Matinal News

Assembleia aprova homeschooling no RS

Change Size Text
Assembleia aprova homeschooling no RS 9 de junho de 2021. Em Porto Alegre, mínima de 15°C e máxima de 21°C

Pelo placar de 28 votos favoráveis e 21 contrários, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que autoriza a educação domiciliar, conhecida como “homeschooling” no Estado. De autoria do deputado Fábio Ostermann (Novo), o texto seguirá para o governador Eduardo Leite (PSDB) decidir se sanciona ou veta. O RS é o segundo estado a ter uma lei deste tipo – o primeiro foi o Distrito Federal, em fevereiro. Caso seja sancionado, o Estado terá de regular a matéria, que prevê fiscalização do Conselho Tutelar e das secretarias municipal e estadual de Educação. Pauta encampada por bolsonaristas, o projeto de homeschooling com abrangência nacional tramita na Câmara. Estimativa do MEC é que 35 mil famílias no Brasil já tenham optado pelo modelo. No Rio Grande do Sul, seriam mil.

Corrida pelo Senado mobiliza ao menos dez nomes – A 16 meses das eleições, já há no Rio Grande do Sul uma articulação intensa de partidos em busca de possíveis candidatos. A disputa pelo Senado, por exemplo, conta com pelo menos 10 nomes cotados, a começar por Lasier Martins (Podemos), que tentará a reeleição. Conforme o Correio do Povo, as conversas para se construir as candidaturas ainda dependem da composição de alienças para 2022. Dentre os hoje cotados estão desde a ex-senadora Ana Amélia (PP) ao atual vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), passando pelo próprio governador Eduardo Leite (PSDB), caso este não vença as prévias internas para se candidatar ao Planalto.

Garis protestam e coleta de lixo é interrompida em Porto Alegre – Um protesto de funcionários da empresa terceirizada B.A Meio Ambiente interrompeu ontem a coleta de lixo porta a porta em Porto Alegre. A manifestação, realizada na sede da empresa, no bairro Sarandi, foi motivada por falta de férias e de pagamento do benefício, segundo o grupo, formado em sua maioria por imigrantes de Senegal e Haiti, conforme GZH. Um dos servidores foi ouvido pela reportagem e alegou que só teve recesso uma única vez em cinco anos. Ele ainda afirmou que quando foi reclamar da situação, foi ameaçado de demissão. A B.A Meio Ambiente é a única prestadora de serviços responsável pelo recolhimento de lixo na Capital e a prefeitura admitiu que pode fazer sanções contratuais se o impasse não for solucionado. Para evitar acúmulo de resíduos, o DMLU organizou uma equipe própria que atuará provisoriamente. O Executivo solicitou mediação do Ministério Público do Trabalho para a questão. A Defensoria Pública será acionada para representar os trabalhadores.

Vacina, sim!

A Capital avança para mais uma faixa etária na vacinação contra a Covid-19. Além dos públicos que já vinham sendo atendidos, a partir de hoje, a imunização contemplará também pessoas com 56 anos e trabalhadores de ensino médio e profissionalizante privado. Veja quem e onde se vacinar aqui

Outros links:


Cultura

Houve uma vez um verão

Califórnia Filmes/Divulgação

O longa Verão de 85 (2020), do cineasta francês François Ozon, estreou recentemente nos cinemas brasileiros. A história do filme, selecionado para o Festival de Cannes de 2020, se passa em meados da década de 1980 em um aprazível balneário da Normandia, onde dois adolescentes em férias começam uma amizade que logo evolui para um romance apaixonado – mas que terá um desfecho trágico. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.