Matinal News

Após questionamento do PSOL, projeto que autoriza Prefeitura a vender imóveis tem votação adiada

Change Size Text
Após questionamento do PSOL, projeto que autoriza Prefeitura a vender imóveis tem votação adiada

A votação de um projeto que autoriza a Prefeitura de Porto Alegre a vender ou permutar 157 imóveis foi adiada após a base do governo Melo derrubar o quórum (🔒) na sessão de ontem da Câmara. O texto deve voltar ao plenário na próxima segunda-feira. O adiamento ocorreu após questionamentos do vereador Matheus Gomes (PSOL) a respeito de um desses imóveis, que está com tapumes da construtora Melnick Even – segundo registros do Google Maps, isso ocorre pelo menos desde novembro de 2018. Presente na Câmara, o secretário de Administração, André Barbosa, disse que o município é proprietário apenas de uma pequena fração do terreno em questão, localizado na avenida Carlos Gomes. Nesta quinta, segundo ele, uma equipe irá ao local refazer a medição do terreno e, caso a cerca esteja passando do limite, a empresa será notificada. Gomes, que mais tarde foi até o local, disse que irá levar o caso ao Ministério Público

Prefeitura quer 125 milhões de reais pela Carris

A Prefeitura apresentou uma proposta de privatização da Carris em audiência pública realizada no começo da semana. Segundo a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), a intenção da gestão municipal é vender a empresa por 125,8 milhões de reais, como preço mínimo. Dez milhões de reais seriam pagos na assinatura do contrato e o restante do montante seria quitado em 168 prestações mensais de pouco mais de 689 mil reais no período de 14 anos. A SMP revelou que a expectativa é de que a licitação e a assinatura do contrato ocorram em dezembro deste ano. A vencedora da licitação, além de ficar com a Carris, irá assumir por 1 real a concessão das linhas operadas por ela até 2036, ano em que vence o contrato de operação do transporte público em Porto Alegre. Isso tudo, claro, se houver interessados no leilão. No ano passado, o Matinal publicou reportagem a respeito do futuro da empresa pública de transporte, que circula pelas ruas da cidade desde 1872.

​​Morango, tomate e transporte por aplicativo no topo da inflação na Grande Porto Alegre

O IBGE apresentou ontem os números mais recentes da inflação em abril e os dados indicaram que o IPCA na Grande Porto Alegre ficou em 1,13%, nível acima da média nacional. Na região, três itens se destacam justamente por registrarem as maiores elevações: morango, transporte por aplicativo e o tomate. Na caso dos itens alimentícios, os vegetais ainda ganharam a companhia da batata-inglesa, também em alta. Alimentos e bebidas foram responsáveis pela maior contribuição na inflação da região metropolitana, com variação de 2,36%. O leite longa vida, por exemplo, teve maior participação ao variar 10,49% no quarto mês do ano. Já no ramo dos não alimentícios, além do transporte por apps, passagem aérea e os produtos farmacêuticos estão entre os mais caros.

Outros links:

