Carta da Editora

Carta da Editora: Qual o valor de uma cidade?

Change Size Text
Carta da Editora: Qual o valor de uma cidade?

“A cidade”, diz Marsilio Ficino, “não é feita de pedras, mas de homens”. São os homens que atribuem um valor às pedras e todos os homens não apenas os arqueólogos ou os literatos. Devemos, portanto, levar em conta, não o valor em si, mas a atribuição de valor, não importa quem a faça e a que título seja feita. – (Trecho de História da arte como história da cidade, de Giulio Carlo Argan)

É porque nos importa saber o que é valor na cidade para todos os seus homens e mulheres que perguntamos a vocês, ao longo da semana passada, o que querem ver na cobertura eleitoral que lançamos hoje. Olhar para a cidade a partir de prismas distintos está no DNA da Matinal. Buscamos dar espaço para diferentes vozes, opiniões, necessidades. Quem lê a Parêntese conhece a Porto Alegre da periferia pelas crônicas de José Falero e sua história musical contada por Arthur de Faria. Nas páginas da nossa revista semanal, nossos leitores já viram a cidade pelas lentes de Marcelo Franco Bonifácio e aqueles que aqui vivem pelo olhar de Ângela dos Santos.

Quem lê as reportagens da equipe do Roger Lerina conhece a potência cultural da capital gaúcha e os perrengues de artistas, produtores e toda a turma que se dedica a levar cor, brilho, movimento, entretenimento aos porto-alegrenses. Quem lê as reportagens da Matinal News sobre a cidade sabe como Porto Alegre chegou em 2020 nas áreas de educação, moradia, saúde e trabalho; compreende sua tradição na participação popular e por que ela está em risco; conhece a vocação ecológica da Restinga e o descaso que vive o meio ambiente; já leu a história de como a guerra do tráfico afeta o dia a dia das nossas periferias, e está ciente de que pode contar conosco para fiscalizar o poder e denunciar suas irregularidades e ver o impacto do nosso jornalismo na vida da cidade

Os assinantes premium, nossos apoiadores que ajudam a sustentar o projeto do Grupo Matinal, acompanham com exclusividade a série Prefeito da Semana, que se encerra nesta terça-feira, com seu último episódio, sobre o atual prefeito, Nelson Marchezan Jr. São textos que resgatam a história de Porto Alegre e ajudam a entender que lugar é esse que habitamos hoje.

A cidade é o nosso norte, e por isso a campanha para eleições municipais é um momento especial para nós. Não de redirecionamento da pauta, mas de reforço àquilo que fazemos desde o primeiro dia. Além das reportagens semanais na Matinal News, que passam a focar em temas da alçada do poder Executivo, iniciamos uma parceria com a Afonte Jornalismo de Dados, fundada pela jornalista Taís Seibt. Em conteúdos semanais, Taís e sua equipe vão mergulhar no poder legislativo de Porto Alegre, que nem sempre recebe a atenção que merece na imprensa local. Até 15 de novembro, data do primeiro turno, nossos leitores também encontrarão no site do Roger Lerina um espaço para compreender os rumos das políticas culturais na cidade, tema caro aos nossos leitores e leitoras. 

Lançamos esta semana o podcast Esquina Democrática, onde nossos repórteres e editores trarão mais informações e contexto sobre a campanha eleitoral e bastidores das reportagens da semana. Seguiremos com edições extras do ZapMatinal para você não perder nossos conteúdos sobre eleições. Se ainda não assina, é só se cadastrar aqui. É grátis.

Nosso objetivo é dar contexto a histórias sobre temas relevantes muitas vezes esquecidos não só pelos jornais locais, mas pelos próprios candidatos. Com a ajuda de vocês, caros leitores e leitoras, estamos aqui para lembrá-los do que é importante.

Esse nosso esforço só é possível graças ao apoio de nossos assinantes. Com apenas 10 reais por mês, garantem nossa produção de reportagens, a manutenção das plataformas de informação e a cobertura eleitoral. Se você quer que nosso trabalho siga adiante, considere assinar o Matinal e se juntar à comunidade de apoiadores jornalismo local e independente.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.