Matinal News

Bolsonaro nomeia Bulhões como reitor da UFRGS

Change Size Text
Bolsonaro nomeia Bulhões como reitor da UFRGS Consun analisará pedido de destituição do reitor e da vice-reitora da UFRGS | Foto: Divulgação

O que você precisa saber hoje


Bulhões será reitor da UFRGS – O professor Carlos André Bulhões Mendes foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A decisão, publicada no Diário Oficial da União de hoje, confirma as especulações de apoiadores do presidente de que a escolhida não seria a chapa eleita pela comunidade acadêmica. O atual reitor, Rui Opperman, foi o primeiro colocado na eleição; Bulhões, o terceiro e último. Bulhões é professor do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH). Esta é a segunda vez desde a redememocratização que o nome mais votado não foi aceito pela Presidência – a outra foi em 1988, quando havia uma lista sêxtupla.

Ideb gaúcho avança mas não alcança metas – Apesar dos avanços em todos os níveis educacionais, o Rio Grande do Sul é um dos seis estados brasileiros que não atingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além do Distrito Federal. É a segunda vez consecutiva que o Estado fica abaixo das expectativas no indicador, que mede o desempenho dos estudantes. Mas as notas subiram em relação à edição anterior. O salto mais destacado foi no ensino médio: o índice passou de 3,7 em 2017 para 4,2 em 2019 – ainda longe da meta de 5,3, assim como a média brasileira nesse nível de ensino. Faz 10 anos que os gaúchos não alcançam a meta para essa etapa, considerada o gargalo do RS na educação. Os resultados do Ideb ilustram, mais uma vez, a disparidade entre as redes pública e privada: a única meta atingida por aqui foi a das séries iniciais das escolas particulares, pela sétima vez consecutiva.

Prefeitura quer mudar regras estaduais para retomar aulas – Para fazer valer o cronograma de retomada das aulas presenciais, apresentado na segunda-feira, a Prefeitura de Porto Alegre negocia com o Governo do Estado. O objetivo é mudar as regras do distanciamento controlado para evitar nas escolas o mesmo abre e fecha do comércio. Pelas regras atuais, só podem permanecer abertas escolas em regiões que receberem duas bandeiras laranjas na sequência. Para o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB), a determinação estadual inviabiliza a volta do ensino presencial já que impede que instituições, pais e alunos organizem-se para dar andamento às atividades. “Não tem como iniciar as aulas com uma visão de que o ensino poderá ser interrompido de uma semana para a outra”, afirmou o prefeito, que encontra eco nos representantes de escolas infantis. Vale lembrar que Porto Alegre está em bandeira vermelha. Para abrir a partir de 5 de outubro, conforme quer a Prefeitura, seria preciso mudar para a laranja ou amarela nas próximas duas avaliações do Piratini – isso se o Estado mantiver as regras atuais.

Decreto estadual libera quadras esportivas – Em um momento de relativa estabilização de casos e mortes no RS – apesar de só ontem terem sido registrados mais 94 óbitos por Covid-19 – o Governo do Estado deu sequência a novas flexibilizações. Em novo decreto, foram liberados esportes coletivos em quadras esportivas de regiões classificadas como laranja (há duas semanas consecutivas) ou amarela no distanciamento controlado – considerando as cores das bandeiras estabelecidas pelo Estado, e não protocolos próprios aplicados em sistema de cogestão. O texto dá regramento à utilização de piscinas e quadras, visando evitar aglomerações e permitindo tempo para higienização entre os eventos. O decreto também autoriza mais trabalhadores presenciais em clubes sociais, esportivos e academias. Nesses locais, o uso de espaços como churrasqueiras e praças infantis segue proibido.

Orçamento apertado e Reforma Tributária a perigo – O Governo do Estado projetou um cenário com o pior déficit da história do RS ao entregar a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) à Assembleia Legislativa. Seriam, nas contas do Piratini, 8,093 bilhões de reais no vermelho — com receita de 42,865 bilhões de reais e despesas de 50,958 bilhões de reais em 2021. O texto da LOA, entretanto, não leva em consideração a Reforma Tributária, que teria potencial de reduzir o déficit em 2,8 bilhões de reais. Tampouco prevê entradas com as possíveis privatizações de CEEE, Sulgás e CRM. A entrega da proposta ocorreu no mesmo dia em que os deputados decidiram por adiar a votação da Reforma Tributária, de hoje para o dia 23. O projeto, que precisa ser aprovado e sancionado ainda neste mês para entrar em vigor no ano que vem , tinha recebido alterações na véspera. Não havia certeza de aprovação antes e ele já encontra novas resistências. Com o prazo apertado, o governador Eduardo Leite (PSDB) sinalizou que, caso a reforma seja inviável para 2021, deverá encaminhar um novo pedido de majoração das alíquotas.

Últimas definições da corrida ao Paço – O presidente do PSL em Porto Alegre, Roberto da Silva Rocha, afirmou que colocará seu nome à disposição do partido para concorrer às eleições municipais (🔒). A legenda, no entanto, já confirmou o nome do advogado Gustavo Jardim como candidato a vice-prefeito na chapa de Nelson Marchezan Jr. (PSDB). O imbróglio deverá ser resolvido nesta quarta, durante a convenção municipal do partido. Hoje, aliás, é o último dia para a realização das convenções partidárias e definições de coligações. Além de Marchezan, os últimos a serem confirmados na disputa foram Júlio Flores (PSTU) e Luiz Delvair Martins Barros, do PCO (🔒).

Em tempo, o processo de impeachment contra Marchezan foi novamente suspenso pela Justiça.  

Outros links:


Cultura

Cristina Braga. Foto: José Pederneiras

Diversidade instrumental marca terceira noite do Unimúsica

Harpa, viola, flugelhorn, pandeiro, violino, triângulo, piano. A terceira noite do festival Unimúsica – Forrobodó: Quando Elas Tocam apresenta a diversidade instrumental de Carol PanesiCristina BragaGabriela VilanovaLéa Freire – confira a entrevista – e Mariá Portugal, atrações da transmissão de hoje do evento promovido pela UFRGS. O Unimúsica segue até sexta (18/9), sempre às 20h, reunindo 25 mulheres instrumentistas, de estéticas e trajetórias diversas, em edição totalmente online. Saiba mais sobre o espetáculo desta noite.


Agenda


Um dos principais autores do continente africano, o moçambicano Mia Couto ministra a conferência de hoje do Fronteiras do Pensamento, às 20h.

Estrelado por Regina Casé, o longa Três Verões, dirigido por Sandra Kogut, estreia hoje nas plataformas digitais – confira a entrevista de Roger Lerina com a diretora do filme.

O Itaú Cultural disponibiliza mais uma série de produções cênicas contempladas pelo edital de emergência Arte como Respiro.

Mais dicas culturais? Acesse aqui.


Você viu?

Criar brinquedos lúdicos, acessíveis e inclusivos – além de uma pegada verde (🔒). Foi isso que fez Daniela Kolb largar a advocacia e montar a Eba!, uma empresa que investe na criação e construção de aparelhos para playgrounds inspirados em parques e praças ao redor do mundo. Feitas de madeira de reflorestamento e com energia solar, as linhas de brinquedos são vendidas pela internet e atendem a áreas internas e externas.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.