  • O Governo do Estado identificou aumento no número de 15% em casos de covid, mas optou por não emitir Alertas e Avisos. Em sua reunião semanal, a necessidade da dose de reforço, que completa o esquema vacinal, foi enfatizada.
  • Porto Alegre assinou o compromisso mundial em defesa do clima. A partir da assinatura, a Capital se comprometeu a incentivar práticas sustentáveis que possam colaborar para a formulação de políticas que enfrentem a crise climática.
  • O prazo de estudos para a exploração do aeromóvel do Gasômetro foi prorrogado pela prefeitura em 120 dias. As empresas envolvidas estudam a possibilidade de requalificar a antiga linha do modal.
  • O Ministério Público Federal solicitou à Fraport informações sobre a instalação das cancelas para acesso ao Salgado Filho. O preço cobrado e o tempo disponibilizado serão analisados.
  • Um caso envolvendo a Cervejaria Delta e moradores da região foi parar na Justiça. O local no 4º Distrito, considerado novo ponto boêmio, estaria em desacordo com o alvará de funcionamento e realizando festas que extrapolam o limite de som tolerável.
  • A instalação de pardais e lombadas foi concluída na Freeway, nas BRs 101 e 386 (🔒) e na Rodovia do Parque. Os equipamentos ainda não estão funcionando e dependem apenas de aferição para auxiliarem no monitoramento do trânsito.
  • Como um movimento para unir a esquerda nas eleições, o PSOL sugeriu ao PT o pré-candidato indicar Edegar Pretto como vice na chapa de Pedro Ruas, informa a jornalista Rosane de Oliveira (🔒).
  • As primeiras ações de Covatti Filho (PP) à frente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara deixam ambientalistas pessimistas. Esta matéria da Repórter Brasil recupera a trajetória do deputado gaúcho ligado ao agronegócio.
  • Aliás, as exportações do agronegócio gaúcho apresentaram alta de 66% no primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março, o Estado exportou um total de 3,4 bilhões de dólares.
  • Nesta quinta, Juremir analisa o cenário eleitoral para o Planalto e cita a recente sondagem, da Genial/Quaest, que mostra Lula com mais do que a soma dos demais candidatos. “Se isso for parar nas urnas, ganha no primeiro turno. Além disso, a tendência é engolir os votos de Ciro Gomes.”

Secretária de Educação evita se opor a projeto que veda linguagem neutra na Capital

A secretária municipal de Educação de Porto Alegre, Sônia da Rosa, evitou se opor ao projeto que veda a utilização da linguagem neutra em escolas da rede pública da Capital – aprovado no início do mês na Câmara. Entrevistada em live do Matinal nesta quarta-feira, ela ressaltou que as escolas já têm uma base comum e um currículo que precisam ser cumpridos. Embora entenda a discussão como relevante, afirmou que há outras maneiras de inclusão no ambiente escolar: “Existem diferentes formas de inclusão, não só esta. E temos de olhar para uma maneira de incluir o estudante de verdade, com respeito”.  

No cargo desde março, Sônia da Rosa tratou sobre diversos desafios da pasta na Capital. Um dos mais urgentes é encontrar uma solução para as mais de 5,8 mil crianças que estão sem vaga no Ensino Infantil. Uma das ações ressaltadas foi a compra de vagas em escolas privadas e o fomento para que elas ampliem seu horário de atendimento. 

Rosa ainda defendeu o método das escolas cívico-militares, assegurando que não se trata de uma “intervenção pedagógica” nesses ambientes. Antes de trabalhar na Smed, ela era secretária da Educação de Canoas, município que recebeu uma dessas escolas. “A gente precisa desmistificar e deixar claro que a escola cívico-militar é regrada pelas normas da secretaria.” De acordo com ela, existem estudos para a implementação de uma na Capital, mas “nada efetivamente já articulado” no momento.

A secretária também comentou sobre a denúncia de falta de merenda escolar em Porto Alegre e disse que se há algum problema, ele é pontual. Em nota enviada à redação após a live, a pasta enfatizou que “em nenhum momento deixou de enviar alimentos para as escolas”.

Leia a matéria ampliada


Cultura

Agenda (🔒)

Às 19h, o Circuito Orelhas promove show de Tássia Reis no Agulha.

Às 21h, o Theatro São Pedro recebeLupi – Jazz Nativo, espetáculo musical de Daniel Torres e Lucio Dorfman que homenageia Lupicínio Rodrigues

O bandolinista Elias Barboza apresenta-se show de choro, acompanhado de Caio Maurente e Lucas Fê, às 22h, no Theatro Fuga.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A lida campeira nos Campos de Bagé e do Alto Camaquã teve o registro aprovado como Patrimônio Imaterial Brasileiro. A aceitação foi dada pela Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial, que pertence ao Iphan. Quem contribuiu para essa aprovação foram pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. Eles foram os responsáveis pelo Inventário Nacional de Referências Culturais sobre a lida campeira. Criado pelo Iphan ainda em 2000, o inventário é um instrumento que tem o objetivo de reconhecer saberes, lugares, formas de expressão e celebrações como patrimônio cultural imaterial.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.