Matinal News

Após dia caótico, Prefeitura suspende aplicação da segunda dose da Coronavac

Change Size Text
Após dia caótico, Prefeitura suspende aplicação da segunda dose da Coronavac

A prefeitura de Porto Alegre suspendeu a aplicação da segunda dose da Coronavac. Inicialmente, a vacinação iria prosseguir nesta quinta-feira, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que todas as 11 mil doses disponíveis foram aplicadas ontem. O dia foi marcado por frustração entre as pessoas que buscavam finalizar o esquema vacinal. Filas de carros e de pessoas foram registradas nos quatro pontos reservados para a segunda dose da Coronavac. Para acessar o drive-thru da PUCRS, veículos ficaram enfileirados até as proximidades da divisa com Viamão. Nas unidades Santa Marta e IAPI, as pessoas tiveram de enfrentar a chuva à espera da vacina, que não chegou para todos. A retomada das aplicações agora depende da chegada de uma nova remessa do Ministério da Saúde.

Em novo modelo de combate à pandemia, Piratini vai intervir apenas em “último caso” – Em vídeo divulgado ontem, o governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou informações antecipadas por veículos na terça sobre o modelo que irá substituir o distanciamento controlado. Sob o novo sistema, caberá ao Estado determinar protocolos mínimos, emitir alertas e interferir na implementação de restrições apenas em “último caso”. Ainda que a expectativa seja de dar mais poder aos municípios, o prefeito Sebastião Melo (MDB) avalia a proposta com ceticismo e desconfia que as prefeituras ainda terão pouca autonomia. O emedebista acredita que Leite “vai elevar a régua dos protocolos mínimos”. Já o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, entende que o governador vai transferir a responsabilidade integral aos municípios e abrir mão de liderar o processo. A proposta também foi recebida com preocupação pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, que defende a construção de um novo modelo de forma colaborativa.

Juíza indefere pedido de entidades e mantém aulas presenciais no RS – As aulas presenciais estão mantidas no Rio Grande do Sul. Entidades de trabalhadores ligados à educação e a Associação de Mães e Pais pela Democracia  tiveram o pedido para suspender a retomada negado pela juíza Cristina Marchesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. O entendimento da magistrada foi de que não houve a flexibilização de protocolos na bandeira preta por parte do governo do Estado, mas alteração nos critérios referentes à bandeira vermelha. Enquanto isso, Cpers e Piratini realizaram um novo encontro de conciliação sem chegar a um acordo, e uma terceira reunião ficou marcada para o dia 14. Já na esfera municipal, a juíza Marchesan Silva deu um prazo de três dias para que a prefeitura de Porto Alegre se pronuncie sobre o pedido de suspensão das aulas feito pelo Simpa. Em suas manifestações, o sindicato tem mencionado que não há condições sanitárias para a retomada das atividades nas escolas da Capital sem que os professores estejam vacinados.

Depois de São Leopoldo, Esteio também vai vacinar professores – A exemplo do que fez a prefeitura de São Leopoldo, Esteio vai começar a vacinar professores a partir de hoje. Mas diferentemente do município vizinho, que usa doses da “xepa”, Esteio está reorganizando seu esquema vacinal. A GZH o Ministério da Saúde informou que recomenda os gestores a seguirem a ordem do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), mas que Estados e municípios têm autonomia para “dar vazão à fila de acordo com as características de sua população”. A posição é criticada por analistas, como a epidemiologista Carla Domingues, doutora em Saúde Pública. Para ela, a autonomia dada a Estados e municípios para mudar a ordem da vacinação pulveriza um processo que deveria ser conduzido pela União.

Vacina, sim!

A vacinação da Capital avança para a população de 50 anos com comorbidades. É preciso levar cópia do atestado médico com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. Já a aplicação da segunda dose da Coronavac está suspensa até a chegada de uma nova remessa (leia mais a seguir). O Matinal mantém uma página com informações atualizadas sobre a vacinação. Veja aqui respostas para as dúvidas mais comuns.

Outros links:

  • A jornalista Rosane de Oliveira, do grupo RBS, foi atacada no Twitter pelo deputado federal Nereu Crispim (PSL). Assim como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, o Grupo Matinal Jornalismo manifesta o seu repúdio à atitude do parlamentar.
  • RS é o segundo estado que mais tem profissionais de enfermagem infectados com a Covid-19: 3.567. A Bahia lidera o índice, com 4.227 trabalhadores contaminados.
  • Campanha pela conscientização do uso de máscaras estampa ônibus da Capital. 
  • Decreto regulamenta que a liquidação da Ceitec deve ocorrer nos próximos meses. Todos os funcionários serão demitidos. 
  • O sistema de consultas do TJRS segue fora do ar uma semana após ataque hacker. 
  • Com mais de 30 anos de tradição na Capital, o Salão do Paul está encerrando suas atividades.  
  • Gambrinus volta a abrir aos domingos. O restaurante mais antigo do RS não funcionava nesse dia da semana havia sete anos (🔒).
  • Cerca de 700 famílias ocupam área na região metropolitana reivindicando moradia.

Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Às 19h, o coreógrafo Marcos Abranches apresenta o espetáculo de dança contemporânea Canto dos Malditos, em transmissão do Sesc São Paulo.

O violoncelista Jaques Morelenbaum e o violonista Caio Márcio, com participação da cantora Paula Morelenbaum, homenageiam Tom Jobim, em encontro promovido pelo Instituto Ling, às 20h.

Também às 20h, Tânia Farias e Mário Falcão interpretam canções de Violeta Parra, em live do MEME Estação Cultural.

E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Um milagre de natal tomou forma na Capital nesta semana, ainda a tempo de nos proporcionar esperança. A pequena Manuella Batista Menezes, que escreveu uma cartinha ao Papai Noel pedindo material de construção para terminar a obra de sua casa na Zona Norte de Porto Alegre, tocou o coração de mais de 40 voluntários que se uniram para realizar seu sonho. Nesta reportagem de GZH, o arquiteto Fabiano Borba, responsável pela mobilização para conclusão da obra, disse que é preciso “pensar no nosso propósito de vida” e “compartilhar o que temos”. Manuella, a mãe e a irmã mais nova já residem no novo espaço. Para Manu, não há dúvida de que vale a pena acreditar no Papai Noel.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.