Matinal News

Apesar de alta nos alimentos, Capital registra menor inflação do país

Change Size Text
Apesar de alta nos alimentos, Capital registra menor inflação do país

O que mais você precisa saber

Porto Alegre está com a menor inflação do país – A inflação em Porto Alegre e região metropolitana é a menor do País (🔒), destaca a colunista de GZH Giane Guerra. Em todo o Brasil o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de +2,44% em 12 meses, enquanto aqui o indicador está em +1,79%. À jornalista, o IBGE explicou que a inflação baixa pelas quedas na conta de luz e na gasolina, que caiu bastante no início da pandemia. Mas o consumidor tem sentido o peso das altas nos alimentos e bebidas, que são os produtos que mais puxam para cima a inflação do país. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, acumulam alta de 4,88% entre janeiro e agosto de 2020 – a cebola chegou a registrar 87,77% de inflação no período, o feijão, 26,3%. Frente a esses saltos, o Ministério da Justiça notificou supermercados, o que levou economistas a questionar o governo de Jair Bolsonaro. “Controle de preços se faz na Venezuela”, lembrou Aod Cunha à colunista Kelly Matos. Especialistas ouvidos por GZH atribuem os aumentos à maior demanda por itens básicos na pandemia e à desvalorização do real, que torna mais atrativo exportar os alimentos. Só na virada do ano, com a safra de verão, é que os preços devem começar a se normalizar.

Mais flexibilizações em bandeira vermelha – A partir de hoje, os clientes de restaurantes poderão voltar a se servir em buffets de Porto Alegre. A autorização se deu a partir de decreto da Prefeitura, publicado ontem. O texto também estabelece um grupo especial para propor estabelecer protocolos para a volta às aulas presenciais na Capital, além de liberar, parcialmente, esportes individuais e coletivos em clubes e condomínios. Segundo o decreto, até quatro pessoas podem praticar esportes, mas sem contato físico e com distanciamento de 2 metros entre as pessoas envolvidas. Pela última atualização do distanciamento controlado, Porto Alegre está na bandeira vermelha. Ontem, pelos registros da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade passou dos 800 óbitos relacionados à Covid-19. 

Conceição e Clínicas vão testar vacina belga – Depois do Hospital São Lucas, da PUCRS, outros dois hospitais de Porto Alegre começarão a testar vacinas contra o coronavírus. Ainda sem data para iniciar, o Conceição e o Clínicas realizarão testes da vacina Ad26.COV2.S, do laboratório belga Janssen Pharmaceuticals. Segundo o chefe do Serviço de Infectologia do Conceição, Breno Santos, os testes serão aplicados em até 2 mil voluntários maiores de 18 anos – único requisito exigido pelo hospital. Assim como o Clínicas, o Conceição aguarda liberação do seu comitê de ética para começar o processo. Em um estágio mais avançado de testagem na China (e no meio do processo no São Lucas), a vacina do laboratório chinês Sinovac é considerada promissora, especialmente em pacientes com mais de 60 anos. Em os testes dessa vacina seguirem como o esperado, a expectativa é de que até dezembro o Instituto Butantan já tenha 46 milhões de doses disponíveis para o Ministério da Saúde iniciar o programa de imunização, conforme o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que afirmou: “Entendo que esta é uma perspectiva realista”.

Reforma tributária de Leite encontra forte oposição – Uma semana antes de começar a trancar a pauta da Assembleia Legislativa, a Reforma Tributária proposta pelo Governo do Estado encontra uma forte rejeição, que vai do PT ao Novo no parlamento. Ontem, em debate virtual realizado pela Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) – que também é contrária a proposta neste momento –, não faltaram críticas aos projetos do Piratini, que promovem alterações em alíquotas do ICMS, revisão de isenções e aumento de tributos. Também representados no encontro virtual, líderes do PP e do MDB mostraram contrariedade com o texto, que recebeu poucos adjetivos elogiosos dos deputados que participaram do debate, à exceção de Matheus Wesp (PSDB), correligionário do governador Eduardo Leite. Com a pressão contrária, Leite deverá fazer alguns ajustes nos projetos.

