Matinal News

Aprovado projeto que muda distribuição do ICMS no RS

Change Size Text
Aprovado projeto que muda distribuição do ICMS no RS

O projeto do Governo do RS que prevê a inclusão do ensino na distribuição do ICMS aos municípios gaúchos foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa. Do projeto original, a mudança mais significativa foi a ampliação em um ano do período de transição, passando de cinco para seis. O projeto estabelece a distribuição escalonada de 17% do ICMS repassado às prefeituras de acordo com o desempenho na educação. A lei faz a adequação às alterações das regras do Fundeb, de dezembro de 2020, que estabelece pelo menos o repasse de 10% do ICMS. No RS, a regra passa a valer em 2024, com alíquota progressiva, chegando a 17% em 2029.

MDB adia planos de anunciar candidato ao Piratini – Os planos do MDB de apresentar um candidato ao Piratini foram adiados (🔒). Inicialmente, o anúncio deveria acontecer em 4 de dezembro, mas isso só poderá ocorrer em fevereiro ou março de 2022, conforme a jornalista Rosane de Oliveira. No evento agendado para o próximo mês, a sigla irá explicar o plano de governo elaborado nos encontros regionais. Quarenta e oito horas antes, o partido vai definir como irá ocorrer as prévias. Alceu Moreira, Roberto Argenta, José Paulo Cairoli e Gabriel Souza são os possíveis postulantes. O presidente da Assembleia Legislativa, no entanto, já afirmou que só aceita disputar se Moreira abrir mão de sua candidatura. O nome do ex-governador José Ivo Sartori foi cogitado, mas ele negou a possibilidade, o que abriria caminho para uma possível participação na corrida pelo Senado. A menos de um ano das eleições, o RS tem cinco pré-candidatos à sucessão de Eduardo Leite, que trabalha para ser o nome do PSDB à disputa do Planalto: Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (DEM), Beto Albuquerque (PSB), Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL).

Porto de Rio Grande entre os mais ameaçados por mudanças climáticas – O Porto de Rio Grande é o segundo mais ameaçado do Brasil pelas mudanças climáticas. O dado foi apresentado em um estudo feito pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que analisou 21 terminais públicos brasileiros. A pesquisa colocou o entreposto gaúcho entre os mais vulneráveis diante do aumento do nível do mar. Conforme pesquisadores, a ameaça estaria diretamente ligada ao crescimento dos níveis de emissão de gás carbônico entre 2030 e 2050. O Porto de Rio Grande ocupa a primeira posição na avaliação relacionada a tempestades. Com a pesquisa, a Antaq projeta construir uma regulação em torno do assunto para incentivar a adaptação das estruturas pelo País.

Outros links:


Ignorados pelo poder público, grupos defendem proposta de reocupação do Cais Mauá pela cultura

Um grupo de professores da UFRGS e o Coletivo Cais Cultural Já detalhou ontem as diretrizes de sua proposta de revitalização do Cais Mauá, abrangendo aspectos que vão de identidade cultural à viabilidade de uso e ocupação dos espaços. A iniciativa ocorreu dois dias antes da apresentação da pesquisa de viabilidade de revitalização da área por parte do consórcio contratado pelo BNDES para estudar o local.

Projetando um modelo autossustentável a partir da alienação do setor de docas, a proposta prevê um cais mais cultural e aberto a exposições, mostras, artes e também a empreendimentos de gastronomia. Isso tudo em um dos locais com vista mais privilegiada da cidade e que está fechado ao público há cerca de uma década.

O grupo, formado em parte por uma equipe de doutores da UFRGS que vem estudando o impacto social da revitalização da área, alega que foi ignorado pelo poder público. Membro da equipe, o professor Luciano Fedozzi, que é autor de livro sobre a experiência do Orçamento Participativo em Porto Alegre, disse que foi registrado pedido de audiência tanto com o governador Eduardo Leite (PSDB), em dezembro de 2020, quanto com o prefeito Sebastião Melo (MDB), em janeiro de 2021. “Até agora não houve respostas”, reclamou.

Em reportagem publicada hoje, o Matinal traz detalhes do projeto e contextualiza a situação do Cais Mauá às vésperas da apresentação de mais uma proposta para o seu futuro.

Leia a reportagem completa


Cultura

“Succession” e o amor entre bilionários

HBO/Divulgação

Famílias patriarcais, ricas e poderosas, e em que todo mundo vive indeciso quanto a se amarem ou se matarem mutuamente, não chegam a ser uma novidade. Eu creio que o Rei Lear meio que formatou esse gênero. Succession é, provavelmente, a melhor série baseada em Rei Lear desde a aposentadoria de ShakespeareLeia o comentário de Marcelo Carneiro da Cunha.

Agenda (🔒)

Às 18h30, o artista visual Marcelo Armesto conversa com o professor Jailton Moreira, na Biblioteca Pública do RS, sobre a exposiçãoEntre – Inventários de uma Poética.

Cine Grand Café, onde funcionava o Cine Guion, tem sua primeira sessão às 19h, com a pré-estreia de Deserto Particular, de Aly Muritiba, indicado pelo Brasil a disputar uma vaga no Oscar.

A partir das 20h, 50 Tons de PretasTrabalhos Espaciais Manuais Filipe Catto fazem shows híbridos no Bar Opinião, que comemora 38 anos.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O segundo encontro da oficina de observação de aves será realizado hoje na Redenção, em Porto Alegre. Conduzida pela equipe de Fauna Silvestre, a iniciativa tem o objetivo de aproximar o público dos animais presentes nos grandes centros urbanos. A primeira edição, feita no Parcão, possibilitou o avistamento de 16 espécies das 29 possíveis de serem encontradas no local. E possibilitou um alerta importante: o declínio de cardeais que, por conta da vocalização melodiosa, sofrem com o tráfico ilegal. A oficina é guiada pela acadêmica de biologia da Unisinos e observadora Geane Peres. Relembre reportagem publicada na Parêntese sobre a prática de observação de pássaros pelo Brasil.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.