executivo do Estado para percorrer o País, alimentando ainda uma aspiração presidencial.

Não muitos dias depois de ser considerado praticamente um candidato do PSD, Leite, rodeado de tucanos, convocou a coletiva dessa segunda-feira na qual criticou tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-presidente Lula (PT). O governador classificou a eleição deste ano como “crítica”.

Leite, porém, não sabe se estará na disputa dela. Derrotado nas prévias do PSDB, ele afirmou que respeita o resultado, mas citou que a fotografia era daquele momento e disse algo como “tempo da política”, sugerindo que pode brigar pela indicação e lembrou fala do governador de São Paulo, João Doria, que disse que não colocaria um projeto pessoal acima do Brasil.

No domingo, Doria classificou como “golpe” os movimentos para retirar sua pré-candidatura. Ontem, quem entrou em campo foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que pediu respeito ao resultado das prévias do ano passado. Cerca de 44 mil filiados participaram do pleito na ocasião.

Chamou a atenção na coletiva que Eduardo Leite não descartou concorrer novamente ao Governo do Estado, apesar dos elogios a Ranolfo Vieira Júnior, que hoje é o pré-candidato do PSDB, e assume sua vaga. “A renúncia me abre possibilidades e não retira nenhuma”, afirmou Leite, que reiteradas vezes já negou concorrer a um segundo mandato.

Cresce o número de linhas sem cobrador enquanto nova tarifa não é definida 

Chegou a 50 o total de linhas de ônibus circulando sem cobrador em Porto Alegre. O número equivale a 17% do total dos coletivos e a meta da Prefeitura é chegar a 25% até o fim do ano. Em entrevista ao Correio do Povo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário, Sandro Abbade, afirmou que as empresas vêm cumprindo com o prometido aos cobradores e alguns dos profissionais já foram promovidos a motorista, segundo ele. A EPTC informou não ter registrado ocorrências desde o início do processo, há um mês e meio. De acordo com projeto aprovado em 2021, ao longo de quatro anos, a função será extinta do transporte público da Capital, como forma de reduzir o custo da tarifa, que, pelo contrato, já deveria ter sido revisada em fevereiro. No entanto, o novo preço não vai nem sair em março. A Prefeitura ainda aguarda a aprovação de um fundo para o transporte na Câmara dos Deputados. As empresas já sinalizaram que gostariam de cobrar 5,70 reais de passagem.

UFRGS define endereço da Casa do Estudante Indígena

Reunidas em uma ocupação em um prédio abandonado da Prefeitura, estudantes indígenas da UFRGS receberam uma boa nova ontem. A universidade confirmou que o Campus da Saúde deverá abrigar a Casa do Estudante Indígena, demanda antiga do grupo. Ainda sem informar data de inauguração, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis anunciou que o prédio onde funcionava a creche da instituição será adaptado para servir de moradia a alunos e alunas indígenas. No começo do mês, estudantes indígenas dos povos Kaingang, Xokleng e Guarani, em sua maioria mães, ocuparam o prédio onde funcionou a Smic, na entrada do Túnel da Conceição. Este parece ter sido o capítulo final da luta por uma alternativa de moradia específica para estudantes indígenas, que na Casa do Estudante enfrentaram episódios de preconceito por suas práticas culturais.

Capital bate recorde de casos de dengue

Em apenas três meses, 2022 já superou o pior ano de dengue da sua história, quando nos 12 meses de 2019 registrou 462 casos. De janeiro a março deste ano, a Capital contabilizou 483. Para o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, as pessoas relaxaram nos cuidados em função da covid-19. “Agora precisamos retomar o estado de alerta para a dengue”, observou. Entre as orientações está a atenção das pessoas para os possíveis focos das larvas do mosquito, principalmente em pequenos recipientes, como latas, garrafas, baldes e pratos de vasos de planta. No Estado, o número de casos confirmados de dengue é de 2.567 e também estão em ascensão. Nos últimos dez dias, o aumento de casos no Rio Grande do Sul foi de 49,6%.

Outros links:


No escuro

Nathallia Protazio e as escuridões que a acompanham:

“Você já deve ter percebido o quanto a iluminação é uma ferramenta de incentivo ao consumo. Meu primeiro emprego foi num shopping e em seguida, a maior parte dos lugares onde trabalhei, sempre tiveram uma forte luz branca para preencher todos os espaços do ambiente, sem lacunas para a dúvida: compro ou não compro.”

Leia a crônica completa aqui (🔒).


Cultura

“80’s”: Fundação Vera Chaves Barcellos lança olhar para artes visuais dos anos 1980

Foto: Leopoldo Plentz

Fundação Vera Chaves Barcellos exibe obras de 38 artistas, produzidas nos anos 1980, na exposição 80’sEm entrevista ao repórter Ricardo Romanoff, a artista fundadora da instituição comenta a mostra, que dá ênfase à pintura e também apresenta trabalhos em colagem, desenho, escultura, gravura, serigaria e vídeo, reunindo nomes como Anna Bella GeigerAntonio DiasCarlos PasquettiElaine TedescoMaria Lídia Magliani Mario Röhnelt.

Agenda (🔒)

A partir das 10h30, o Instituto Ling apresenta a mostra Uma Experiência Compartilhada: Ateliê de Gravura da Fundação Iberê, com curadoria deEduardo Haesbaert, reunindo 30 obras de 27 artistas, como Álvaro SizaElida TesslerLia Menna BarretoLucas ArrudaMaxwell AlexandreRegina Silveira e Waltercio Caldas.

Às 19h, a Biblioteca Pública do RS recebe o show As Bambas do Samba, da cantora Glau Barros, no projeto Chapéu Acústico – relembre as matérias sobre o grupo Ialodê, integrado por Barros, e o documentário Vozes Negras Importam.

Às 19h30, após dois anos de atividades remotas, o sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia retoma os encontros presenciais, na sede da Escola de Samba Acadêmicos da Orgia.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você verá?

Seguem as comemorações pelos 250 anos de Porto Alegre. Às 16h30min desta terça-feira, o Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, vai se apresentar na Orla do Guaíba. Após um período suspensas devido à pandemia, as apresentações pelo País estão sendo retomadas, em um ano especial para o grupo, que completa sete décadas de história. Na quarta, os aviadores seguem para Charqueadas, em apresentação em meio aos festejos de 40 anos do município.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.