Matinal News

Campanha na Capital chega ao fim com ânimos exaltados

Change Size Text
Campanha na Capital chega ao fim com ânimos exaltados

Melo e Manuela se enfrentam nas urnas após tensão na reta final da campanha

Porto Alegre é uma das 18 capitais brasileiras com segundo turno neste domingo. Os eleitores da capital gaúcha decidirão entre Sebastião Melo (MDB) e Manuela Dávila (PCdoB). Apesar de uma diferença apertada nos votos válidos – dois pontos percentuais –, o emedebista tem a seu favor a vantagem histórica de quem sai na frente no primeiro turno: nas últimas seis eleições municipais em todo o Brasil, só uma em cada quatro disputas de segundo turno teve reviravolta. Por aqui, houve virada no pleito de 2004, quando José Fogaça (PPS), que havia ficado em segundo lugar na primeira disputa, acabou superando o candidato Raul Pont (PT) e chegou ao Paço Municipal. 

A poucos dias da realização do segundo turno, o acirramento na disputa aumentou. A sucessão de movimentos dos dois candidatos provocou o crescimento da tensão. A campanha da postulante à prefeitura ganhou um direito de resposta no horário eleitoral do adversário. Ela terá um minuto após o emedebista veicular que a justiça teria determinado a retirada do ar de uma “fake news” da ex-deputada. A decisão referida pelo deputado em seu programa, contudo, tratava de uma postagem feita no Twitter por um blogueiro que não integra a campanha de Manuela. Por sua vez, Melo, depois de ter um pedido por direito de resposta dentro do programa da rival negado, decidiu recorrer, solicitando a retirada da propaganda da adversária e insistindo no direito de resposta. O candidato também prometeu processar Manuela civil e criminalmente. 

Na esfera de proposta para a cidade, Manuela foi sabatinada ontem pela equipe do jornal Sul21 e outros veículos independentes. Já Melo decidiu cancelar o compromisso com os mesmos jornalistas. Hoje à noite, os dois participam do último debate do segundo turno, na RBS TV. 

Além de Porto Alegre, o Rio Grande do Sul terá segundo turno em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Depois de problemas no primeiro turno, a expectativa que os resultados já sejam conhecidos às 20h

Vale lembrar – É preciso estar atento para algumas novidades importantes no pleito deste ano. A justificativa pelo e-Título apresentou instabilidade no dia 15 de novembro, mas agora o Tribunal Superior Eleitoral quer evitar novos transtornos e fez uma mudança: não será possível fazer o download do aplicativo neste domingo. Portanto, os eleitores terão até as 23h59 de sábado para fazê-lo.

Os horários para a votação seguem os mesmos e as primeiras horas, das 7h às 10h, serão preferenciais para idosos e pessoas que integram o grupo de risco da Covid-19. Quem não votou no primeiro turno terá condições de participar do pleito, uma vez que o título eleitoral só é cancelado após o eleitor não votar em três oportunidades consecutivas, não justificar os períodos e nem pagar as multas. O eleitor que não votou no primeiro turno e ainda não justificou tem até 14 de janeiro para explicar a ausência. Mesmo sem a justificativa, a pessoa está liberada para participar da parte final do pleito no próximo domingo.


O que mais você precisa saber

Porto Alegre voltará a ter restrições – Não vai ter jeito. A nova alta da pandemia na Capital fará com que a Prefeitura volte a decretar novas restrições a setores econômicos. De acordo com a colunista Giane Guerra, provavelmente será reduzido o horário de funcionamento, em especial de bares e restaurantes. “São medidas extremas. Mas queremos evitar restrições mais agressivas perto do Natal, que é uma data importante”, afirmou o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Porto Alegre passou dos 55 mil casos de Covid-19, já perdeu mais de 1,5 mil vidas para a doença e hoje tem a média de internações por coronavírus mais alta das últimas sete semanas. Com a piora no cenário, o doutor em Saúde Coletiva e membro da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Dário Pasche, projeta “semanas de apreensão” se medidas não forem tomadas. “É possível que tenhamos um pico que achamos que já tinha passado”, alertou. Para ele, a população precisa retomar os cuidados e as preocupações com o coronavírus. “Continuamos com uma população enorme de suscetíveis, aumentamos barbaramente a circulação de pessoas e não vemos as pessoas preocupadas com o vírus. Teremos semanas de apreensão muito grandes pela frente.”

RS tem nova alta de criação de empregos formais – Acompanhando a tendência nacional, o Rio Grande do Sul atingiu, em outubro, o quarto mês consecutivo de alta no saldo de empregos com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 27.013 mais admissões do que demissões no período – o Brasil teve 394.989 novas vagas no mesmo mês. O número no RS foi recorde no ano, mas ainda não o suficiente para virar o saldo negativo acumulado em 2020, que é bastante prejudicado por conta dos meses de março e abril, quando mais de 100 mil postos e trabalho foram fechados segundo o Caged. Os setores de comércio, reparação de automotores e indústria da transformação puxaram a alta no Estado. 

