Matinal News

Coleta de lixo na Capital deve ser normalizada até amanhã

Change Size Text
Coleta de lixo na Capital deve ser normalizada até amanhã

Com a paralisação dos trabalhadores da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda., que realiza o recolhimento de lixo domiciliar porta a porta, montanhas de resíduos acumularam-se por cerca de 40 bairros da Capital ao longo do final de semana. A prefeitura montou uma operação emergencial para recolher detritos das avenidas principais. A paralisação iniciou na noite de sexta e foi motivada pelo não recebimento do auxílio-alimentação, segundo os trabalhadores. Em reunião com representantes da empresa, o prefeito Sebastião Melo (MDB) ordenou o pagamento de 500 mil para a quitação do benefício. A expectativa é de que o serviço seja retomado ainda hoje, mas o serviço só deve ser normalizado na terça. A Litucera é responsável por 80% da coleta domiciliar na cidade. O restante é realizado por outra empresa de forma automatizada, a partir dos resíduos jogados nos contêineres.

Sem patrocínio da Câmara de Vereadores, bancas da Feira do Livro podem ficar sem cobertura – A notícia de que a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre não apoiaria a 67a Feira do Livro surpreendeu o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), Isatir Bottin Filho. Os 49 mil reais que viriam do parlamento são fundamentais para garantir a cobertura que protege as bancas da chuva, com custo total de 100 mil. Mas apenas seis dos 36 vereadores manifestaram interesse em participar da feira, explica Jorge Barcellos, diretor da Escola do Legislativo, órgão responsável por analisar a proposta. Segundo ele, a Mesa Diretora da Casa considerou baixo o interesse. O Legislativo observou que recursos têm sido repassados para o combate à Covid, diminuindo verbas para ações culturais. Ainda assim, a CRL cogita a possibilidade de contar com os recursos da Câmara, mas já busca por parceiros privados. Também considera a alternativa de cobrir apenas a área de autógrafos e o espaço de contação de histórias. De volta à Praça da Alfândega, a Feira do Livro será realizada em formato híbrido, entre 29 de outubro e 15 de novembro.

Piratini vai devolver imposto a famílias de baixa renda – Será lançado hoje o programa que prevê a devolução de parte do ICMS pago por famílias de baixa renda. Aprovado pela Assembleia no final do ano passado, o mecanismo terá os detalhes apresentados a partir das 10h pelo governador Eduardo Leite. Segundo a coluna de Rosane de Oliveira(🔒), cada família será restituída com 25 reais por mês, além de uma parcela calculada de acordo com o consumo registrado em notas fiscais. A iniciativa deve beneficiar 1,1 milhão de famílias gaúchas que tenham renda de até três salários-mínimos registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. 

Governo do Estado avalia tornar obrigatório ensino presencial – Na próxima reunião do Gabinete de Crise do governo estadual, prevista para quarta-feira, será discutida a possibilidade de tornar obrigatório o retorno às aulas presenciais das redes pública e privada a partir de novembro. Em entrevista à TV Bandeirantes, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, afirmou que o governo está considerando o avanço da imunização contra Covid-19 no Estado. Ação semelhante já foi adotada em São Paulo, onde todo o ensino volta a ser presencial a partir de hoje. Atualmente, no Rio Grande do Sul, as aulas em todos os níveis ocorrem em modelo híbrido, respeitando a decisão de pais e estudantes que preferem aulas remotas. Na semana passada, a Ufrgs decidiu manter o modelo híbrido, com atividades práticas presenciais restritas no segundo semestre do ano letivo de 2021, que vai começar somente em 17 de janeiro.

Leite acirra disputa de prévia do PSDB com críticas a Doria – A disputa para ver quem será o candidato do PSDB à presidência da República, em 2022, vem se acirrando. Mais uma vez, os governadores Eduardo Leite e João Doria se estranharam depois que o gaúcho esteve em São Paulo em busca de votos de pessoas até então favoráveis ao paulista. Leite alfinetou Doria ao compará-lo a Bolsonaro quando mencionou as suspeitas de fraude em relação à votação da sigla. Leite se referia à crítica de paulistas ao aplicativo do PSDB criado para as prévias. O programa foi desenvolvido no RS e, na opinião de aliados de Doria, seria vulnerável. Vale lembrar que, em 2018, os dois então candidatos a governador escolheram Bolsonaro no segundo turno – e Leite, hoje, tem ao menos cinco bolsonaristas explícitos ou ligados a apoiadores do presidente entre os 25 titulares de suas secretarias. O governador gaúcho também citou a recusa do adversário paulista em participar de um debate que reuniria ainda uma terceira opção do PSDB, o ex-prefeito manauara Arthur Virgílio.

Outros links:


Vacina, sim!

A campanha contra a Covid-19 segue para todas as pessoas acima de 12 anos em Porto Alegre. Hoje 53 pontos recebem o público para primeira e segunda aplicação ou dose de reforço. Veja o serviço completo.


OFERECIMENTO


Cultura

“Cowboys” é jornada libertadora em tom de western

Foto: Synapse Distribution/Divulgação

Aclamado em festivais norte-americanos como L.A. Outfest e Tribeca, o ótimo drama Cowboys (2020) conta a história de Joe (Sasha Knight), um garoto transexual que enfrenta dificuldades para se relacionar com a mãe, Sally (Jillian Bell, do filme Fada Madrinha), que se recusa a aceitar a identidade do filho. O único aliado de Joe é o pai, Troy (Steve Zahn, da série The White Lotus), um homem instável que aceita e encoraja o filho de 11 anos a ir em busca de sua verdade. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

MACRS acaba de abrir a primeira exposição oficial em seu novo endereço, no Quarto Distrito. Aquilo que Circula, Emerge, de Armarinhos Teixeira, fica em cartaz até 21 de novembro. A inauguração da mostra marcou também a posse da nova diretoria da Associação de Amigos da instituição (AAMACRS). 

Esse ano, a tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo terá exibição em formato híbrido. Durante duas semanas, serão exibidos 265 títulos de vários países em salas de cinemas da cidade e também em plataformas online.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Paisagem já clássica para quem usa a freeway em direção ao Litoral Norte, os aerogeradores de Osório revolucionaram a receita da cidade. A construção de 75 grandes torres, anunciada em 2002 e finalizada em 2006, causou desconfiança nos moradores da cidade. Aos poucos, a população se acostumou com a ideia e adotou com orgulho a fama de município referência nacional em energias renováveis. Graças aos aerogeradores, Osório colhe os bons frutos da obra, já que a receita líquida em 2021 foi estimada em 232,6 milhões de reais, o que equivale a mais de 100% do orçamento previsto 15 anos atrás. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.