Matinal News

Como está o quadro eleitoral no RS a 6 meses do pleito

Change Size Text
Como está o quadro eleitoral no RS a 6 meses do pleito

A menos de seis meses da realização do primeiro turno, o quadro das eleições para governador do Rio Grande do Sul começa a tomar forma. Um dos principais fatores do pleito deste ano é que a corrida ao Piratini estará muito relacionada às disputas federais e vai refletir a polarização nacional. O lado da direita está estruturado, enquanto o polo que fará oposição ao bolsonarismo ainda vive um período de dúvida.

O deputado federal e ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) e o senador Luis Carlos Heinze (PP) são faces de uma mesma moeda e, embora o primeiro esteja mais próximo do presidente Jair Bolsonaro (PL), haverá uma disputa pelo eleitorado que se identifica com a gestão bolsonarista. No MDB, mesmo que Gabriel Souza tenha sido lançado como pré-candidato ao Piratini, o vereador de Porto Alegre Cezar Schirmer ainda insiste na disputa da indicação da sigla, que será em agosto – uma situação que impacta também a viabilidade da candidatura do atual governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).  

Na esquerda, a união entre o PSB e o PT em âmbito nacional, personificada na parceria entre Lula e Alckmin, não surtiu efeito no território estadual. O PSB investiu na pré-candidatura do ex-deputado Beto Albuquerque, que tenta amealhar votos do centro e até da direita. O PT lançou o deputado Edegar Pretto como candidato ao Piratini mas não descarta uma aliança com o PSB. A questão é que ambos não abrem mão da cabeça de chapa. No mesmo polo ideológico, o atual vereador Pedro Ruas será o nome do PSOL, que planeja manter o voo solo. Há também o PDT, com Romildo Bolzan ainda titubeante em se lançar à corrida eleitoral

Direita no Piratini, esquerda no Senado – Publicada ontem, a pesquisa Real Time/Biga Data, da Record TV RS, testou cenários para governador e, tanto no método estimulado quanto no cenário induzido (em que um presidenciável apoia determinado candidato), Onyx e Heinze lideram. Já no que diz respeito ao cargo para o Senado, Manuela D’Ávila (PCdoB) fica à frente de seus adversários com índices em torno de 20%, deixando para trás nomes como Hamilton Mourão (Republicanos) – com quem empata dentro da margem de erro –, Ana Amélia Lemos (PSD) e Lasier Martins (Podemos).

Prefeitura desiste de parceria com a UFRGS para revisão do Plano Diretor

O entendimento do Conselho Universitário da UFRGS (Consun) de que precisaria de mais informações para autorizar a interação acadêmica na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre fez com que a Prefeitura reagisse e optasse pelo rompimento da parceria. Enquanto o Executivo, através do secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, acusa o órgão universitário de morosidade proposital, o conselho informa ter recebido o processo apenas neste ano, incluindo na pauta no mês passado. Em reunião ontem, o Consun – órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da universidade – reforçou que a tramitação de suas pautas não pode sofrer pressões externas. Sem mais contar com a UFRGS, a Prefeitura terá de elaborar um novo cronograma para a revisão do plano, que já deveria ter sido feita em 2020. A apresentação será na próxima reunião do conselho do Plano Diretor, em 3 de maio.

Na Assembleia, professores da UFRGS criticam proposta para o Cais Mauá

Tema de audiência pública na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, a proposta de concessão do Cais Mauá foi criticada por professores da UFRGS que integram o coletivo Cais Cultural. O grupo – que no ano passado propôs uma “ocupação cultural” dos armazéns – alega que o projeto de concessão do Governo do Estado, cuja modelagem foi elaborada pelo BNDES, irá causar segregação do espaço com base em critérios de renda. Na apresentação de ontem, os docentes advertiram que “grande parte da população de Porto Alegre e da Região Metropolitana não poderão usufruir daquele espaço”, além de aumentar a “pressão imobiliária” na região. O Governo do Estado optou por não enviar representante à reunião na Assembleia, pois afirmou que irá “dialogar com a sociedade na audiência pública que ocorrerá em 28 de abril”. O processo sobre o Cais Mauá atualmente está em fase de consulta pública, que encerra na próxima sexta. Pelo cronograma do Piratini, a ideia é fazer o leilão de desestatização da área na metade deste ano. 

Em protesto, Santas Casas e hospitais filantrópicos no RS suspendem consultas eletivas 

Ao menos 17 hospitais filantrópicos e Santas Casas do Rio Grande do Sul não realizarão consultas eletivas hoje, entre eles a Santa Casa de Porto Alegre e o Hospital Espírita de Porto Alegre. A decisão faz parte de um ato organizado pelas instituições de todo o Brasil para pedir ao Ministério da Saúde aumento nos repasses. Segundo a Federação de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, os reajustes na tabela do Sistema Único de Saúde ao longo dos anos não foram suficientes para acompanhar altas como o do Índice de Preços no Consumidor. A entidade calcula um déficit de 10 bilhões de reais ao ano em âmbito nacional. No Estado, é estimado um prejuízo de 800 milhões ao ano.

Outros links:


Andar de ônibus em Porto Alegre

Publicamos hoje uma colaboração de Ademir Arcanjo Furtado, nosso leitor, que aborda uma questão vital para entender o porto-alegrense: o transporte público (contém ironia, sempre bom avisar). 

Já faz alguns anos, tomei uma decisão muito sábia: abandonei o carro e passei a andar teoricamente de ônibus. Digo “teoricamente” não por efeito de retórica. É que cada vez que saio de casa, com planos de ir a algum lugar, alimento a firme disposição de usar o transporte coletivo, chego até a separar os trocados para pagar a passagem, vou até a parada, espero, espero, espero. E pego um táxi. 

Leia o texto completo aqui.


Cultura

Marco Bellocchio fotografa a máfia em “O Traidor”

Foto: Pandora Filme

Mais recente filme do cineasta italiano Marco BellocchioO Traidor (2019) está em cartaz nos cinemas. Chamado pelo jornal inglês The Guardian de “Os Bons Companheiros da vida real”, o longa protagonizado por Pierfrancesco Favino e Maria Fernanda Cândido narra a trajetória de Tommaso Buscetta, mafioso que morou no Brasil nos anos 1970 e 1980 e ganhou notoriedade ao delatar os chefes da Cosa Nostra siciliana. Leia a resenha de Roger Lerina.


Agenda (🔒)

A exposição Observatório, do artista paulistano Artur Lescher, pode ser visitada a partir de hoje, às 10h, no Farol Santander – a News do Roger conta mais detalhes sobre a mostra amanhã.

A cantora Gabriela Lery – relembre a entrevista – faz show no projeto Chapéu Acústico, na Biblioteca Pública do RS, às 19h, acompanhada de Maria Benincá (piano e sintetizador) e Viridiana (baixo e voz).

Sala Álvaro Moreyra e o Teatro Renascença, localizados no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, reabrem ao público após mais de dois anos, com programação especial, a partir das 20h, com apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A Boleto +1, uma rede de suporte financeiro-afetivo para mulheres, pessoas trans e travestis, foi destaque do programa Aceleradora Facebook Brasil. A iniciativa atingiu o primeiro lugar no voto de outras comunidades e também ficou na liderança na avaliação da comissão do programa mundial. O coletivo de solidariedade foi criado ainda no começo da pandemia com o intuito de auxiliar mulheres que ficaram sem renda por conta do isolamento social.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.