Matinal News

Com ritmo desacelerado de óbitos, RS chega a marca de 40 mil vítimas da covid

Change Size Text
Com ritmo desacelerado de óbitos, RS chega a marca de 40 mil vítimas da covid

O Rio Grande do Sul atingiu nesta quarta-feira a marca de 40 mil óbitos por covid-19. As mortes ocorreram ao longo de 826 dias, desde o primeiro registro, em 25 de março de 2020. A maioria das vítimas, 6.328, residia em Porto Alegre. Além da Capital, outras cinco cidades perderam mil ou mais de seus habitantes e, em todo o Estado, apenas o município de Novo Tiradentes não registrou morte alguma relacionada ao coronavírus. 

Enfrentando o sexto período de alta elevada na média de casos – o que faz com que, neste momento, todas as regiões do Estado estejam sob Aviso no sistema 3As –, o ritmo dos óbitos vem caindo, e nunca é demais lembrar que essa velocidade cai principalmente quando acompanhada de bons índices de vacinação. Hoje, no RS, 59% da população está com o esquema vacinal completo, que prevê as duas doses iniciais e mais pelo menos um reforço, conforme o painel da Secretaria Estadual da Saúde

Por coincidência, no mesmo dia em que passou dos 40 mil óbitos, por decisão do Governo Federal, foram fechados 478 leitos de UTI para covid-19 no RS. O funcionamento deles teria sido encerrado em dezembro passado, mas acabou postergado em razão da chegada da ômicron, que de fato provocou uma nova onda de hospitalizações no início deste ano.

Se no auge da pandemia o RS teve cerca de 3 mil leitos de terapia intensiva, sendo 1,5 mil destinados apenas a pacientes infectados pelo coronavírus, agora conta com 2.008 para atendimento em geral. Com menos espaço, a ocupação de UTIs no Estado saltou a 90% ontem. O contingente de pacientes com covid, além dos casos suspeitos, representava 12% das internações.

Prefeitura vai discutir expansão do plano cicloviário em reuniões com a comunidade 

A Prefeitura buscará ouvir a população com vistas a ampliar e aperfeiçoar a rede cicloviária de Porto Alegre. A iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana vai na contramão de um projeto em discussão da Câmara de Vereadores, que quer dificultar a construção de faixas para ciclistas por meio de alteração no Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI). A pasta pretende reunir, ao longo de dez encontros, vereadores, comerciantes, cicloativistas e estudantes para entender demandas de quem já usa a bicicleta para deslocamento urbano e buscar sugestões acerca do que seria a rede ideal para que mais pessoas se tornem adeptas do meio de transporte. A primeira reunião acontece no próximo dia 5, às 10h, na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara Municipal. Na aprovação do PDCI, em 2009, foram apontados 495 quilômetros de vias para receber ciclovias e ciclofaixas — menos de 15% saíram do papel em 13 anos. Atualmente, há quase 70 quilômetros destinados a ciclistas na cidade – a meta da prefeitura é chegar a 100 até 2024, mas faltam planos detalhados para que o objetivo seja atingido.

CMS tenta barrar terceirização de unidades de saúde em Porto Alegre 

O Conselho Municipal de Saúde protocolou recurso contra as ações da Secretaria Municipal de Saúde para terceirizar a gestão de mais unidades de saúde Em nota, o CMS afirma que, com os repasses, “o município se exime de suas atribuições, fundamentais para a garantia da saúde”, além de desrespeitar a legitimidade do conselho como estrutura do SUS. O Município deve concluir a cessão de 15 unidades de saúde. Com isso, um total de 115 unidades – equivalente a 96% das 132 existentes – passarão a ser controladas por instituições externas. A Prefeitura explica que o repasse não estava previsto para este momento – os contratos vigentes com os hospitais estão para vencer em agosto e há um processo de chamamento público em curso para contratar organizações da sociedade civil para gerir todas as 114 unidades parceirizadas a partir de setembro. O processo teria sido antecipado pela incompletude da Operação Inverno, como é chamada a autorização concedida pela Câmara Municipal para que a Prefeitura faça contratações emergenciais de servidores para atender à demanda na estação mais fria do ano. 

MDB nacional aprova e pressiona por chapa com Leite ao Piratini

Enquanto o MDB gaúcho insiste na pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza ao Piratini, a executiva nacional foi unânime em seu apoio a uma aliança com PSDB e Cidadania para concorrer ao governo do Estado. A decisão pela adesão à chapa de Eduardo Leite, diz a direção do partido, seria “fundamental” para o projeto em torno de Simone Tebet (MDB-MS) ao Planalto. A ala tradicional do partido defende a candidatura própria e afirma que a decisão deve ser formada pelos representantes da sigla no Estado. Souza afirmou não ter participado da reunião que culminou no anúncio. À noite, disse que conversou com Leite e manifestou que mantém o propósito de ser candidato. Como forma de alimentar a pressão contra os emedebistas, o ex-governador já inclusive agradeceu pelo apoio, compartilhando a mensagem do diretório nacional e salientando como “demonstração de sinergia com o espírito que moveu o PSDB a abrir mão de candidatura própria à presidência”. Nos bastidores, os tucanos cobram esse apoio como contrapartida ao respaldo a Tebet em nível nacional.

Outros links:

  • Passa a valer a partir de amanhã a regra definida no Programa Assistir, do Governo do Estado, que reduz o repasse a 50 hospitais, incluindo três da Capital. Neste mesmo ajuste, 218 instituições terão aumento na verba.
  • O prefeito Sebastião Melo (MDB) foi assaltado em Brasília, onde cumpre agenda. Ele teve seu celular roubado.
  • A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou ontem o projeto de lei que autoriza a doação da área conhecida como Vila da Represa ao município de Viamão. A área havia sido doada a Porto Alegre em 1970.
  • O vereador João Bosco Vaz (PDT) assumiu ontem o lugar de Mauro Zacher (PDT) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Zacher faleceu no último domingo, dia 26, de parada cardíaca.
  • O casarão centenário da Instituição Pia Chaves Barcellos, no bairro Rio Branco em Porto Alegre, vai abrigar uma mostra arquitetônica da CasaCor entre agosto e outubro deste ano.
  • A Famurs manifestou apoio à ação judicial movida pela seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil que pede uma revisão da dívida do Estado com a União (🔒).
  • A partir de amanhã, passa a valer a redução do ICMS do diesel no Estado. O preço de referência do diesel, que está em 4,84 reais, cairá para 3,90 reais.
  • Rápido e conciso, Juremir Machado da Silva trata de cultura em sua coluna de hoje, abrindo espaço para a poesia de Fernanda Bastos. 

Cultura

Agenda (🔒)

O projeto Mistura Fina está de volta em formato presencial, com curadoria do músico Arthur de Faria e da DJ Nanni Rios, apresentando o grupo Alma Lusitana e o ator Jair Klein – interpretando Fernando Pessoa –, às 18h30, no Foyer do Theatro São Pedro

Glau Barros canta As Bambas do Samba, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS.

Emily Borghetti, Paola KirstPedro Borghetti e Rafa Costa apresentam o espetáculo Isso Não É um Grupo no Teatro, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, às 20h – relembre a entrevista com os artistas.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O Cine Farol Santander em Porto Alegre vai exibir 18 filmes da Pixar de graça a partir de hoje e até o fim de julho. A Mostra Pixar vai ter sessões diárias às 15h e às 17h30min. Ao longo dos dias, a programação fará uma verdadeira retrospectiva das produções do estúdio de animação, desde o primeiro filme, Toy Story, de 1995, até Toy Story 4, lançado em 2019. As sessões serão dubladas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.