Matinal News

Caso Kiss começa a ter seu desfecho na Justiça

Change Size Text
Caso Kiss começa a ter seu desfecho na Justiça

Começou ontem o julgamento dos quatro réus do caso da Boate Kiss. Ao longo das primeiras horas de trabalho, foram escolhidos os componentes do Conselho de Júri – seis homens e uma mulher – além de colhidos depoimentos de duas sobreviventes, a ex-funcionária da casa Kátia Giane Pacheco Siqueira e Kelen Giovana Leite Ferreira, que perdeu três dos sete amigos que foram com ela à Kiss naquela noite. Os quatro réus chegaram ao fórum pela manhã, mas apenas Luciano Bonilha entrou pela frente. Visivelmente emocionado, ele gritou “não sou assassino” na entrada do prédio e, em seguida, precisou de atendimento médico. Conforme o Ministério Público, foi ele quem comprou e ativou o fogo de artifício que deu início ao incêndio. Nesta quinta, a previsão é de ouvir mais cinco sobreviventes e uma testemunha de acusação.

South Smith será no Cais, que terá armazéns reformados para o evento – Evento que reúne startups, empreendedores e investidores, a South Summit 2022 será realizado no Cais do Porto da Capital, entre os dias 29 e 31 de março – logo após Porto Alegre completar 250 anos de sua fundação. Conforme o governador Eduardo Leite (PSDB), os armazéns mais próximos ao Cais Embarcadero, A6, A5 e A4 serão utilizados para o evento. Com recursos da iniciativa privada, cerca de 1,5 milhão de reais serão investidos em reformas nesses locais. A presidente e fundadora da South Summit, María Benjumea, em entrevista ao Jornal do Comércio, destacou a “aposta a longo prazo” no Rio Grande do Sul: “Foi muito importante para a gente ver que é o Estado mais inovador do Brasil e capaz de conectar diferentes ecossistemas, como acontece com Madrid. O contexto da inovação pressupõe o compartilhamento, só assim poderemos tirar o máximo desse movimento”.

Porto Alegre é a capital com maior taxa de mortalidade por Aids do País – O Boletim HIV/Aids, do Ministério da Saúde, mostrou que Porto Alegre é a capital com a maior taxa de mortalidade pela doença no Brasil. Segundo os dados da pasta, são 24,1 mil casos por 100 mil habitantes. Além disso, a cidade também tem a taxa mais alta de detecção entre mulheres grávidas, quesito em que há 17,1 casos por 1 mil nascidos vivos. No geral, o município está em segundo lugar no que diz respeito à taxa de detecção da enfermidade, perdendo apenas para Manaus. Em 2020, foram constatados 41,9 casos por 100 mil habitantes. Em âmbito estadual, o crescimento de óbitos no RS segue na direção oposta da tendência nacional, já que o índice vem em trajetória de queda desde 2012. No Brasil, entre 2014 e 2020, a redução ultrapassou a barreira dos 30%. Testes para detectar o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis podem ser feitos nas 133 unidades de saúde de Porto Alegre e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta.

Estelionatos apresentam queda em outubro no RS – Apesar de ter apresentado uma diminuição de 23% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2020, o número de casos de estelionato em 2021 – 72.556 – já superou a quantidade de registros de todo o ano passado: 66.512. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, foram registradas no décimo mês 5.518 golpes no Rio Grande do Sul. No mesmo período de 2020, foram 7.166. Para o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, delegado André Anicet, o arrefecimento da pandemia e o trabalho educativo da Polícia Civil contribuíram para esta redução. Segundo ele, sem as restrições relacionadas ao coronavírus, as pessoas voltaram às ruas e realizaram menos compras por meios eletrônicos. Anicet listou uma série de medidas que podem ser tomadas para evitar novos estelionatos. Uma delas é desconfiar de serviços ou produtos com preços muito abaixo do mercado.

Outros links:


Cultura

“Deserto Particular” é um filme de encontros

Pandora Filmes/Divulgação

Desde sua estreia no Festival de Veneza deste ano, no qual ganhou o prêmio de público, Deserto Particular, de Aly Muritiba, tem feito uma trajetória de sucesso. Além de ser escolhido para representar o país na disputa pelo Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o longa acaba de receber no Mix Brasil os prêmios Melhor Filme e Melhor Atuação, para Pedro Fasanaro. O longa é protagonizado por Antonio Saboia (Bacurau), que interpreta Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Chico César e Geraldo Azevedo reúnem-se no espetáculo Violivoz, às 19h, no Auditório Araújo Vianna.

Gal Costa apresenta o showAs Várias Pontas de uma Estrela, no Salão de Atos da PUCRS, às 21h.

Espaço Cultural 512recebe, às 21h, o Grupo Central do Samba e o músico carioca Pedro Miranda.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Unagi. Va fa Napoli. Se você sabe do que estamos falando é porque é fã daquela que é uma das maiores séries de TV de todos os tempos e vai gostar de saber que é possível alugar um apartamento em Porto Alegre inspirado naquele em que Monica, Rachel, Phoebe, Chandler, Joey e Ross viveram em Friends. Isso graças à fã de carteirinha da sitcom Giovanna Previdi. Para recriar o palco principal do programa ela decidiu assistir a todos os episódios novamente, em busca de todos os detalhes. O local conta com as paredes roxas, a televisão de tubo no centro da sala, a cozinha com armário na cor azul e até um violão, para quem se aventurar a tocar uma nova versão de Smelly Cat.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.