Matinal News

Barreiras sanitárias flagram coronavírus circulando na Capital

Change Size Text
Barreiras sanitárias flagram coronavírus circulando na Capital

Descontinuada ontem após 14 dias, a barreira sanitária no Aeroporto Salgado Filho encontrou 55 passageiros que desembarcavam na Capital com Covid-19 ao longo das últimas duas semanas. Os casos positivos representam 7,78% dos 6.203 testes realizados no período. A Prefeitura não definiu se a ação será retomada no terminal aeroportuário.

Foi um número proporcionalmente baixo, só que a base foi pequena, pois menos de 8% do fluxo de passageiros foram testados. Dos 55 casos, 10 já haviam recebido ao menos uma dose da vacina e 40% do total assinaram uma declaração de sintomáticos, o que deverá levar ao Município sugerir às empresas aéreas a ênfase no uso de máscaras mais potentes, segundo disse a GZH o diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

A barreira, aponta Ritter, indicou que as pessoas estão viajando contaminadas – metade dos casos positivos era composto por turistas. Nesse cenário, há outro fator preocupante: a dificuldade em conseguir o contato dos passageiros que viajaram ao lado dos infectados. “As pessoas não costumam deixar o telefone”, lamentou.  

Outra barreira sanitária em Porto Alegre, na Estação Mercado, detectou dois casos positivos de Covid em seu primeiro dia de operação. No local, uma câmera aponta a temperatura corporal dos passageiros. Aqueles que estiverem com 37,5°C ou que apresentem sintomas compatíveis são convidados a serem submetidos a um teste rápido de antígeno.

O que mais você precisa saber

Oposição tenta retirar urgência de PL dos agrotóxicos na Assembleia – O projeto de lei que trata sobre o controle de agrotóxicos no RS pode ser votado hoje na Assembleia Legislativa. O PL 260/2020, encaminhado pelo governo do RS em regime de urgência, altera a regra sobre as restrições ao ingresso em solo gaúcho de produtos importados. A oposição tem o objetivo de adiar a votação, tanto que o deputado Edegar Pretto (PT) solicitou ao chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a retirada do pedido de urgência. Ontem, centrais sindicais e ecologistas realizaram um ato em frente ao Piratini contra a proposta de Eduardo Leite (PSDB). A manifestação exigiu a retirada do PL, que é considerado por Pretto como um retrocesso na área ambiental.  

Espera pelo PPCI cai de um ano para 16 dias após desvinculação dos Bombeiros da BM – A separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, em agosto de 2017, proporcionou à primeira corporação uma série de benefícios. O principal deles é a injeção de recursos diretos e destinados a demandas da população. A empresários e comerciantes, há um outro motivo para celebrar. A emissão de PPCI, que antes levava mais de um ano para ficar pronta, agora tem demorado pouco mais de duas semanas. A desvinculação deu aos Bombeiros um aporte de 10 milhões de reais, o que permite que os alvarás possam ser entregues de forma online. Além disso, o órgão agora pode investir em materiais e na qualificação dos militares. 

Vereadora Porto Alegre registra B.O. após ataques transfóbicos na internet – Ontem, Dia do Orgulho LGBTQIA+, a vereadora de Porto Alegre Natasha Ferreira (PSOL), que é trans, registrou um boletim de ocorrência que mostra a urgência em defender os direitos dessa população. Atacada na internet, a parlamentar registrou o crime na Delegacia do Combate à Intolerância, que já identificou dois autores. “A internet não é terra sem lei, os agressores serão intimados e terão que responder por suas palavras, pois LGBTfobia é crime”, disse Natasha, em um post. Ela é a segunda travesti a ocupar uma vaga na Câmara da Capital, cadeira que assumiu na semana passada, durante a licença de Roberto Robaina (PSOL), e de onde se despede nesta terça.

Vacina, sim!

