Matinal News

Chuva dos próximos dias deve superar média do mês

Change Size Text
Chuva dos próximos dias deve superar média do mês Prefeitura anuncia medidas que seguem em vigor pelo menos até a próxima semana, como as forças-tarefas de limpeza | Foto: JulioFerreira / PMPA

A frente fria que chega amanhã deve provocar uma sequência de dias de chuvas extremas em Porto Alegre, ultrapassando 110mm de precipitação em algumas regiões da cidade. O volume previsto para o período entre sábado e segunda-feira (17) pode superar a média do mês de junho. Diante desse cenário, a prefeitura apresentou ontem um conjunto de ações preventivas em parceria com a Defesa Civil. O prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu atenção à população, mas sinalizou que, por ora, não vê necessidade de evacuação de regiões. Ele admitiu, contudo, que regiões como Vila Farrapos, Humaitá, Guarujá e Ponta Grossa são pontos sensíveis.

As medidas da prefeitura, que seguem em vigor pelo menos até a próxima semana, incluem forças-tarefas de limpeza urbana e drenagem – hoje, 22 das 23 casas de bombas estão em operação na capital, 12 delas utilizando geradores de energia. A Defesa Civil terá plantão 24 horas e com possibilidade de aberturas de mais vagas em abrigos, caso necessário. Porto Alegre tem 60 casas de acolhimento com cerca de 2,6 mil pessoas.

Publicidade

No estado, a Defesa Civil emitiu alerta válido até terça que prevê até 150mm de chuva. Na região metropolitana, são esperados 100mm, em especial no domingo. Canoas apresentou um plano de contingência, e moradores de cinco bairros de Eldorado do Sul foram orientados a evacuar suas residências em caso de chuva forte. A MetSul ressalta que o cenário preocupa devido à quantidade de lixo nas ruas, ao comprometimento das redes de esgoto e ao assoreamento dos rios, ainda que não seja repetição dos eventos ocorridos entre fim de abril e início de maio.

Veja a íntegra da Matinal News desta sexta-feira, 14 de junho.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.