Matinal News

Capital libera segundo reforço da vacina de covid-19 para quem tem mais de 40 anos

Change Size Text
Capital libera segundo reforço da vacina de covid-19 para quem tem mais de 40 anos

Nesta terça-feira, as pessoas de Porto Alegre que receberam a terceira aplicação da vacina contra Covid-19 até 5 de março podem receber uma segunda dose de reforço. A vacinação para adultos estará disponível no Shopping João Pessoa e em mais 37 unidades de saúde. Ainda que a segunda onda da variante ômicron seja considerada mais branda que a primeira, o número de óbitos causados pelo novo coronavírus varia entre 15 a 20 pessoas por dia, e apenas 55,4% dos gaúchos tomaram a terceira dose. A meta do Ministério da Saúde é a aplicação do reforço em 90% dos brasileiros.

Piratini: PSOL rechaça união com PT; PSDB volta a pressionar MDB

O PSOL rejeitou, na noite de segunda-feira, abrir mão da pré-candidatura de Pedro Ruas ao Piratini. Integrantes do partido, como o vereador Matheus Gomes (🔒), defenderam uma aliança com o PT, cujo pré-candidato é Edegar Pretto. A união dos partidos de esquerda foi um dos pedidos do ex-presidente Lula durante seu discurso em Porto Alegre em junho. Mais à direita, um novo encontro entre MDB e PSDB ocorreu, a pedido de Eduardo Leite, para tentar fechar a aliança entre as duas siglas. A decisão deve sair no dia 10, mas o MDB corre o risco de ficar ilhado: os tucanos conversam com o União Brasil, detentor do maior tempo de rádio e TV e que pode emplacar Luiz Carlos Busato, presidente estadual do partido, como vice. A única chapa definida até o momento (🔒) é a de Luís Carlos Heinze (PP), com Tanise Sabino (PTB) de vice e Nádia Gerhard (PP) como postulante ao Senado.

Quase 60% da demanda hospitalar da Capital vem do interior

Sem recursos para atender casos de alta e média complexidade, municípios custeiam transporte de pacientes para outros locais do Estado — principalmente para a Capital. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 58% das pessoas que aguardam internação na rede hospitalar de Porto Alegre são do interior do Estado. Na saída dos maiores hospitais, não é raro ver filas de vans adesivadas com emblemas de municípios do interior – o fenômeno não é novo e atende pelo nome de “ambulancioterapia”. Além da dificuldade ocasionada pela demora no tratamento, os pacientes são submetidos aos riscos das estradas. Na segunda-feira, sete pessoas morreram na BR-386 na colisão de um caminhão com uma van que levava pacientes de Constantina para tratamento na cidade de Tenente Portela, no norte do RS. 

Argentina volta a restringir importações de calçados

Para conter a saída de dólares do país, o Banco Central da Argentina limitou o pagamento de importações: até 30 de setembro, os repasses só serão liberados após 180 dias. Isso afeta diretamente o setor calçadista, que tem a Argentina como segundo maior comprador — dos 64,24 milhões de pares vendidos pelo Brasil, 6,82 milhões foram para o país vizinho, segundo dados da Abicalçados (Associação Brasileira de Indústrias de Calçados). O RS é o principal exportador do produto no Brasil: somente no primeiro trimestre, foram produzidos no Estado 10,8 milhões de pares exportados.

Santa Maria ganha casa para acolher vítimas de violência de gênero

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou a Casa Verônica, espaço de acolhimento às vítimas de violência de gênero. O nome da casa é em homenagem à ativista Verônica Oliveira, conhecida como Mãe Loira pela comunidade LGBTQIA+ de Santa Maria, morta a facadas em dezembro de 2019. O espaço terá profissionais de psicologia, assistência social e direito para oferecer apoio, orientação jurídica e psicossocial a pessoas em situação de violência de gênero, segundo Bruna Denkin, do Comitê de Igualdade da UFSM.

