Matinal

Matinal Jornalismo encerra 2020 com três grandes prêmios

Change Size Text
Matinal Jornalismo encerra 2020 com três grandes prêmios

O Grupo recebeu Menção Honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020, além de ser contemplado com o troféu Antonio Gonzalez de Contribuição à Comunicação e com o segundo lugar na categoria Web, no 62º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo 2020

No mês de dezembro – às vésperas de completar um ano de atuação em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul –, o Grupo Matinal Jornalismo recebeu três importantes prêmios que reafirmam a relevância do seu trabalho com foco no jornalismo local e independente.

A matéria “Anistiado no Brasil, gaúcho processado na Itália pode ser o primeiro condenado por crimes da ditadura militar brasileira”, publicada em janeiro de 2020, recebeu Menção Honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020. A reportagem é da jornalista Janaina Cesar, que cobre o processo da Operação Condor que julga, na Itália, ex-agentes das ditaduras latino-americanas que praticaram violações dos direitos humanos durante os anos de regimes militares. Para ler a reportagem, clique aqui. O Prêmio Direitos Humanos foi instituído em 1984 pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a colaboração da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS) e da Ordem dos Advogados do Brasil RS (OAB/RS). Desde então, o Prêmio estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações, pela observância e defesa dos Direitos Humanos nas sociedades da América do Sul marcadas por enorme desigualdade entre as pessoas e pela deficitária ação de Estado.

Já no 62º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, o Matinal foi contemplado com o segundo lugar na categoria Web pela reportagem “Como a Ufpel realizou a maior pesquisa sobre a Covid-19 no mundo”, da jornalista chefe de reportagem do Grupo, Naira Hofmeister. A reportagem, publicada na revista digital Parêntese em agosto de 2020, pode ser lida aqui. O Matinal Jornalismo também foi um dos homenageados especiais da premiação, recebendo o Troféu Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação Social. Promovido pela Associação Rio-grandense de Imprensa, o Prêmio Ari/Banrisul de Jornalismo é apoiado pelo banco há 26 anos. O SindiRádio e o Sindjore também apoiam o evento.

Para Filipe Speck, diretor geral do Grupo, esses reconhecimentos que se somam aos dois prêmios recebidos anteriormente  – o Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, do programa Google News Initiative e o fundo de resposta rápida ao impacto do COVID-19 oferecido pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil e pela USBEA – incentivam o Matinal Jornalismo a seguir e aprimorar a sua ainda jovem trajetória no jornalismo local e independente: “A repercussão do nosso trabalho, tanto pelas premiações quanto pelo impacto das reportagens na pauta social de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, mostra que a aposta que fizemos valeu a pena. Mostra também que o jornalismo não está em crise. Vivemos uma redescoberta fascinante sobre como contar boas histórias, como desenvolver plataformas que facilitem a distribuição de mensagens e, principalmente, sobre como ajudar o leitor a entender o mundo ao seu redor”, afirma Speck.

Sobre o Matinal Jornalismo

Com sede na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Grupo Matinal Jornalismo surgiu em 2019 da união entre a Matinal News (uma newsletter diária com as principais notícias de Porto Alegre e do RS), a revista digital Parêntese (editada pelo professor Luís Augusto Fischer e focada em entrevistas, reportagens, ensaios, resenhas e crônicas) e o site rogerlerina.com.br (editado pelo jornalista Roger Lerina, com notícias de arte e cultura, artigos, críticas e uma apurada agenda cultural de Porto Alegre e região). O Matinal Jornalismo também busca aproximar-se da comunidade realizando iniciativas como o ZAP Matinal, um serviço gratuito de transmissão de notícias via Whatsapp, criado em maio desse ano, que foi contemplado com o fundo de resposta rápida ao impacto do COVID-19 oferecido pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil e pela USBEA (United States-Brazil Exchange Alumni).

O Matinal Jornalismo traz o aspecto local para a dimensão global, com uma visão cosmopolita e tendo como horizonte a humanidade. Cultivar a pluralidade – seja ao divulgar um amplo espectro de opiniões, seja ao focalizar mais de um ângulo da notícia – e praticar um jornalismo de excelência são valores do Grupo.

Os veículos do Matinal Jornalismo produzem e entregam, via newsletters para assinantes, conteúdos locais exclusivos sobre desenvolvimento social e urbano, política, cultura e identidade, com contexto, equilíbrio e independência para oferecer uma abordagem crítica dos fatos. Hoje, o Grupo conta com uma equipe de 15 profissionais qualificados,entre editores, repórteres, designer e social media, além de um time de renomados colaboradores que produzem textos, ensaios, fotografias, desenhos e reportagens com temas e visões que outros canais de informação não abordam.

Em março de 2020, o Grupo foi contemplado pelo Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, do programa Google News Initiative, que visa dar suporte financeiro a veículos de comunicação de pequeno e médio porte, com caráter regional, que estão sendo impactados economicamente pela pandemia do Coronavírus.

Saiba mais em
www.matinaljornalismo.com.br

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.