Matinal News

Ato na UFRGS e em mais de 70 universidades do Brasil defende a democracia

Change Size Text
Ato na UFRGS e em mais de 70 universidades do Brasil defende a democracia

A Faculdade de Direito da UFRGS, em sintonia com outras diversas cidades do Brasil, foi palco de um ato em defesa da democracia. Na conclusão de uma mobilização que havia iniciado horas antes no Julinho e que foi seguida de uma marcha pelas ruas centrais de Porto Alegre, duas cartas foram lidas na universidade, além de uma mensagem do ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Edson Fachin.

O ato não teve cunho político-partidário dentro da universidade, sem bandeiras de partidos ou citação de nomes de candidatos, o que não se repetiu no lado de fora, onde haviam cartazes com a mensagem “Fora, Bolsonaro”. Foram lidas duas cartas, uma da faculdade de Direito da UFRGS e a outra, da USP – a qual atingiu a marca de 1 milhão de assinaturas ontem à noite.

A mobilização em Porto Alegre contou com centenas de pessoas e foi considerada “histórica” pela professora de Direito Constitucional da UFRGS Roberta Baggio: “A universidade pública abriu suas portas, e o povo veio defender o Estado democrático de Direito. Isso é nosso dever como juristas. A democracia sai fortalecida desse ato, mas não termina aqui. A vigilância é permanente”, afirmou a GZH.

De acordo com o Estadão, os atos em defesa da democracia ocorreram em 77 faculdades de Direito nos 26 estados e no Distrito Federal. Mesmo que a carta não citasse o presidente Jair Bolsonaro (PL), o público nos atos entoou “Fora, Bolsonaro” em diversos locais. Inspirado no manifesto de 1977 que pedia o fim da ditadura, a carta às brasileiras e aos brasileiros foi lida na USP, em um ato que recebeu apoio de diferentes setores da sociedade.

Número de endividados cresce no RS 

O número de famílias que não conseguiram pagar suas contas no Rio Grande do Sul praticamente dobrou ao longo de um ano, saltando de de 22,3% para 40,6% em julho de 2022, de acordo com dados da Fecomércio (acesse em pdf). O levantamento indicou que 94,3% das famílias – o que corresponde a pouco mais de 509 mil famílias – têm dívidas, sendo que 17,7% deste grupo considera-se muito endividado. O principal vilão é o cartão de crédito, com o qual nove em cada dez entrevistados revelaram ter algum débito aberto. A pesquisa da Fecomércio colheu informações de 17,8 mil famílias. Outro levantamento, este da CDL Porto Alegre, indicou que quase 50% da inadimplência em julho no Estado estava concentrada em consumidores entre 25 anos e 44 anos.

Órgãos ambientais buscam trabalho em conjunto para suprir déficit no Ibama

A integração entre órgãos ambientais no Rio Grande do Sul tem sido a forma de manter operações em meio à redução da atividade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no Estado. As ações do órgão caíram pela metade em 2020 e ainda não voltaram completamente após dois anos de pandemia. A chamada rede de Proteção Ambiental conta com a participação de Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e Delegacia de Meio Ambiente (Dema). A secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, explicou que a integração entre as entidades manteve os trabalhos de fiscalização, mesmo com as imposições da pandemia. 

Público da vacina é ampliado em Porto Alegre 

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou pela terceira vez nesta semana a faixa etária para aplicação do segundo reforço da vacina contra a covid-19. A partir de hoje, pessoas a partir dos 35 anos já podem tomar a segunda dose de reforço. O imunizante estará disponível em 37 locais diferentes. Enquanto a quarta dose chega aos braços de quem está a caminho dos 40, muitos pais, mães e responsáveis têm esquecido de levar os pequenos para complementar a imunização. Segundo o Governo do Estado, 54% das crianças gaúchas estão desprotegidas contra o coronavírus. São mais de meio milhão de jovens entre 5 e 11 anos sem o esquema vacinal completo, que, para eles, é de duas aplicações.

