Matinal News

Ampliação e resultados da vacinação contra a Covid dão esperanças

Change Size Text
Ampliação e resultados da vacinação contra a Covid dão esperanças

Na luta contra a Covid-19, uma boa notícia está por se concretizar no Rio Grande do Sul. Muito em breve, cerca de 70% dos municípios gaúchos devem iniciar a vacinação por faixa etária de pessoas sem comorbidades. Será uma campanha decrescente, a partir dos 59 anos. A estimativa é do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS, feita com base em demandas encaminhadas ao órgão.

Porto Alegre, por exemplo, chegou a cogitar iniciar hoje no grupo sem comorbidades, mas acabou por manter esse começo na sexta-feira. A Capital, que já aplicou ao menos uma dose de vacina anticovid em mais de um terço da população total (e em quase 50% do público vacinável), tem a expectativa de alcançar a marca de 1 milhão de habitantes vacinados até setembro.

Para a cidade, ultrapassar 1 milhão de imunizados significa vacinar cerca de 70% da população. Recentemente, o Instituto Butantan fez um estudo de vacinação em Serrana, no interior de São Paulo. Uma das conclusões foi de que, com 75% dos adultos imunizados, os números da doença haviam começado a cair. Após oito semanas do início da pesquisa, quando as duas doses da vacina já haviam sido aplicadas, o número de óbitos caiu 95%, e o de hospitalizações, 86%.

Vale salientar que são realidades diferentes, a de uma cidade de 45,6 mil moradores com uma metrópole de 1,5 milhão de habitantes. No entanto, também vale o registro que o Reino Unido, onde três em cada quatro residentes já receberam ao menos uma dose, não perdeu uma vida sequer para o coronavírus nessa terça-feira, pela primeira vez desde julho do ano passado. Mesmo lá, o risco de novas ondas causadas por variantes é real, porém o retorno a uma normalidade segue vislumbrado como questão de semanas. 

Vacinação ainda lenta – Mas mesmo com sua experiência em vacinação, o Brasil ainda precisa acelerar seu ritmo. O país vacinou menos em maio na comparação que em abril. E, no mês recém terminado, apenas em dois dias a marca de 1 milhão de doses aplicadas foi superada. O número é uma meta estabelecida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ainda no início de sua gestão na pasta, em março.

O que mais você precisa saber

Assembleia derruba plebiscito para privatização da Corsan – A Assembleia Legislativa aprovou, em segundo turno, a PEC que retira a necessidade de plebiscitos para privatizações de Corsan, Banrisul e Procergs. O texto passou com 35 votos favoráveis e 18 contrários – veja como cada um votou. A aprovação dá sinal verde para o Piratini encaminhar o projeto de abertura de capital da Corsan, o que é planejado para ainda este ano, para, conforme o governo, poder atender às metas estabelecidas pelo marco legal do saneamento básico. O Estado visa permanecer com 30% das ações da companhia. A estatal atua em 317 dos 497 municípios do RS. A iniciativa encontra oposição de 250 cidades atendidas pela Corsan.  

PPP na área do saneamento em vigor – Por falar em Corsan, foi oficializada ontem pela manhã a transferência do serviço de coleta e tratamento de esgoto de nove municípios da Região Metropolitana. Neste caso é uma parceria público-privada (PPP) da Corsan com a Ambiental Metrosul, consórcio que venceu o leilão em 2019. O ente privado assume com meta de fazer saltar de 33% para 87% o percentual de residências dos municípios abrangidos ligados à rede de esgoto. De acordo com a companhia, outras cinco PPPs estão previstas para entrarem em operação até o ano que vem, abrangendo 41 municípios, onde moram 2,2 milhões de pessoas.

Propostas para revitalização do Muro da Mauá sugerem interação e mistura de imagens com poesias – A revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre é um dos focos do prefeito Sebastião Melo (MDB) e a gestão já tem em mãos as três propostas que responderam ao edital para repaginar, ao longo dos próximos dois anos, o muro da avenida Mauá, no Centro. Em entrevista a GZH, os responsáveis pelos projetos explicaram que as ideias para a estrutura são as mais variadas. A Sinergy tem a intenção de tornar o muro um espaço para interação. Já a TIS Marketing pensa o local como uma moldura, enquanto a terceira proposta, do consórcio entre o fotógrafo Leonid Streliaev e as empresas Imagine Soluções Criativas e Hestudio, sugere a mistura de imagens, poesias e letras de artistas locais. A escolha das propostas ocorrerá em junho.

Vacina, sim!

Profissionais da educação infantil da rede estadual, profissionais de escolas comunitárias e população em situação de rua são os novos públicos que podem se vacinar contra a Covid-19 a partir de hoje em Porto Alegre. Também prossegue a imunização dos demais grupos que já podiam ter acesso às vacinas, assim como a aplicação da segunda dose de AstraZeneca e Pfizer, conforme a data da primeira aplicação. Os detalhes estão aqui

Todos os dias atualizamos o calendário da Capital neste espaço. E nesta página, publicamos as respostas sobre dúvidas mais frequentes em relação à campanha na Capital. Se você tem novas questões, escreva para nós através do email [email protected].