Indefinições eleitorais – O PL adiou a sua convenção (🔒), prevista para hoje e que oficializaria o apoio a candidatura do atual prefeito da Capital, Nelson Marchezan Jr (PSDB). A sigla aguarda uma definição quanto ao vice. Enquanto isso, o PP decide nesta quinta se mantém ou não a candidatura do atual vice-prefeito, Gustavo Paim. A falta de garantia de recursos para a campanha própria, além do assédio de PTB e MDB, colocaram em xeque a candidatura majoritária dos progressistas. A convenção da legenda ocorrerá no sábado. Nessa semana, Paim já havia perdido seu companheiro para a chapa, Mário Ikeda (PRTB), que optou por disputar uma vaga na Câmara.  

Esperando pela normalidade – Um dos centros de compras mais populares de Porto Alegre, o Shopping Total sofreu (e ainda sofre) os efeitos da pandemia de coronavírus. Com a flexibilização das restrições ao comércio na Capital, o shopping está voltando ao seu ritmo – ainda que longe do ideal. Segundo o superintendente da operação, Eduardo Oltramari, o consumidor tem adotado uma postura mais pragmática “Hoje ele (o consumidor) vai sabendo o que quer, e exerce suas compras (sem passear pelo shopping). A pessoa vai com o desejo já materializado, constata o que quer e compra”, diz. “Temos observado que, depois das 20h, quando fecham as lojas, há uma redução do movimento nas praças de alimentação.” Oltramari espera que “notícias ajudem para que possamos abrir aos domingos a partir do dia 13 de setembro” e, no início de outubro, voltar ao horário de funcionamento de antes da pandemia.

Outros links:


Cultura

Sete canções para entender a arte polimorfa de Alfamor

Foto: Ana Alexandrino/Divulgação

Criadora inquieta que se expressa em linguagens como literatura, artes visuais e tatuagem, Alfamor – autodenominada artista polimorfa – estreia em disco autoral com ONÇA, lançado na última sexta. O álbum reúne faixas como Morada, uma parceria com a dupla argentina Perotá Chingó, e uma série de participações de nomes da novíssima música brasileira, que incluem Mateus Aleluia em PaôMãeana e Arthur Braganti em Sideral Sinistro e Bruno Capinan em Babylon. Roger Lerina conversou com Alfamor, que comenta o álbum, destaca os diálogos criativos com jovens artistas, explica o conceito de arte polimorfa e convoca a mobilização contra o reacionarismo vigente: “Se queremos revolução, temos que ser parte dela”. Leia a entrevista.


Agenda

Em transmissão do Instituto Ling, às 18h30, os pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz interpretam e comentam algumas das principais obras do compositor húngaro Franz Liszt, no projeto Audições Comentadas de Música Erudita.

Às 21h, a série de lives No Meu Canto, criada pelo Instituto de Cultura da PUCRS, recebe a artista Nina Fola – uma das atrações do Unimúsica 2020

De hoje a domingo, o Praia de Belas Shopping oferece uma programação de cinema drive-in no 10º andar do seu edifício-garagem.

Sesc Digital apresenta mais uma edição da mostra Cine África, com novas exibições de filmes africanos todas as quintas, em formato digital.

A 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 18 e 26 de setembro, divulgou sua programação completa e o filme de encerramento da mostra: Bye Bye Brasil, de 1979, dirigido por Cacá Diegues.

Mais dicas culturais? Acesse aqui.


Você viu?

“Desistir nunca foi uma opção. Se tiver que voltar a catar latinha, eu volto.” A frase foi dita por Jenifer Batista, de 28 anos. Ela, que saiu da periferia do Alegrete, fez da reciclagem um caminho para iniciar uma trajetória que chegou seis meses atrás ao empreendedorismo de abrir uma loja virtual, chamada Conceito Básico, que revende calçados. “Foi o que me trouxe aqui. Não tenho vergonha nenhuma”, disse ela ao contar sua história à Rádio Gaúcha. “A crise vem para ensinar a gente do que somos capazes de fazer, do que somos capazes de fazer”, ensinou ela.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.