Matinal News

Atualização do Plano Diretor terá calendário presencial de atividades a partir de amanhã

Change Size Text
Atualização do Plano Diretor terá calendário presencial de atividades a partir de amanhã

Com o objetivo de entregar o projeto de lei dentro de um ano, a Prefeitura de Porto Alegre retoma os trabalhos presenciais relacionados ao Plano Diretor amanhã, na Câmara Municipal. O evento deste sábado terá a presença do prefeito Sebastião Melo (MDB), do secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, e das responsáveis pela diretoria de Planejamento Urbano, Patrícia Tschoepke e Vaneska Henrique. 

Na ocasião, será divulgado o calendário das oficinas nas oito regiões de planejamento Capital, que deverão ocorrer entre agosto e setembro, e o início da consulta pública virtual, que, segundo Tschoepke, tem como objetivo recolher contribuições sobre os principais problemas, as potencialidades e as questões prioritárias identificadas pelos moradores. Pela programação, a ideia da Prefeitura é realizar uma primeira conferência de avaliação dos andamentos dos trabalhos em dezembro. 

Também neste sábado, na Câmara, será inaugurada a exposição Diagnóstico POA 2030, que contará com 40 painéis representativos da cidade e permanecerá no local até 10 de agosto. A mostra apresenta os resultados das primeiras Oficinas Temáticas Territoriais, realizadas em 2019, antes da pandemia. Técnicos da Smamus estarão presentes para esclarecer dúvidas. Depois de deixar a Câmara, dia 19, a exposição será levada para as outras regiões temáticas.

Participação – Instrumento que serve para orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano, o Plano Diretor deve ser atualizado a cada dez anos para cidades do porte de Porto Alegre, conforme o Estatuto das Cidades. O da Capital foi revisado pela última vez em 2010. Para esta atualização, oficinas chegaram a ser realizadas em 2019, mas a sequência foi interrompida por conta da pandemia. Há uma página oficial do Plano Diretor de Porto Alegre, onde se pode acompanhar as atividades e consultar o calendário de ações.

Prefeitura pede autorização do judiciário para demolir Esqueletão

A Procuradoria-Geral do Município protocolou ontem um pedido ao judiciário gaúcho para demolir a Galeria XV de Novembro, mais conhecida como Esqueletão, no Centro da Capital. A decisão da Prefeitura veio depois que o laudo feito pelo Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da UFRGS apontou que os problemas estruturais do prédio apresentam riscos iminentes à população e por isso a demolição se faz necessária. O documento elaborado pela UFRGS revela que 61% da estrutura já atingiu o tempo de vida útil, e 6,7% do total encontra-se com vida útil no fim. Um laudo sobre a situação do prédio já havia sido feito em 2018, e desde lá o Ministério Público já avisava sobre os riscos de desabamento. Em setembro de 2021, o prédio de 19 andares foi totalmente desocupado, e desde então se esperava alguma atitude do poder público da Capital. O imóvel de 19 andares está inacabado desde a década de 1950.

MP entra com ação para reverter nulidade do julgamento da Kiss antes da publicação do acórdão 

Mesmo antes da publicação do acórdão da decisão do Tribunal de Justiça que anulou o julgamento em que os quatro réus do caso da Boate Kiss foram condenados, o Ministério Público já tenta reverter a situação. O MP solicitou a revogação da soltura dos quatro em petição encaminhada ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. O pedido chega a citar que a libertação pode representar “abalo à confiança da população nas instituições públicas”. O MP ainda fará mais um recurso extraordinário ao STF, além de um recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça. Além disso, o órgão estuda se entrará com embargos de declaração junto ao TJ. A ação do MP antes da publicação do acórdão foi criticada pelo advogado Guilherme Pittaluga Hoffmeister, em entrevista à rádio CBN, de Santa Maria. Para ele, o expediente foi quase “antidemocrático”. Ele foi um dos especialistas ouvidos que repercutiram a anulação do julgamento.

União Brasil confirma apoio à candidatura de Eduardo Leite

Na noite de ontem, o União Brasil enfim confirmou o apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) na corrida pelo Piratini apesar da pressão da direção nacional para apoiar Onyx Lorenzoni (PL). A decisão acontece depois da indicação de Gabriel Souza (MDB) como vice na chapa do tucano, vaga que era almejada pelo União Brasil.

PUCRS deve fechar PPG em Serviço Social

Nem um mês após o fechamento de programas de pós-graduação da Unisinos, a PUCRS confirmou que não irá abrir edital para o ingresso no PPG em Serviço Social, descontinuando o curso, que foi criado em 1977. A universidade garantiu que os alunos já matriculados seguirão em aula e com pesquisa até a obtenção dos diplomas. O programa tem nota 6, numa escala que vai até 7, e é considerado de excelência pela Capes.