Mais 15 dias para concluir inquérito sobre assassinato de João Alberto – A Justiça aceitou o pedido da polícia para prorrogar a investigação sobre o caso João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte em um supermercado Carrefour na semana passada. O prazo que terminaria hoje será estendido por mais 15 dias. Um dos principais motivos da solicitação é a conclusão dos laudos da perícia. Hoje, depois de ouvidas 34 pessoas, deve depor o PM temporário Giovane Gaspar da Silva, um dos seguranças que espancou Beto. Magno Borges, o outro agressor, decidiu ficar em silêncio até o processo na Justiça. Ontem, quando a morte completou uma semana, o Carrefour manteve fechada a unidade onde o crime aconteceu. A rede também fechou todas as lojas no País até as 14h. Em nota, a empresa afirmou que “todo o resultado de vendas desta quinta e sexta-feira se somará ao resultado de vendas do último dia 20 de novembro no Fundo de Combate ao Racismo e Promoção da Diversidade criado pelo Carrefour, que já conta com o aporte inicial de 25 milhões de reais”.

Outros links:


Diálogos Matinais: Por que a Mina Guaíba é um dos maiores escândalos ambientais da história de Porto Alegre

O médico e professor da Universidade de Caxias do Sul Enrique Falceto de Barros faz um alerta importante aos leitores da Matinal no artigo de hoje:

“Se eu dissesse para você que vão detonar a energia equivalente a duas bombas atômicas de Hiroshima ao longo de 20 anos ao lado do centro de Porto Alegre? Que essas bombas podem gerar falhas geológicas e abalos sísmicos em Porto Alegre? Que as solas dos pés dos seus filhos ou netinhos poderão ficar pretos de fuligem mesmo no seu pátio ladrilhado – e que eles até vão achar normal? Que políticos de esquerda à direita assinaram embaixo de um projeto que pode empestear o ar de Porto Alegre e matar (rápida ou lentamente) de forma praticamente invisível através de partículas finas que podem se espalhar pelo pulmão, corrente sanguínea, cérebro, placenta e coração? Que a água que compõe cerca de 70% do seu corpo poderá ficar contaminada com metais pesados e cancerígenos? Parece até ficção científica, né? Ou uma historinha de distopia de segunda categoria? 

Mas, infelizmente, não é sensacionalismo barato. Isso é o que o professor de Geologia da UFRGS Rualdo Menegat e Médicos em Alerta estão tentando explicar aos habitantes da grande Porto Alegre: estamos a um passo de ter a maior mina de carvão a céu aberto da América Latina a menos de 20 km do centro de Porto Alegre!”

Leia o texto completo.


Cultura

As Pretas alçam voo

Foto: Priscila Cezar

A News #141 do Roger, enviada ontem aos assinantes premium, trouxe uma entrevista do repórter Ricardo Romanoff com Dejeane Arruée (vocal, trombone) e Graziela Pires (vocal), dupla à frente do grupo 50 Tons de Pretas, que acaba de lançar o disco Voa. Elas falam sobre a sonoridade do álbum e sua atuação no meio musical: “Além da realização de um sonho, o disco representa um ato de resistência através da arte. É a nossa voz resumindo nossos primeiros anos de carreira e ecoando tudo que a gente acredita que precisa ser dito”. Leia a entrevista.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Hoje

Realização da Secretaria de Cultura de Porto Alegre em parceria com a Livraria Baleia, como parte das ações do Mês da Consciência Negra, o festival de literatura Fósforo tem como convidados, às 19h, os escritores Luciany Aparecida e Luiz Maurício Azevedo.

Às 20h, em edição especial do projeto Casa Virtual, da Casa de Cultura Mario Quintana, a noite de premiações do I Festival Cinema Negro em Ação terá em sua abertura apresentações da rapper Cristal, do cantor Dona Conceição, da cantora Pâmela Amaro e do Coletivo Poetas Vivos. Leia a entrevista de Roger Lerina com a cineasta Camila de Moraes, idealizadora do evento.

Sábado (28/11)

Opinião Produtora e o Auditório Araújo Vianna apresentam seu primeiro show presencial pós-quarentena: Nando Reis Voz & Violão, às 21h, reúne o cantor e seu filho, Sebastião Reis.

E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Pensando em um novo jeito de acolher os pequenos pacientes oncológicos, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) irá lançar o projeto batizado de Casa ICI. O local será utilizado para receber aqueles que já esgotaram as possibilidades do tratamento curativo e precisam de um lugar tranquilo para ficar. A casa, no bairro Santana, deve ficar pronta até maio. A estrutura passa por reformas, mas já conta com quatro suítes, salas de estar e lazer, cozinha, sala de refeições, enfermaria e um consultório médico e multidisciplinar. O ICI elaborou também uma maneira para que quem se solidariza com causa tenha condições de ajudar. Um leilão será realizado em 16 de dezembro para arrecadar fundos da reforma e da compra da mobília. Os lances poderão ser feitos até a véspera. O formato difere um pouco de anos anteriores: em vez de leiloar produtos e as pessoas adquirirem um bem, elas doarão o valor do lote ao darem lance no leilão. Os lotes são compostos por produtos e serviços essenciais para a modernização da casa. Os interessados devem acessar o site. A campanha “Dê um lugar para o amor morar” deve continuar até a inauguração da casa. Mais informações podem ser obtidas pelo link da página do ICI ou pelo telefone 51-3331.8704.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.