Matinal News

Aulas na Capital podem ser retomadas daqui a 20 dias

Change Size Text
Aulas na Capital podem ser retomadas daqui a 20 dias

Prefeitura propõe volta às aulas a partir de 5 de outubro

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, ontem, uma sugestão de calendário para a retomada das atividades presenciais na Capital. Assim como o cronograma proposto pelo Piratini, a retomada deve começar pelo ensino infantil, com data prevista para 5 de outubro para as aulas presenciais; na sequência voltariam o terceiro ano do ensino médio, a educação profissional e EJA. A partir de 28 de setembro já retornariam a alimentação na educação infantil, atividades de apoio e adaptação.

O secretário municipal de Educação, Adriano Brito, justificou o cronograma em função de as turmas infantis serem relativamente pequenas, o que reduziria os riscos de contaminação, e de os formandos do ensino médio estarem em fase de se preparar para o mercado de trabalho ou curso superior e precisarem recuperar conteúdos.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, destacou que a estabilização do contexto da pandemia na Capital permite o debate sobre o retorno. Entre os protocolos de segurança apresentados estão a aferição diária da temperatura de todos que ingressarem nas escolas, o limite de 15 crianças por turma na educação infantil e o distanciamento mínimo de 1,5m nos outros níveis, e o uso obrigatório de máscara por professores e estudantes a partir de 11 anos. 

Brito ressaltou que os pais não são obrigados a levarem os filhos às escolas e afirmou que as aulas online seguirão como alternativa. As instituições devem evitar o contato entre as turmas e monitorar possíveis casos de Covid-19 – qualquer pessoa com sintomas ou que more com pessoas com suspeita ou confirmação da doença não pode ir às escolas. Hoje o prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB) começa a conversar com as instituições e disse que o Executivo está aberto para novas sugestões. Um dos encontros é com o presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, Bruno Eizerik, que se disse surpreso com o anúncio do calendário e comentou que as divergências em relação às datas do retorno proposto pelo governo estadual para o ensino fundamental 1 atrapalham a organização das escolas.

Bandeira vermelha – Apesar do planejamento, vale lembrar que, pelo protocolo estadual, apenas regiões que receberem duas bandeiras laranjas na sequência estão aptas a liberarem as aulas presenciais, e Porto Alegre inicia hoje mais uma semana de bandeira vermelha. Vivem a mesma situação de alto risco outras quatro regiões, que correspondem a 185 municípios ou 36,7% da população gaúcha. Com o retorno à classificação vermelha, escolas das áreas de Passo Fundo e Santa Maria que tenham retomado as aulas presenciais têm de suspendê-las a partir de hoje.


O que mais você precisa saber

Mudanças na Reforma Tributária –  Depois de enfrentar uma série de resistências aos projetos, o Governo do Estado definiu ontem, na antevéspera da data prevista para a votação, alterações na Reforma Tributária. As mudanças, que afetam principalmente o ICMS e o IPVA, foram anunciadas já na noite dessa segunda-feira, após uma série de reuniões entre Executivo e deputados, além de 12 encontros regionais do governador Eduardo Leite (PSDB) com lideranças do interior. O resumo das propostas, que incluem alterações nas alíquotas e alguns prazos do ICMS, além de progressividade na alíquota do IPVA – carros mais potentes pagarão mais – foi disponibilizado nesta apresentação. Para valer a partir de 2021, quando acaba a majoração provisória do ICMS, que está em vigor desde 2016, os projetos enviados pelo Piratini precisam ser aprovados pela Assembleia Legislativa e sancionados por Leite até o fim deste mês.

Eleições em Porto Alegre – A empresária Carmen Flores e o ex-goleiro do Grêmio Mazarópi retiraram ontem suas pré-candidaturas à prefeita e vice-prefeito para as próximas eleições municipais de Porto Alegre. Carmen seguiu a orientação do partido, PSC, e agora irá pleitear uma vaga na Câmara Municipal. Ainda ontem, o deputado estadual e ex-vice-prefeito Sebastião Melo foi confirmado pelo MDB na corrida pelo cargo de chefe do Executivo porto-alegrense – tendo como candidato a vice o vereador Ricardo Gomes (DEM) – e o Patriota confirmou apoio ao ex-prefeito José Fortunati (PTB). O atual prefeito, Nelson Marchezan Jr., terá o advogado Gustavo Jardim, do PSL, como vice (🔒) na chapa que será confirmada hoje, penúltimo dia de convenções partidárias.