Outros links:

  • Começou a funcionar na Av. Ipiranga, em frente à EPTC, um novo protótipo de ponto de ônibus em Porto Alegre. O local conta com espaço para cadeirantes, iluminação por LED, proteção superior e lateral contra vento e chuva, quatro assentos e três tomadas USB.
  • A recém-revitalizada Praça Júlio Mesquita, no Centro Histórico de Porto Alegre, teve seus brinquedos danificados. A prefeitura ficou de resolver o problema dos balanços para pessoas com deficiência, que estavam com as correntes arrebentadas. 
  • Acontece hoje, às 9h, o ato estadual do Cpers (Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Rio Grande do Sul). Dentre as reivindicações estão a defesa do IPE-Saúde e a valorização do salário mínimo regional.
  • Com seis meses na ativa, o WhatsApp do 156, a Central de Suporte ao Cidadão de Porto Alegre, registrou mais de 62 mil atendimentos. O número é (51) 3433-0156. O canal funciona 24h nos dias de semana. 
  • Amanhã, às 17h, o Matinal entrevista o pesquisador Luã Cruz para falar da tecnologia de reconhecimento facial, que é alvo de críticas por vieses raciais e violações à privacidade. Acompanhe aqui, e relembre nossa reportagem sobre a intenção do governo estadual de ampliar o uso da tecnologia para buscar foragidos da Justiça.
  • Hoje tem newsletter do Juremir na caixa dos nossos assinantes premium. Nosso colunista lembra dos 100 anos dos 18 do Forte de Copacabana, entre outros conteúdos especiais

Parece que tudo é, de fato, relativo

A escritora Caroline Rodrigues recupera a história de Mileva Marić, a primeira esposa de um dos gênios da física – o nome dele você conhece bem, mas deveria conhecer o dela também.

“Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher”. Foi ouvindo esse tipo de baboseira que eu e muitas outras meninas da minha geração crescemos. Algo para justificar o patriarcado, disfarçado de elogio. Quando pequena, desconfiava que havia algo de errado com a frase, ela ficava entalada na garganta. Na época, anos oitenta, eu já tinha ouvido falar muito em grandes homens, sabia os nomes de diversos deles.

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“Minions 2” faz bagunça no embalo da disco music

Foto: Universal

Personagens de uma das franquias mais queridas do cinema de animação, os minions estão de volta em sua segunda aventura como protagonistas. Em Minions 2: A Origem de Gru (2022), em cartaz nos cinemas, as criaturinhas amarelas esquisitas e simpáticas da trilogia Meu Malvado Favorito precisam salvar seu chefe ainda criança das garras de uma gangue de supervilões. Leia o comentário de Roger Lerina. 

Agenda (🔒)

Às 18h30, a Gravura Galeria de Arte inaugura a mostra POA250, reunindo obras de 22 artistas.

A Orquestra Jovem do RS, a Maria Lisboa Casa de Fado e o Grupo Alma Lusitana apresentam concerto, às 19h, no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa.

Apresentado semanalmente por Katia SumanDiego Grando e Luís Augusto Fischer, o Sarau Elétrico comemora 23 anos recebendo a escritora Claudia Tajes e a canja do músico Bebeto Alves, às 21h, no Bar Ocidente.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O cardeal e arcebispo emérito de São Paulo Dom Cláudio Hummes faleceu ontem, aos 88 anos. Nascido em Salvador do Sul, RS, Dom Cláudio começou sua vida na Igreja Católica aos 17 anos. Em 1970, apoiou trabalhadores das indústrias do ABC Paulista em greves por melhores condições de trabalho. O arcebispo foi fundamental na escolha do Papa Francisco para o cargo mais importante da Igreja Católica. Ficou em atividade até março de 2022, porém deixou a Conferência Eclesial da Amazônia para cuidar da saúde. Em nota, a Arquidiocese de São Paulo disse que ele foi vítima de uma “prolongada enfermidade”. A causa da morte foi câncer de pulmão.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.