Outros links:

  • De acordo com Rodrigo Lopes, de GZH, O médico gaúcho Victor Sorrentino, detido no Egito no domingo e acusado de assédio, pode ser solto hoje (🔒).
  • O Master Porto Alegre foi o primeiro hotel do RS a obter o Safe Travels(🔒). O selo identifica empresas e destinos que aderiram a protocolos de segurança rígidos contra a Covid-19. A informação é da jornalista Marta Sfredo.
  • O Acampamento Farroupilha 2021 será um evento reduzido, mas com presença de público no formato drive-in, semelhante ao realizado no ano passado.
  • Bens de aviação em estado de abandono do Aeroporto Salgado Filho serão leiloados pela Fraport. São 62 lotes com sucatas que poderão ser adquiridos em 14 de junho por lances iniciais que variam de 100 a 5 mil reais.
  • A delegada Nadine Anflor foi eleita por aclamação e irá presidir o Conselho Nacional (🔒) dos Chefes de Polícia. Ela é a segunda mulher a assumir a presidência do órgão.
  • A Justiça decretou a falência da rede de vestuário feminino TOK, que chegou a ter 28 lojas no Estado.
  • A JBS foi multada em 1 milhão de reais após a identificação de um surto na unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul. A empresa também foi condenada a implementar medidas contra a Covid-19 no local.
  • E, no fim das contas, a Copa América será mesmo realizada no Brasil. Porto Alegre, entretanto, não será uma das sedes do evento, que será concentrado principalmente no Centro-Oeste.

Cultura

Macarenando a diversidade

Foto: Macarenando

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o projeto Dance a Diversidade, do grupo Macarenando, apresenta 21 vídeos que abordam a temática LGBTQIA+ a partir de canções de artistas como Adriana CalcanhottoJohnny HookerLulu Santos e Nei Matogrosso. Música, gestos e experimentações com linguagens audiovisuais compõem a série, fruto da mescla de dança, humor e cultura pop que molda as criações do coletivo, dirigido por Diego Mac. Em entrevista ao repórter Ricardo Romanoff, o coreógrafo comenta a iniciativa e defende uma visão plural e inclusiva do corpo: “ainda há uma noção muito forte no campo da dança de um ‘corpo modelo’ a ser atingido para que se possa dançar”. Conheça o projeto.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Hoje
O violonista Rodrigo Nassif é o convidado do Sarau do 25 em Casa, promovido pelo Centro Cultural 25 de Julho, às 20h.

Quinta-feira (3/6)
Às 16h30, O Butiá apresenta show do Paulinho Fagundes Quarteto, que reúne Paulinho (guitarra), Ernesto Fagundes (bombo leguero), Jorginho do Trompete (trompete, flugel) e Rafa Marques (bateria).

O espetáculo Kleiton & Kledir 40 Anos estreia às 21h no palco do Teatro Claro Rio, com transmissão simultânea por YouTube e no canal 500 da Claro TV. 

E mais.

Receba a agenda completa

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

A comédia Que Raio de Professora Sou Eu?, com direção de Néstor Monasterio e atuação de Heloisa Palaoro, segue com sessões às 18h, 20h e 22h, hoje e quinta (3).

Goela Abaixo ou Por Que Tu Não Bebes?, com direção de Marcelo Ádams e atuação dele e de Margarida Peixoto, entra em cartaz no festival e segue até sexta (4), sempre às 20h.

O musical Rainhas da Noite, com direção e atuação de Gloria CrystalEverton Barreto Lauro Ramalho, tem sessão às 20h, somente hoje.

Os Males do Fumo, texto do escritor russo Anton Tchékhov adaptado por Renato Del Campão, com o ator João Petrillo no palco, será exibido na quinta-feira (3) e segue em cartaz até sábado (5), sempre às 20h.

Ingressos à venda no site do festival.


Você viu?

A relação de um músico com o seu instrumento é íntima e muitas vezes duradoura. Há artistas que encerram a carreira, mas não abrem mão do companheiro. Pois no caso de Osvaldo Lopes Boneberg e a sua gaita Todeschini, de 120 baixos, a parceria durou quase 50 anos, mas teve seus percalços e uma separação. Em 2016, durante o Rodeio Internacional de Vacaria, ela foi furtada. Foram cinco anos apartados, até que um amigo do músico a encontrou em um vídeo postado nas redes sociais. Na imagem, aparecia um professor de música de Passo Fundo, tocando a sanfona. Os detalhes da gaita chamaram a atenção e não demorou para que a gravação chegasse até Boneberg. Não deu outra. Era o instrumento comprado ainda em 1970 pelo cancioneiro. Após a mobilização da polícia, o reencontro ocorreu na Páscoa, com a devolução do objeto ao seu dono. Durante a investigação descobriu-se que o instrumento andou pelo Paraná antes de voltar para os braços de Boneberg, no Rio Grande do Sul.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.