Outros links:

  • A Secretaria Estadual da Saúde já trabalha com o cenário de transmissão comunitária da varíola dos macacos no RS para um futuro próximo. Em reunião nesta semana, a pasta traçou cenários para o avanço da doença.
  • O primeiro centro de atendimento especializado em pessoas LGBTQIA+ e vivendo com HIV/Aids foi inaugurado ontem em Porto Alegre. O serviço funciona de segunda a sexta na Rua Uruguai, 300 e na Ramiro Barcelos, 2777, Sala 310.
  • Em Porto Alegre, representantes de seis hospitais, além de integrantes da Secretaria da Saúde debateram com a Prefeitura a atualização da malha cicloviária. Na reunião, entre outros pontos, foi destacada a necessidade de instalação de mais bicicletários. 
  • Parques e praças da Capital vão começar a receber novos brinquedos nos próximos meses. A prefeitura abriu uma licitação para que empresas arquem com a compra e o reparo dos equipamentos.
  • No domingo, o Coletivo Turba e o projeto Mulheres e Cidades vão realizar uma caminhada partindo do Viaduto do Brooklin às 16h. O objetivo do evento é dialogar sobre mobilidade urbana e questões de gênero.
  • Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de graduação e pós-graduação oferecidas pelo Carrefour. Elas são destinadas a estudantes negros, e fazem parte do Termo de Ajuste de Conduta assinado após o assassinato de João Alberto de Freitas por vigilantes de uma unidade da rede em Porto Alegre em novembro de 2020.
  • Já as inscrições para o Prouni acabam hoje. A lista dos candidatos pré-selecionados será disponibilizada em duas chamadas, uma na próxima segunda-feira e outra no dia 22 de agosto.
  • Na coluna desta sextaJuremir Machado conta como foi a entrevista com Olívio Dutra: “Bolsonaro é um inimigo da democracia, não um inimigo pessoal meu”, disse o candidato ao Senado pelo PT.

Carta do editor

Qual problema o jornalismo vai resolver?

Nesta semana, o Matinal foi selecionado para participar do programa de aceleração de startups de jornalismo do Google. O Startups Lab Brasil vai dar treinamento e recursos para 16 veículos em estágio de crescimento e ajudá-los a entender qual é o problema que o jornalismo pode resolver nas suas comunidades. Nesta coluna, o diretor do Matinal, Filipe Speck, fala por que o ingresso no programa é tão relevante para o jornalismo local de Porto Alegre.

“Quando eu cheguei em Porto Alegre para trabalhar na Zero Hora, carregava um iPad na mochila. O dispositivo era um trunfo para eu entrar no jornal: havia quem acreditasse (provavelmente eu fosse um deles) que a tecnologia finalmente se rendia ao formato do papel, e que o problema do jornalismo estaria se resolvendo. Montamos uma editoria de tablets, onde desenvolvemos projetos interessantíssimos com uma equipe espetacular. Mas não vingou. Ninguém leu, ninguém comprou.

A frustração foi retumbante. Afinal, não seria esse o problema do jornalismo?”

Leia neste link a coluna completa


Cultura

“Tralala” canta a ventura de reinventar-se

Foto: Bonfilm

A comédia musical francesa Tralala (2021), estrelada pelo premiado Mathieu Amalric, estreou ontem nos cinemas. O filme acompanha a inusitada trajetória de um músico de rua de Paris que parte em busca de uma bela desconhecida depois de um encontro inesperado, assumindo a identidade de um guitarrista desaparecido. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Hoje
Centro Histórico-Cultural Santa Casa apresenta hoje e sábado, às 20h, o espetáculo Velha D+ com a atriz Fera Carvalho Leite.

Às 21h, Antonio Villeroy retorna ao palco do Theatro São Pedro com o show Luz Acesa

A banda Tonda Y Combo faz show no Espaço 373, às 21h, em noite de Latin Jazz.

Sábado (6/8)
Completando 15 anos, o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – FestFoto inaugura exposição na Fundação Iberê, às 14h.

O espetáculo infantil Histórias do Vovô Cascudo, do Depósito de Teatro, tem sessões sábado e domingo, às 16h, na Sala Álvaro Moreyra.

Festival Segue o Honk! reúne os blocos e fanfarrasAreal do FuturoAxé que EnfimAvisem a Shana que Sábado Vai ChoverBate & SopraCosmobloco La Meteora na quadra da Imperadores do Samba, a partir das 17h.

Às 20h, o espetáculo Em Chamas, do Coletivo Em Chamas, começa temporada no Teatro Renascença.

Espaço 373 recebe apresentação da cantora Paola Kirst e do Kiai Grupo, às 21h.

A partir das 23h, a festa Blow Up retorna ao Opinião com show da Ultramen

Domingo (7/8)
Às 17h, a Fundação Iberê estreia temporada de música de câmara com recital do grupo Cordas ao Vento.

Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta mais um concerto da série Domingo Clássico, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com participação do Trio in Uno.

Veja a agenda completa


Você viu?

A campanha de financiamento coletivo para otimizar o abastecimento de água na Ilha do Pavão, Zona Norte de Porto Alegre, vai beneficiar quase mil pessoas. Lançada pela parceria entre a Associação Vitória, Hackatown, Misturaí, Translab Urb, Arquitetos do Brasil, ONG Em Comum e os Engenheiros sem Fronteiras, a iniciativa arrecadou aproximadamente 14 mil reais e adquiriu 28 reservatórios com capacidades para 250 litros, 500 litros e mil litros.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.