Matinal News

Com 30% da população vacinada, Porto Alegre flexibiliza protocolos

Change Size Text
Com 30% da população vacinada, Porto Alegre flexibiliza protocolos

Porto Alegre já tem 30% da população com o esquema vacinal completo segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Mais de 445 mil pessoas estão nessa condição, o que significa que três a cada 10 pessoas já receberam as duas doses ou a aplicação da dose única contra a Covid-19. No RS, a população imunizada por completo é de 22,37%.

Com o avanço na campanha de vacinação, a Prefeitura decidiu flexibilizar protocolos para algumas atividades e serviços. Restaurantes e hotéis foram liberados para operarem com capacidade máxima. ​​Alguns donos de restaurantes optaram pela cautela e mantiveram a capacidade reduzida Já no transporte público, foi elevado de 75% para 90% o limite de ocupação dos coletivos. As novas regras podem ser conferidas no site da prefeitura.

Falando em protocolos, vereadores do PT, PCdoB e PSOL entregaram uma representação ao MP sobre possível prevaricação de Sebastião Melo (MDB). Eles acusam o prefeito de ter descumprido decreto municipal ao não fiscalizar medidas sanitárias como uso de máscaras durante a motociata promovida por Jair Bolsonaro (sem partido). À coluna de Rosane de Oliveira(🔒), o prefeito afirmou: “Nunca tratamos esse assunto de forma policialesca ou fiscalista. Entendemos que a solução passa por conscientização e não punição”.

Use máscara – É importante respeitar as recomendações sanitárias como o uso de máscara mesmo com a vacinação acelerada e a sensação de “volta à normalidade”. Aliás, é fundamental manter o avanço da campanha em todo o Brasil para conter a disseminação da variante Delta do coronavírus, presente mesmo em pessoas já vacinadas. Conforme o Ministério da Saúde, 97 casos foram confirmados em solo brasileiro. Caso o Brasil consiga manter a média de 1 milhão de doses aplicadas por dia, 70% do povo brasileiro estará imunizado até dezembro.

O que mais você precisa saber hoje


CPFL Energia arremata braço de transmissão da CEEE – A CPFL Energia, dona da RGE Sul, arrematou o braço de transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-T) por 2,67 bilhões de reais. A proposta final pela parte da estatal representou um ágio de 57,13% no pedido inicial do governo do RS. A quantia, no entanto, ainda ficou abaixo dos 3 bilhões de reais projetados pelo Palácio Piratini. A administração estadual agora detém apenas a geração da CEEE, que deve ser vendida até o final de 2021. A CEEE Distribuição foi vendida ao grupo Equatorial no final de março. Presente no leilão realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, o governador Eduardo Leite acredita que as privatizações que já foram concluídas e as que serão feitas irão reanimar a economia do Estado. 

Médico acusado de abuso é preso e namorada vai responder por ameaças a vítimas – Já são 95 as mulheres que denunciaram por crimes sexuais o cirurgião plástico Klaus Wietske Brodbeck, preso na sexta-feira. A namorada do médico vai responder por difamação, calúnia (por ter acusado indiretamente a polícia por abuso de autoridade), ameaça entre outros crimes, segundo o G1. A mulher publicou vídeos em redes sociais ameaçando e ofendendo as vítimas. Segundo a polícia, que apreendeu o celular da namorada, ela chegou a oferecer dinheiro para algumas denunciantes. “No momento que isso acontece de dentro da casa dela, assumimos que tem uma certa conivência com isso”, destaca a delegada Jeiselaure Rocha. Em entrevista à RBS TV, o advogado de defesa do cirurgião afirma que ele não participou das ameaças. Brodbeck já respondia ao Cremers pelos mesmos crimes, mas a entidade diz que só torna casos públicos após esgotados os prazos para recursos.

Prefeitura traça perfil de empreendedores em Porto Alegre – Sarandi, Centro Histórico, Rubem Berta, Restinga e Lomba do Pinheiro. Estes são os bairros de Porto Alegre que mais concentram empreendedores. Um estudo da prefeitura mostrou que 218.818 pessoas atuam desta forma. O faturamento médio por ano alcança os 48 mil reais, segundo a colunista de GZH Giane Guerra (🔒), e as principais atividades microempreendedoras estão em salões de cabeleireiros, manicures, varejo, publicidade e serviços de construção. Estes dados, compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, servirão para a criação de políticas públicas sobre o tema e também auxiliar empresas que desejam oferecer crédito a microempreendedores.

Vacina, sim!

A partir de hoje, quem tem 34 anos também pode se vacinar contra a Covid. A imunização ocorre em 12 unidades de saúde e no drive-thru híbrido do Bourbon Wallig. Veja mais informações aqui. Amanhã o público será ampliado para a faixa dos 33 anos.

Outros links:


Cultura

Natalia Borges Polesso narra colapso do planeta e das relações em “A Extinção das Abelhas”

Foto: Eduardo Kriger

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Colegiado Setorial de Música do estado promove, às 17h, o encontro “Desafios e perspectivas do setor da música em tempos de pandemia”.

O cineasta Carlos Gerbase é o convidado do Clube de Leitura do Instituto Ling, às 19h, em bate-papo sobre Máquinas Como Eu, do escritor britânico Ian McEwan.

A cantora Linn Da Quebrada lançou nas plataformas de streaming o álbum Trava Línguas, na última sexta-feira.

Receba a agenda completa


Você viu?

O escritor Jeferson Tenório, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre do ano passado, foi homenageado no projeto Rua dos Escritoresiniciativa do Centro Integrado de Desenvolvimento (CID), uma escola particular localizada no bairro Bom Fim. O artista @soulchamb desenhou Tenório em um dos postes da Rua Fernandes Vieira. Já haviam sido retratados Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.