Matinal News

Com frio e ciclone, Porto Alegre antecipa operação de auxílio a pessoas em situação de rua

Change Size Text
Com frio e ciclone, Porto Alegre antecipa operação de auxílio a pessoas em situação de rua

A previsão de frio intenso para esta semana fez a Prefeitura de Porto Alegre antecipar a Operação Inverno, força-tarefa de auxílio às pessoas em situação de rua. A mobilização, que estava marcada apenas para 4 de junho, já começou na noite desta segunda – e ontem mesmo doações de roupas já chegaram ao Tesourinha, um dos pontos de coleta (veja onde doar). Os agentes passarão a percorrer as ruas da Capital para incentivar as pessoas a buscarem guarida em albergues, abrigos e pousadas. De acordo com a MetSul Meteorologia, um ciclone – que ganhou o nome de Yakecan, “o som do vento” em tupi-guarani – atingirá parte do RS, incluindo Porto Alegre, com rajadas de vento muito fortes que podem escalonar até a força de um furacão, a 120 km/h. A Defesa Civil Nacional solicitou que a população cadastre os celulares, por meio do envio de SMS para o número 40199, com o CEP da região, para passar a receber alertas por mensagens de texto. Serviços como fornecimento de água e luz podem ser afetados e preparam reforço no atendimento

Câmara aprova projeto para liberar alienação de dezenas de imóveis da Prefeitura 

 A Câmara aprovou, por 25 votos a 10, o projeto que libera a Prefeitura para alienar 92 imóveis. Com os recursos, será criado o Fundo Municipal para Restauração, Reforma e Manutenção do Patrimônio Imobiliário de Porto Alegre. Pelo texto do projeto, parte dos recursos poderá ser usado em “ações e projetos estratégicos, como a revitalização do Centro Histórico”. A propósito, uma subemenda retirou da lista o imóvel questionado pelo vereador Matheus Gomes (PSOL) na avenida Carlos Gomes. A Prefeitura alega que a parte dela na área é um trecho do passeio. Gomes afirma que o terreno público, hoje ocupado pela Melnick Even, tem 150m². Além dos endereços no projeto, 64 lotes no Parque Industrial da Restinga também poderão ser alienados após a sanção da proposta. 

Piratini entrega LDO à Assembleia Legislativa, contando com RRF

O Governo do RS entregou ontem à Assembleia Legislativa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023. O documento, que prevê um superávit de 37 milhões de reais, tem no seu conteúdo a adesão do Estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O tema é alvo de polêmica por conta da disputa eleitoral e volta ao plenário hoje, sem certeza de vitória por parte do Piratini. A matéria precisa ser aprovada por 28 deputados. Caso seja reprovada, a perspectiva do Executivo é fechar 2023 com déficit de 4,4 bilhões de reais, em razão de o Estado ser obrigado a ter de pagar a dívida, pois já não contará com a liminar que o permitia não efetuar os depósitos mensais à União – medida que o governo abriu mão dentro do acordo para aderir ao RRF.

Outros links:

  • Focos de lixo encontrados por Porto Alegre viraram criadouros para o mosquito da dengue. Resíduos estão com água acumulada e geraram preocupação. No Estado, o número de vítimas fatais da doença neste ano já chegou a 29.
  • Em um momento de alta demanda de atendimento para crianças, dez novos leitos pediátricos serão abertos hoje no Hospital Vila Nova. Também serão entregues 30 leitos de enfermaria pediátrica e 33 leitos de saúde mental.
  • O prefeito Sebastião Melo (MDB) entregou pessoalmente aos vereadores o programa que, na prática, cria um plano diretor específico ao 4º Distrito. Recupere aqui a cobertura do Matinal sobre a proposta.
  • projeto de integração dos ônibus metropolitanos e urbanos da Capital avançou. Após duas reuniões técnicas, a administração municipal começou a analisar a minuta que autoriza a criação de convênio.
  • Já o pregão para manutenção de viadutos e terminais de ônibus de Porto Alegre não teve interessados. Diante da situação, a Prefeitura fará uma reavaliação do edital para eventuais ajustes.
  • O DMLU alegou que a falta de segurança é o motivo de o banheiro do Caminho dos Jacarandás, na Praça da Alfândega, estar fechado desde dezembro.
  • Uma ação do Cpers pede a suspensão da militarização das escolas públicas. O procedimento processual quer demonstrar que a designação de militares para a direção de instituições com aplicação da pedagogia militar é inconstitucional.
  • Lula confirma viagem ao RS em 1º e 2 de junho, com agenda em Porto Alegre. A direção do PT gaúcho vai definir o roteiro do político.
  • Um antidepressivo nasal começou a ser utilizado por pacientes do RS. O medicamento, em uso no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, teria efeito mais rápido do que os remédios convencionais.
  • Amanhã, às 18h, o Matinal recebe o secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, e a advogada Jacqueline Custódio, que faz parte do Coletivo Cais Cultural, para debater o futuro do Cais Mauá. Acompanhe pelo nosso canal do YouTube.
  • Hoje é dia de newsletter do Juremir, que é enviada no início da tarde aos assinantes do Matinal. O tema que abre o espaço hoje é a ofensiva do governo Bolsonaro sobre o FGTS.

