Matinal News

Brasil chega a meio milhão de mortes; 30 mil no RS

Change Size Text
Brasil chega a meio milhão de mortes; 30 mil no RS

No final de semana em que o Brasil passou de meio milhão de mortes por Covid-19, o RS recém havia ultrapassado a marca de 30 mil óbitos. Só em Porto Alegre, já são mais de 5 mil vidas perdidas por causa de uma doença para a qual já há vacina. 

Vacina e protocolos seguros, conforme destacou o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB). O tucano manifestou-se no Twitter para lamentar as 500 mil mortes no País, e criticou o governo federal. “Faltou compaixão, empatia e humanidade a quem deveria liderar a nação em meio a esta pandemia”, escreveu no Twitter. Do presidente Jair Bolsonaro, nenhuma palavra.

Com pouco mais de um mês do novo modelo de combate à pandemia, o governo estadual tem registrado altos índices de novos casos, como os quase 10 mil na sexta-feira, volume semelhante ao que era notificado no pico da segunda onda. De acordo com o Sistema 3As, 14 das 21 regiões estão em Alerta, nível máximo de risco, como a área de Caxias do Sul. Uma reunião na terça-feira, com 49 prefeitos, deverá redefinir ações locais. 

Sem muito sucesso em reverter índices regionais, resta ao Estado garantir uma estratégia eficaz de vacinação. E ainda que os gaúchos estejam bem neste quesito em relação a outros Estados, há barreiras a serem transpostas. O RS é o segundo estado que mais imunizou a população adulta proporcionalmente, com 18,7% de residentes com a vacinação completa. Por outro lado, apenas 30,5% dos grupos prioritários do RS haviam recebido a segunda dose até sexta-feira. Entre idosos, a cobertura também não é satisfatória: 52%. Medo de reações e desinformação estão entre as razões da baixa procura.

Remessa recorde – Deve chegar ao Estado na manhã de hoje 526,5 mil doses da AstraZeneca. É a maior carga do imunizante já enviada ao Rio Grande do Sul desde o começo da pandemia. De acordo com o Ministério da Saúde, ao todo, 7,6 milhões de doses serão enviadas para todos os estados e DF e devem ser destinadas a segundas aplicações. A pasta também informou a chegada de uma nova remessa de Pfizer ontem, com 842,4 mil doses, cumprindo assim a previsão para junho.

O que mais você precisa saber

Piratini elabora programa de juros subsidiados para pequenas empresas – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS desenvolve um programa de subsídio(🔒) dos juros de empréstimos para micro e pequenas empresas. Com a iniciativa, o governo do Estado espera fomentar a retomada econômica, atrair investimentos e contribuir para a geração de empregos, informa a coluna de Rosane de Oliveira. A ideia é que o Executivo arque com o valor que corresponde aos juros tomados pelas companhias. A administração do programa, provisoriamente chamado de Juro Zero RS, ficaria com o Badesul ou com o BRDE. Já os recursos viriam do Fundo Operação Empresa do Estado (Fundopem). O secretário Edson Brum explicou que o projeto só será iniciado a partir da reposição de 50 milhões de reais do Fundopem, montante que foi destinado ao caixa único. 

Porto Alegre fará a primeira etapa da avaliação da rede municipal em agosto – Após o recesso de julho, a secretaria de Educação de Porto Alegre deverá realizar em agosto a avaliação dos estudantes da rede municipal(🔒). A intenção é descobrir em que ponto os alunos estão no retorno às aulas presenciais. A análise se dará em duas etapas, sendo que na primeira serão avaliados alunos do 2º ao 9º do Ensino Fundamental. A segunda prova ficará para o fim de 2021 e será destinada a quem frequenta o 5º ano e o 9º ano. A prefeitura da Capital abriu ainda um processo seletivo para contratação de professores temporários. São 48 vagas que contemplam diversas áreas do ensino. As inscrições irão até a próxima sexta-feira.

Novo adotante de trecho do Muro da Mauá prevê pinturas de personalidades locais – Cascatas, um jardim vertical, novos abrigos para ônibus e pinturas de personalidades locais da música, literatura e esportes fazem parte da proposta selecionada para a adoção de 750 metros do Muro da Mauá por dois anos. O consórcio formado pelas empresas Sinergy e HMidia foi anunciado vencedor pela prefeitura de Porto Alegre na sexta-feira e será responsável pela revitalização do trecho que fica entre a Secretaria Estadual da Fazenda, próximo do pórtico central do Cais Mauá, e a curva perto da Usina do Gasômetro. Como contrapartida, até 15% da área adotada poderá ser utilizada para identificação da marca do consórcio. A entrega está prevista para 26 de março de 2022, quando a Capital completa 250 anos.

Vacina, sim! 

A partir desta segunda-feira, pessoas com 50 anos juntam-se ao público apto a receber a vacina contra a Covid-19. Hoje haverá oferta de primeiras doses em 12 unidades de saúde. Já a segunda dose da Coronavac estará em oito unidades de saúde e no drive-thru da PUC. Confira o serviço completo.

Outros links:


Cultura

Nuno Ramos instaura seu momento contra a violência

Instituto Ling/Reprodução

Em cartaz no Instiuto Ling, a exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre, do artista Nuno Ramos, reúne uma performance inédita homônima, pensada especialmente para o centro cultural porto-alegrense, e outras 11 obras. Em entrevista a Roger Lerina, Nuno comenta a respeito da performance, reflete sobre a importância do acaso e do engajamento político em sua obra e alarma-se quando o assunto é o Brasil de hoje: “Com o bolsonarismo, a gente está vivendo uma naturalização do não-político, da violência, do golpe. Isso tudo vai se naturalizando aos poucos. Então eu vejo com uma preocupação sem fim. É uma espécie de pesadelo do qual eu não consigo acordar”.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

O Anexo Secreto, adaptação da obra O Diário de Anne Frank, com direção de Fernanda Moreno e Juliano Rabello, estreia no festival com transmissões hoje e amanhã, às 20h.

O espetáculo A Espessura da Vida, com Deborah FinocchiaroNora Prado e Pablo Trindade, será exibido às 18h. 

Às 20h, Frida Kahlo, à Revolução! traz Juçara Gaspar interpretando a artista mexicana, com direção de Daniel Colin.

O espetáculo Meu Nome Não É Jorge, do comediante Cris Pereira, encerra temporada, às 20h.

Ingressos à venda no site do festival. 


Você viu?

Com o objetivo de qualificar o repertório cultural de estudantes, o programa de incentivo à leitura Adote um Escritor está com inscrições abertas em Porto Alegre até 4 de julho. A iniciativa, que já dura duas décadas, auxilia também no enriquecimento do acervo das bibliotecas escolares. 

Pelo programa, as escolas recebem recursos para aquisição de obras do autor escolhido e de outros escritores. O Adote um Escritor ainda proporciona um encontro entre alunos e os criadores dos livros para intervenções de mediação de leitura. 

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.