Matinal News

Ato pelo Dia do Trabalho é cancelado em Porto Alegre

Change Size Text
Ato pelo Dia do Trabalho é cancelado em Porto Alegre

O Dia do Trabalho – que até Getulio Vargas era Dia do Trabalhador – voltou a ser marcado por manifestações na ruas depois de dois anos de pandemia, com protestos contra a desigualdade e críticas ao governo Bolsonaro. Foi também um domingo com cara de campanha presidencial em diversas cidades brasileiras, com atos pró Lula e outros em favor de Jair Bolsonaro – ainda que com públicos abaixo do esperado. O petista esteve presente no evento paulista, e o presidente, em Brasília. Em Porto Alegre, porém, o tempo instável provocou o cancelamento do ato programado pela CUT-RS para ocorrer na Redenção. Já a turma do Parcão se reuniu para defender o presidente – que, aliás, tem trabalhado cada vez menos segundo um estudo baseado na agenda de compromissos oficiais. O grupo de 1,5 mil pessoas ocupou a avenida Goethe com faixas e bandeiras do Brasil, além de menções aos ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, caracterizados como prisioneiros. 

Prefeitura muda protocolo de diagnóstico de dengue por falta de testes 

O atual surto de dengue na Capital pegou a estrutura de saúde pública desprevenida. Nos primeiros quatro meses do ano, Porto Alegre já fez mais de 4 mil testes para diagnosticar a doença – em 2019, o número não chegou a 1 mil. Com escassez de insumos para a fabricação do teste de antígeno, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu concentrar os testes disponíveis em pessoas com sintomas e que não morem nos bairros com transmissão sustentada (Jardim Carvalho, Bom Jesus, Agronomia, Vila Nova, Ipanema, São José, Cristal e Partenon). A exceção são os grupos mais vulneráveis, como gestantes, crianças de até 5 anos e pacientes com sinais graves da doença. Para os moradores das áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti que apresentarem dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração entre outros sinais de dengue, o diagnóstico será confirmado por exame clínico.

Lixo de diferentes continentes chega às praias do RS

 Ameaça constante e crescente ao planeta, o lixo encontrado nas praias e no mar é um problema alertado por pesquisadores e entidades ligadas ao meio ambiente. Nas orlas do RS, os itens encontrados vão além das bitucas de cigarro e restos de material de pesca. Esses produtos se misturam a garrafas, tonéis e embalagens vindas de outros continentes. O plástico corresponde à maior parte do que aparece nas areias do Estado. Um relatório produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente indicou que, de tudo que é descartado no oceano, 85% é plástico. Por conta disso, em março deste ano, durante a Assembleia da ONU relacionada ao tema, representantes de 175 países aprovaram uma resolução pelo fim da poluição plástica.

Outros links:

  • As mortes por covid-19 tiveram redução de 68% entre março e abril no Rio Grande do Sul. O quarto mês de 2022 é o quarto menor em número de fatalidades por coronavírus no Estado. 
  • Apesar de estar em queda em solo gaúcho, as mortes no Brasil e a quantidade de casos preocupam especialistas. Os óbitos aumentaram mais de 30% na última semana.
  • Uma nova fase na vacinação contra a gripe começa hoje em Porto Alegre. O município passa a atender novos públicos, como gestantes, mães de recém-nascidos, indígenas, professores, pessoas com deficiência ou doenças crônicas.
  • O governador Ranolfo Vieira Júnior vai se reunir com deputados aliados hoje para articular a aprovação de projeto que visa a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, recentemente criticado pelos pré-candidatos ao Piratini Onyx Lorenzoni (PL) e Luis Carlos Heinze (PP).
  • Reportagem do Sul21 mostra os desafios dos vereadores negros da Capital depois de um ano de mandato. “A demonstração mais simbólica do que é o nosso primeiro ano aqui é que poucos vereadores acertam quais são os nossos nomes”, revelou Laura Sito (PT).
  • O preço médio da gasolina subiu pela quarta semana consecutiva no RS. Abastecer o veículo em Bagé, por exemplo, custa 8 reais, o preço mais alto entre os 24 municípios pesquisados pela ANP. 
  • A Fraport começa a cobrar hoje de motoristas que ficarem mais de 10 minutos na área de embarque e desembarque no Salgado Filho. A cobrança gerou reações negativas entre condutores, que acreditam que o tempo seria insuficiente para deixar ou pegar um passageiro. 
  • O Tudo Fácil Zona Sul amplia atendimento em Porto Alegre. A unidade foi reaberta em julho de 2021, mas em horário reduzido. Para usar o serviço, é necessário agendamento eletrônico.