Centro Histórico de Porto Alegre concentra bancas ilegais de jogos de azar

Para quem caminha pelo Centro Histórico de Porto Alegre, é simples se informar sobre os resultados diários da loteria gaúcha do Jogo do Bicho. Somente em um trecho de 130 metros da avenida Júlio de Castilhos, entre a rua Chaves Barcellos e o camelódromo, quatro pontos atualizam os números sorteados duas vezes ao dia, às 14h e às 18h. Ao menos duas lojas do trecho disponibilizam apostas do gênero.

Em uma tarde de caminhada, o Matinal identificou ao menos 12 pontos de exploração de jogos de azar no bairro, e pelo menos uma abrigava caça-níqueis no fundo da loja. O cenário contrasta com o intenso policiamento da região, que tem trânsito de policiais militares e guardas municipais. A reportagem constatou viaturas e agentes de segurança fazendo suas rondas próximos aos pontos de jogo ilegal, sem que os empreendimentos irregulares fossem perturbados.

Desde 1946, a exploração de jogos de azar é considerada uma contravenção penal no Brasil. Ou seja, são infrações de menor potencial ofensivo, cujas penas costumam ser multas ou prestações de serviços à comunidade. Consultadas sobre o cenário no Centro Histórico, autoridades policiais apontaram “problemas na legislação” que dificultam o combate aos jogos de azar e levam as polícias a apenas “enxugar gelo” na repressão à contravenção.

Leia a reportagem completa


Para que a verdade venha à tona

Na edição #125 da Parêntese, publicamos uma entrevista que o editor Luís Augusto Fischer fez com Duílio Martínez, advogado que está atuando no processo que busca estabelecer a verdade sobre um massacre contra populações indígenas ocorrido em 1924 na Argentina. Leia um trechinho do que Martínez contou:

Desde que ocorreu o fato, em 1924, a voz das vítimas foi totalmente negada. Os que sobreviveram tiveram que se espalhar pela região e depois voltar aos poucos, com um terror que durou gerações. O pavor era tanto que os sobreviventes decidiram não ensinar sua língua própria para seus filhos, para que eles não fossem discriminados. Assim, essa língua foi praticamente perdida na região. Sobraram alguns poucos falantes, que aprenderam a língua em segredo e com a condição de que não a falassem. Então, se passaram praticamente 80 anos até que começou aqui todo um movimento dos descendentes dessas pessoas para procurar a verdade do que tinha acontecido.

Aqui a entrevista completa(🔒).


Cultura

“O Homem do Norte” revela o Hamlet viking

Foto: Universal

Considerado um dos renovadores do terror contemporâneo, o diretor Robert Eggers lançou seu olhar enviesado para a mitologia nórdica e suas sagas. Inspirado na lenda viking de Amleth e na tragédia shakespeariana de Hamlet, O Homem do Norte (2022) é a nova incursão ao passado do realizador dos impressionantes filmes também de época A Bruxa (2015) e O Farol (2019). Leia a resenha do Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 18h, o Quarteto Barbershop e o duo formado por Eliseu Rodrigues (clarinete) e Fernando Rauber (piano) apresentam recitais no Paço Municipal, em iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre com curadoria da Casa da Música.

A artista Carolina Marostica inaugura Em Algo Turvo, às 19h, no Museu do Trabalho.

Às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, o 16º Festival Palco Giratório Sesc apresenta a peça Para Não Morrer, baseada na obra de Eduardo Galeano, com direção e atuação de Nena Inoue

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Desconectar de aplicativos e sites está cada vez mais complicado, ainda mais quando falamos de páginas projetadas para deixar os usuários o maior tempo possível navegando. Um desses exemplos é o YouTube, que em 2017 alcançou a marca de 1 bilhão de horas gastas em vídeos por dia. Desconectar de aplicativos e sites está cada vez mais complicado, ainda mais quando falamos de páginas projetadas para deixar os usuários o maior tempo possível navegando. Um desses exemplos é o YouTube, que em 2017 alcançou a marca de 1 bilhão de horas gastas em vídeos por dia.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.