Matinal News

Aprendizagem de matemática no RS tem nota péssima

Change Size Text
Aprendizagem de matemática no RS tem nota péssima

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, descreveu como assustador o cenário de aprendizado de matemática no Ensino Médio da rede pública do Estado. Na Assembleia Legislativa, ela apresentou os resultados da avaliação diagnóstica, aplicada em março em mais de 620 mil alunos entre a 5ª série e o fim do Ensino Médio. E ela não é nada boa: “No 3º ano do Ensino Médio, você pode chorar dois dias sem parar, porque 92% dos alunos estão abaixo do básico. Isso significa que os alunos do 3º ano estão saindo com nível de matemática da 6ª, 7ª série do Ensino Fundamental. Ou seja, raciocínio lógico, dedutivo, abstrato não existem. Esse é um quadro muito assustador”, avaliou. Os indicadores apontaram que é a minoria dos estudantes que atingem um nível considerado adequado de aprendizagem. Para a secretária, os caminhos para a recuperação desta defasagem passam por aumento da carga horária para português e matemática, e pelos programas Aprende Mais, A Escolha Certa e Bolsa de Permanência.

Estado tem pior saldo do ano na abertura de empregos com carteira assinada 

 O Rio Grande do Sul registrou no último mês de maio o saldo de 4.275 vagas formais – menos da metade do saldo de abril, quando foram geradas 8.969 empregos com carteira assinada. Segundo dados do Caged, a marca é a menor desde dezembro de 2021. O setor de serviço foi o que mais gerou vagas, enquanto a agropecuária amargou perdas, fechando mais de 2 mil postos de trabalho. Para o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, o resultado ainda foi potencializado pela estiagem do início do ano. “Esse saldo negativo da agricultura é decorrente da sazonalidade, mas o seu tamanho tem muito a ver com a estiagem. Muitos empregos que poderiam ser mantidos até o próximo ciclo tiveram que, necessariamente, ser extintos por conta da incapacidade dos produtores de chegarem até ele gerando receita para manter essas pessoas”, analisou ele, em entrevista ao Jornal do Comércio.

PSB gaúcho consegue permissão para manter pré-candidatura ao Piratini

 Após receber sinal verde da cúpula nacional do PSB, o ex-deputado Beto Albuquerque confirmou que continua pré-candidato ao governo do Estado. Pelo Twitter, ele afirmou estar autorizado a formar coligação com partidos do chamado “campo progressista” – no caso, com siglas que façam oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Tratativas, tanto com PT, como com o PDT, o Avante e o PSD reiniciam a partir de hoje, segundo o ex-deputado. Conforme o presidente da PSB no RS, Mario Bruck, o cenário de São Paulo, onde PSB e PT também disputam uma hegemonia no campo da esquerda, poderá se refletir aqui, se o hoje pré-candidato ao governo paulista Márcio França decida integrar a chapa de Fernando Haddad disputando o Senado. “Caso o França opte por disputar outro cargo, pode gerar a necessidade de um gesto aqui no Rio Grande do Sul”, sugeriu Bruck a GZH. O PSB nacional pretende finalizar a composição de todos os palanques regionais até 19 de julho, véspera da abertura do período de convenções partidárias.

Outros links:

  • A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica encaminhou despacho autorizando a Eletrobras a doar em definitivo o prédio da Usina do Gasômetro a Porto Alegre.
  • A CEEE Equatorial foi multada em 370,2 mil reais pelo Procon da Capital pela demora em restabelecer a luz após os temporais em março.
  • Empresários ouvidos pela colunista Giane Guerra projetaram uma queda de cerca de 1 real (🔒) no preço do litro da gasolina a partir da lei federal sobre o ICMS. O governo gaúcho questiona a norma no STF.
  • Mais de 5 mil pessoas realizaram um protesto contra a privatização da Corsan. O movimento foi organizado pelo Sindiágua/RS, e trabalhadores da estatal estão prontos para uma paralisação.
  • A ADUFRGS e mais 20 entidades protestam amanhã, na frente da Faculdade de Educação da UFRGS, contra os cortes orçamentários praticados pelo Governo Federal.
  • O Governo do Estado inaugurou ontem o 15º laboratório especializado no atendimento ao público LGBTQIA+ em Esteio. O atendimento começa a ser feito no dia 30 de julho, quinzenalmente, às quintas-feiras, das 17h às 20h.
  • Decisão do TRF4 determinou a penhora dos direitos hereditários de uma empresária da cidade de Planalto. A medida atende a pedido do MPF que cobra uma dívida de mais de 7,5 milhões de reais em razão de uma condenação sobre arrendamento ilegal de terras indígenas.
  • As inscrições para o Edital Fundos da Infância e da Adolescência promovido pelo Itaú Social estão abertas até 29 de julho. O edital é destinado para os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do RS.
  • Ao comentar um livro, Juremir reflete sobre o que tem poder de eleger um presidente no Brasil. Para ele, a resposta é cristalina: frear a inflação.

Médico do “gabinete paralelo” é indicado para câmara de infectologia do Cremers

Um dos consultores do “gabinete paralelo” do Ministério da Saúde que orientou o governo Bolsonaro no combate à covid-19, o médico infectologista Ricardo Zimerman foi indicado à câmara técnica da especialidade no Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers). A portaria que pode consolidar a nomeação será votada em plenária do órgão nesta quinta-feira, 30 de junho.

Defensor do chamado “tratamento precoce” com hidroxicloroquina e crítico à quarentena, às máscaras e às vacinas, Zimerman foi recomendado pela médica oftalmologista Isabel Habeyche, militante bolsonarista e atual coordenadora das câmaras de especialidades do Cremers, setor responsável pelos pareceres técnicos do Conselho.

Após manifestações contrárias à nomeação de Zimerman, a indicação teria sido levada à plenária para ser votada pelos conselheiros, mas sua permanência venceu – com voto favorável do atual presidente do Cremers, Carlos Sparta, filho do atual titular da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.

A indicação incomodou sociedades científicas e profissionais da área, que tentaram barrar o ex-consultor do governo Bolsonaro, sem sucesso. A informação foi checada pelo Matinal junto a quatro profissionais com conhecimento direto da nomeação, que preferiram não se identificar por temerem represálias de Zimerman, conhecido por assediar críticos.

Leia a reportagem completa


Cultura

Agenda (🔒)

13ª Bienal do Mercosul, em parceria com o Instituto Ling, promove o primeiro encontro da série Conversas de Cozinha, às 19h, no Ling, reunindo Bruno SalvaterraEduardo Saavedra Luciane Bucksdricker, integrantes da equipe da Bienal, para uma conversa sobre as obras da megamostra que serão exibidas no MARGS.

A atriz Ítala Nandi comemora seus 80 anos apresentando o espetáculo Paixão Viva, às 21h, no Theatro São Pedro.

Grande vencedor do Festival de Gramado de 2021, Carro Rei, dirigido por Renata Pinheiro, e Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal, entram em cartaz quinta-feira no CineBancários.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A vereadora de Porto Alegre Laura Sito (PT) é a primeira representante brasileira da Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Esse órgão da ONU é responsável pelo combate à fome e à insegurança alimentar e está presente em mais de 20 países da região. Ele tem como objetivo promover respostas para a iniciativa “América Latina e Caribe sem Fome 2025”. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.