Outros links:

  • O RS recebeu apenas 30 mil das 54 mil doses da vacina BCG requisitadas ao Governo Federal. Os envios reduzidos vêm ocorrendo desde abril. A cobertura vacinal deste imunizante vem caindo no Estado nos últimos anos.
  • Por conta da infraestrutura precária, os alunos da escola estadual Evarista Flores da Cunha no bairro Belém Novo estão tendo aulas em turnos reduzidos. Um pedido de reforma foi feito à Seduc em 2021, mas até agora nada foi feito.
  • Segundo a Fasc, das 130 mil famílias cadastradas no CADÚnico em Porto Alegre, 55% das famílias já estão com os dados atualizados. A prefeitura segue realizando mutirões para acelerar o processo.
  • O trecho da Voluntários da Pátria que estava fechado para obras desde maio deve ser liberado em 10 dias. O local recebeu ontem concretagem, a última etapa da obra.
  • IBGE quitou ontem os pagamentos atrasados a seus recenseadores. O atraso atingiu quase 3 mil pessoas no RS, e o valor é referente ao treinamento realizado entre os dias 18 e 22 de julho.
  • A Iter Parques, responsável pelo bondinho do Pão de Açúcar, venceu o leilão para administrar os parques estaduais de Canela e Tainhas.
  • Juremir lembra hoje de tempos inocentes, em que podia deixar a criatividade correr solta, como na vez em que imaginou um encontro entre Woody Allen e Eduardo Galeano em Porto Alegre. O que sobrou desses tempos? Ele conta na crônica de hoje.

Carta da Editora

Domingo é dia de música

Em 1975, a Rita Lee foi fazer um show em Pelotas. Naquela época, a roqueira – que será homenageada no Grammy Latino deste ano – já tinha deixado os Mutantes e apresentava-se com o Tutti Frutti. Vivia seus primeiros anos de rainha do rock brasileiro. E como tal foi recebida, com direito a desfile em um Ford de bigode sem capota e chuva de papel picado.

A produção tinha anunciado dois shows no mesmo dia, no Theatro Guarany. O primeiro, das 17h, já havia sido um sucesso. No segundo, às 21h, a coisa saiu do controle. Falsificaram ingressos e apareceu três vezes mais gente do que o esperado. Quem não pode entrar não arredou o pé da frente do teatro. Lá pelas tantas, começaram a forçar as portas da casa até derrubá-las e invadir o lugar. 

Destruíram boa parte do teatro. “Rita Lee cantava ‘dance, dance’ e os caras pulavam de pé nas cadeiras de palhinha dos camarotes”. Quem conta esse episódio é o José de Abreu, no livro 
50 tons de rosa: Pelotas no tempo da ditadura, uma coletânea de crônicas organizada por Lourenço Cazarré. Abreu produziu o show, episódio que, aliás, condenou sua carreira de produtor. Sem seguro, ficou seis meses pagando uma dívida para recuperar os estragos daquela bagunça. “Foi ali que desisti de ser produtor”, conta.

Antes de ter os livros em mãos, eu já tinha ouvido a história daquela noite. No meio dessa turma que se plantou fora do teatro, tinha um guri de 15 anos, sem ingresso falso, tampouco dinheiro para comprar uma entrada. Até que o portão cedeu – diz ele que não teve nada com isso…

Esse piá era o meu pai.

Leia aqui a coluna completa da editora Marcela Donini.


Cultura

“Presença Negra no MARGS” percorre encruzilhadas desde o Sul

Foto: Anderson Astor

Em exibição até 21 de agosto, a mostra Presença Negra no MARGS debate a representatividade de pessoas negras no campo das artes visuais com uma perspectiva desde o Sul do país. O repórter Ricardo Romanoff acompanhou a aula inaugural da graduação em História da Arte da UFRGS, ministrada pelos curadores Igor Simões e Izis Abreu no MARGS, e conta mais detalhes sobre a exposição.

Agenda (🔒)

Hoje
O espetáculo Tholl, Imagem e Sonho celebra 20 anos em curta temporada no Theatro São Pedro, às 21h.

Sábado (13/8) 
Às 16h30, Claudia Schroeder lança o livro de poemas As Línguas São para Outras Coisas, na Taverna Livraria, com pocket show de Valéria Barcellos.

Domingo (14/8)
Teatro do Sesi traz a Porto Alegre, pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica de Longueuil, de Quebec, às 19h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O dia dos pais é neste domingo, e o Destemperados separou uma lista de dez restaurantes em Porto Alegre para levar seu pai ou figura paterna para comemorar a data. A lista traz pizzarias, churrascarias, restaurantes com buffet livre e outras variedades como comida mediterrânea, por exemplo. Para quem quiser comemorar sem sair de casa, o site também traz boas opções de delivery com pratos para o domingo.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.