A vacina contra a Covid fica disponível hoje a quem tem pelo menos 47 anos em Porto Alegre. Públicos anteriormente já beneficiados também podem se vacinar, assim como aqueles que precisam da segunda dose, independente da vacina que receberam. As doses serão aplicadas em 12 unidades de saúde e em três pontos de drive-thru. Fique por dentro do serviço

Outros links:

  • O número de testamentos registrados em cartórios de Porto Alegre aumentou 60%. A porcentagem foi identificada na comparação entre os primeiros cinco meses de 2020 com o mesmo período de 2021.
  • A imunização de rodoviários de Porto Alegre deve ser concluída até esta quarta-feira. Doses da vacina da Janssen começaram a ser aplicadas nas sedes das empresas de transporte da cidade.
  • Aliás, a Prefeitura optou por não revelar os locais em que as doses da Janssen estão sendo aplicadas. A intenção é evitar que as pessoas deem uma de Fernanda Venturini e priorizem a busca por um imunizante. 
  • A cidade de São José dos Ausentes registrou queda de neve ontem à tarde, no que foi a primeira precipitação do ano no RS – e que horas mais tarde se repetiu na Fronteira-Oeste, numa ocorrência raríssima.
  • Aliás, a parte mais intensa desta massa de ar polar afeta o RS hoje pela manhã e deve voltar a nevar aqui e nos outros estados do Sul do país.
  • Porto Alegre irá ampliar o número de vagas para atender a população em situação de rua neste inverno. Os desabrigados poderão ser encaminhados a pousadas contratadas pela prefeitura por meio de licitação.
  • Volume de produção e empregos cresceram em maio na indústria gaúcha, apontou levantamento da Fiergs. A entidade creditou a ascensão à flexibilização na gestão da pandemia.
  •  O grupo Equatorial irá assumir a CEEE-D dentro dos próximos 30 dias, segundo a jornalista Marta Sfredo (🔒).
  • Uma rede de farmácias abriu 30 vagas de emprego na Capital, na região Metropolitana e no litoral. A disponibilidade dos postos foi anunciada em agências do Sine.

Mas em que mundo tu vive?

Agora sim: José Falero está de volta. E se não deu para voltar a tempo da última edição da Parêntese, eis uma crônica aqui, exclusivamente para os assinantes premium do Matinal, tratando da exploração braçal numa obra – e o que isso tem tanto a ver com a nossa sociedade.  

“Começamos a trabalhar. Cavamos, carregamos, martelamos, serramos: tudo debaixo de sol forte, porque não havia uma minúscula sombra sequer no terreno inteiro. Para piorar, a água do local ainda não fora ligada, de maneira que, após o almoço, quando a tarde ia a meio, já não
aguentávamos mais de sede.
— Olha lá a mulher regando as planta. Vamo lá com uma garrafinha e vamo pedir um pouco d’água.
Tivemos que abandonar o trabalho por um instante para procurar garrafinhas de refrigerante ou qualquer coisa assim, que alguém eventualmente houvesse jogado fora. Em seguida, já de posse
dos recipientes, nos aproximamos da vizinha da obra, que regava distraidamente suas samambaias.
— Boa tarde, tia. Será que a senhora consegue um pouco d’água?
Ela nos olhou de cima a baixo, de baixo cima, e disparou:
— Não”.


Leia a crônica completa aqui


Cultura

Paulo Scott volta a reger sua orquestra literária

Foto: Renato Parada/Divulgação

O escritor Paulo Scott está retomando o projeto O.LIT. Orquestra Literária, que combina leitura, canto, música e audiovisual, criado em parceria com o músico Flávio Flu Santos – e que conta agora também com o guitarrista Marcelo Fornazier. Em entrevista a Roger Lerina, Scott fala sobre a iniciativa, disponível nas plataformas de streaming de áudio, e o racismo estrutural no Brasil, tema central de seu mais recente romance, Marrom e Amarelo: “O racismo brasileiro vai se manter forte, quase absoluto, desumanamente agressivo por décadas, para a maioria da população é quase eterno, e, infelizmente, ainda servirá de trágico cenário para muitas narrativas e por muito tempo no futuro”.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Formado em engenharia mecânica e agricultor, Danilo José Savariz esperou 73 anos para atender aquilo que chama de vocação. O aposentado, que poderia estar desfrutando de um descanso merecido, resolveu buscar um novo sonho, concretizado após cinco anos de estudo e com a formação em Agronomia. Savariz fez a graduação na Universidade de Passo Fundo (UPF) e concluiu o desafio na metade de junho. Ele definiu a mais recente experiência como incrível depois de ser muito bem acolhido na UPF.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.