Matinal News

Centro de Referência do Negro está fechado há mais de dois anos

Change Size Text
Centro de Referência do Negro está fechado há mais de dois anos

Situado na região do antigo Areal da Baronesa, ponto histórico da cultura de Porto Alegre, o Centro de Referência do Negro está interditado desde março de 2021. O motivo é a suspeita de comprometimento estrutural, segundo a prefeitura, que informou que será emitido em breve um laudo técnico para indicar as reformas necessárias. As atividades do local, como palestras e oficinas, passaram a ser conduzidas remotamente ou transferidas a outras instituições. Carla Meinerz, professora da UFRGS, lamenta o fechamento: “Sempre aquilo que é conquista da população negra, indígena, acaba sendo descuidado”. O problema é recorrente: em 2020, a Parêntese resgatou a história de clubes sociais negros no Estado e suas lutas para manterem-se abertos e relevantes.

Dinossauros, espaço para crianças e tradicionalismo: o projeto do novo Parque da Orla 

Ocorreu ontem à noite o lançamento da pedra fundamental do Parque da Orla, iniciativa que promete grandes alterações na paisagem de Porto Alegre. Além de espaços tradicionalistas, o projeto prevê atrações como uma arena com capacidade para até 40 mil pessoas, um espaço com réplicas de dinossauros gaúchos e brinquedos para crianças. Dividido em quatro fases, o projeto da concessionária GAM3 Parks prevê uma “virada de chave” na relação da cidade com o local: “O Harmonia não será mais um lugar para vir apenas de bota para evitar o barro”, afirma Carla Deboni, diretora executiva da empresa. Profissionais da área criticam a proposta para o local, que não será de uso gratuito: ao Matinal, o urbanista Leonardo Brawl Márquez apontou que “atrelar o passeio, a metragem quadrada, com o consumo, com o empreendedorismo, é um problema muito grave”.

Porto Alegre terá marcha contra a fome no próximo sábado

Centrais sindicais e outros movimentos sociais realizam no próximo sábado, dia 9, a Marcha contra a Fome, a Miséria e o Desemprego, no Centro de Porto Alegre. Apesar de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o Brasil tem quase 60% da sua população brasileira com algum tipo de insegurança alimentar. “É inaceitável que toda essa gente se encontre passando imensas dificuldades, sobrevivendo com insegurança alimentar, enquanto o Brasil produz toneladas de alimentos para exportação”, diz Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS. A concentração terá início às 13h30min, no Largo Glênio Peres, com saída marcada para as 14h30min.

Outros links:

  • O Rio Grande do Sul registrou mais 29 mortes por Covid-19. Com isso, a média de mortes, comparada a duas semanas atrás, cresceu 80% no Estado.
  • A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário da dose de reforço da vacina da Janssen em Porto Alegre. A partir de amanhã, pessoas de 37 anos ou mais podem receber mais uma dose do imunizante contra a covid-19.
  • Jairo Jorge (PSD), prefeito afastado de Canoas, foi denunciado pelo Ministério Público por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e peculato, ao lado de outras 16 pessoas. A defesa do político afirma que os fatos serão esclarecidos “na forma legal”.
  • Foi lançado o primeiro Centro de Coletas de Células-Tronco no Rio Grande do Sul. A iniciativa, presente na Universidade de Caxias do Sul, é a primeira no Estado e tem o objetivo de facilitar o acesso e a pesquisa sobre o tema.
  • O partido Novo indicou o advogado e professor Rafael Dresch para candidato a vice-governador na chapa liderada por Ricardo Jobim ao Piratini. A nominata deverá ser definida em 23 de julho.
  • O Banrisul vai disponibilizar 7 bilhões em crédito rural no âmbito do Plano Safra 2022/2023. O valor é 35% maior do que o concedido na temporada passada.
  • O Tribunal de Contas da União determinou que o coronel da ativa do Corpo de Bombeiros, Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, e outro da reserva da Brigada Militar, Joel Prates Pedroso, devolvam 231.480 milhões de reais aos cofres públicos.(🔒)
  • No final da noite de ontem, o Congresso derrubou os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Os projetos preveem quase R$ 7 bilhões para o setor cultural, em até cinco anos.

Governo do RS e municípios gaúchos falham em garantir transparência orçamentária

Com uma plataforma de informações acessível ao público, dados abertos e boas políticas de governança e administração, o Rio Grande do Sul tem um desempenho considerado “bom” em políticas de transparência e integridade. O Estado ficou em sexto lugar no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), divulgado pela ontem pela Transparência Internacional (TI). 

No entanto, o RS vai mal nos quesitos transparência orçamentária, participação social e marcos legais, e poderia melhorar se passasse a publicar dados detalhados sobre emendas parlamentares estaduais, obras públicas, notas fiscais eletrônicas, agendas de autoridades ou incentivos fiscais, recomenda a entidade responsável pelo estudo que avaliou transparência de dados públicos, governança e prevenção à corrupção em 26 estados mais o Distrito Federal.

O levantamento aponta que hoje nenhum dos estados brasileiros divulga informações completas sobre a identificação e o repasse de emendas parlamentares, nem sobre incentivos fiscais – áreas consideradas de risco elevado para corrupção, privilégios e prejuízos aos cofres públicos. “Incentivos e benefícios fiscais são de fato uma caixa preta, tanto em governos estaduais, quanto a nível federal e municipal. A lei já determina a publicação dessas informações, então é preocupante quando elas não são divulgadas. Tudo que tem impacto na receita pública não pode ser considerado sigiloso”, afirma o advogado Bruno Morassutti, cofundador da Fiquem Sabendo, agência especializada em acesso à informação.

Leia a reportagem completa


Cultura

Agenda (🔒)

Às 19h, a professora Paula Ramos ministra a palestra Essa Ruidosa Década, os Anos 80, no Centro Cultural da UFRGS, que integra a programação da exposição 80’s, exibida na Fundação Vera Chaves Barcellos.

O Espaço Arte Design Prado será inaugurado na Galeria Casa Prado, às 19h, com a exposição Aberta a Diálogos.

Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 lançou o e-book Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O designer Fabiano Furtado, 44 anos, natural de Novo Hamburgo, aceitou o desafio de um amigo de encontrar 50 cascatas no Rio Grande do Sul. Ele foi além: conheceu mais de 450 cascatas no Estado e pretende fechar julho com 500 locais visitados. O roteiro de Fabiano foi documentado nas redes sociais do novo-hamburguense, e a ideia é lançar um livro com as experiências de viagem.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.