Governo se reúne com empresários para tratar do Cais Mauá após ignorar coletivo da UFRGS

Dois dias antes da audiência pública que discutiu a concessão do Cais Mauá à iniciativa privada, o governo estadual, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o consórcio Revitaliza participaram de uma audiência privada com empresários em São Paulo. O encontro ocorreu na manhã de 26 de abril, terça-feira, no edifício São Paulo Corporate Towers, um dos mais luxuosos da capital paulista.

Responsáveis pelo projeto de revitalização proposto pelo Piratini, o secretário-extraordinário de parcerias do RS, Leonardo Busatto, e o diretor de ativos imobiliários públicos do BNDES, Osmar Lima, apresentaram o plano, tiraram dúvidas e ouviram os empresários presentes. “Conversamos por quase duas horas com uma plateia muito qualificada. Neste evento, demos maior enfoque nos projetos da Ceasaminas e do Cais Mauá. Projetos com lastro imobiliário, mas com pegadas muito distintas. Foi apenas um aperitivo de um portfólio muito maior e diversificado que colocaremos no mercado nos próximos meses”, escreveu Lima sobre a audiência privada em seu perfil no LinkedIn.

No entanto, enquanto empresários têm direito a encontros exclusivos com o governo, grupos que defendem alternativas à concessão do Cais Mauá à iniciativa privada e registraram pedidos de audiência junto ao poder público não foram atendidos. As críticas à falta de participação popular no debate dos rumos do projeto foram ecoadas na audiência pública realizada na última quinta-feira (28), dois dias após o encontro com empresários.

Leia a reportagem completa


Juremir Machado

Martha Medeiros saiu do sério

Um amigo me mandou uma coluna de Martha Medeiros. Fazia tempo que eu não lia um texto dessa cronista gaúcha de sucesso nacional. Martha escreve bem, com leveza e sagacidade. Os assuntos, em geral, não são a minha praia. Ela trata de temas caros a uma camada social sofisticada e moderna à qual não pertenço. Digo isso com a tranquilidade de um sexagenário que aprendeu a respeitar a qualidade alheia mesmo quando se sente estranho ao imaginário em questão. Em termos mais esclarecedores, é muito Moinhos de Vento. Sou Bom Fim.

A coluna que me enviou o Leandro é dez. Martha Medeiros sai do sério e detona, com elegância e pertinência, a turma do Parcão que votou em Jair Bolsonaro por medo do comunismo e por influência da Lava Jato. 

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

Julia Dantas narra transformações a partir de frestas do acaso em “Ela Se Chama Rodolfo”

Foto: Davi Boaventura

A escritora Julia Dantas lançou na última sexta-feira seu segundo romance, intitulado Ela Se Chama Rodolfo. O título da obra faz referência ao nome de uma tartaruga encontrada pelo protagonista, Murilo, que percorre Porto Alegre em busca de alguém que acolha o réptil. “O que salva o Murilo – e que deve salvar muita gente pelo mundo –, é essa resiliência de manter uma fresta aberta para a vida mesmo quando a ideia de vida parece pouco mais que uma piada de mau gosto”, conta a autora em entrevista ao repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Relatório da Unesco revelou que a diferença do desempenho de meninas e meninos em matemática, na educação básica, caiu. De acordo com os dados do órgão, que fez a análise entre gêneros em 120 países, a disparidade diminuiu nos últimos 20 anos. Em alguns territórios, o desempenho das meninas foi até superior, como na Malásia, onde chegou a 7%. Apesar do avanço, os resultados mostram que preconceitos e estereótipos ainda podem afetar os resultados da aprendizagem e o futuro profissional. Nas ciências, por exemplo, em países de renda média e alta, as meninas têm notas significativamente mais altas, mas ainda são menos propensas a optar por carreiras científicas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.