Pandemia enche sinaleiras da Capital – Um dos efeitos colaterais mais percebidos da pandemia no cotidiano de Porto Alegre talvez seja o aumento expressivo de pedintes nas sinaleiras. E muitos têm uma característica em comum: o uso de placas. Nelas, mensagens que informam sobre falta de trabalho ou drama da família. Por trás dessas placas, diversas histórias de pessoas que viram suas condições ruírem em razão da crise econômica que veio a galope da sanitária – a taxa de desemprego no Rio Grande do Sul subiu de 8,3% para 9,4%, na comparação do primeiro trimestre de 2020 com o segundo. Em números, são 31 mil desempregados a mais de um período para outro. São quem dá corpo a essa situação. “Eu ‘plaqueio’ porque perdi emprego com carteira assinada e tive que vir para a sinaleira”, diz Maurício da Silva Schoeninger, um dos entrevistados desta reportagem de GZH. Ainda neste ano, a Fundação de Assistência Social (Fasc) deve realizar um levantamento para contabilizar o número de pessoas que vivem nas ruas da Capital, e qual foi o impacto da pandemia sobre esse contingente. Até janeiro, a Fasc contabilizava 2,6 mil pessoas em situação de rua na cidade.

Outros links:


A dualidade de Margaret Thatcher, Hugh Hefner, Flávio Alcaraz Gomes, uma búlgara e um gaúcho gay em Praga

A Parêntese traz, aqui para Matinal News, uma crônica que será publicada no site em três partes. Fabiano Golgo é o convidado desta semana para este espaço parentético. 

“De repente, me vejo com o presidente tcheco e a ex-premier britânica a um palmo do meu nariz. O cheiro de perfume Anais Anais me perfurou o cérebro, de tão abundante, misturado com aquele odor adocicado de maquiagem e de laquê de senhorinha. Não me contive”. Quer entender como se deu esse encontro inusitado? Confere lá no site a primeira parte dessa história!


Cultura

Maria Beraldo é destaque de hoje no Unimúsica

Reprodução: clipe “Amor Verdade”, de Maria Beraldo

O festival Unimúsica – Forrobodó: Quando Elas Tocam, promovido pela UFRGS, apresenta hoje, a partir das 20h, mais cinco atrações. O evento, que tem 25 mulheres instrumentistas convidadas e segue até sexta (18/9), em formato digital, reúne nesta terça Ana Karina SebastiãoAnge BazzaniLilian NakahodoMaria Beraldo Simone Sou. Leia o perfil de Beraldo e saiba mais detalhes sobre a programação desta noite.

Agenda

A partir das 10h, a Galeria Ecarta apresenta a exposição Artistas de Rua, reunindo fotografias, pinturas e vídeo de Andressa BrzezinskiDaniel Jesus de FreitasFelipe GanjaJosé Luis e Salatiel Pereira. A visitação pode ser feita mediante agendamento.

Contemplado pelo FAC Digital RS, o projeto Figuras da Dança Cênica em Caxias do Sul começa hoje, às 10h30, com a primeira de uma série de transmissões conduzidas pelo jornalista Carlinhos Santos.

Às 11h, o projeto Pertence, voltado à inclusão de pessoas com deficiência intelectual, dá início às atividades em torno do Dia do Teatro Acessível, que será celebrado no sábado (19/9).

Às 19h, as realizadoras Éthel Oliveira e Júlia Mariano participam de live sobre o documentário Sementes: Mulheres Pretas no Poder, dirigido por elas e lançado de forma online e gratuita.

Sarau Elétrico debate o tema Romance do Século XXI com a presença do escritor Jeferson Tenório – leia a entrevista que fizemos com o autor de O Avesso da Pele. A canja musical é de Camila Toledo.


Mais dicas culturais? Acesse aqui.


Você viu?

O cachorro-quente mais antigo de Porto Alegre completa 61 anos neste mês. De uma modesta carrocinha frequentada pela boemia porto-alegrense nos anos 60 a um dos petiscos mais tradicionais da Capital, o Zé do Passaporte segue firme na memória afetiva e gastronômica da cidade. Só nome, aliás, já rende uma boa história: o “Zé” é de José Ribeiro Faillace, garçom que começou a vender cachorros-quentes em 1959 na Osvaldo Aranha; o “Passaporte” veio do lanche com molho de pimenta carinhosamente apelidado de Passaporte para o Inferno – que, aliás, ainda está no cardápio para quem tiver coragem.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.