Matinal News

Conheça o perfil dos vereadores de Porto Alegre

Change Size Text
Conheça o perfil dos vereadores de Porto Alegre Foto: Ederson Nunes/CMPA

Na Câmara Municipal de Porto Alegre, maioria são homens brancos

Homem branco, 55 anos, com diploma universitário, vereador “profissional” e dono de um patrimônio médio de R$ 585 mil. Esse é o perfil que sintetiza o retrato atual da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. De 36 vereadores em exercício hoje na Capital, somente cinco são mulheres, ou seja, 14%. Um retrato distorcido do eleitorado porto-alegrense, composto por 55% de mulheres.

A disparidade segue na questão da raça. A população negra da Capital, que corresponde a 23% dos moradores, está sub-representada: há apenas um homem e uma mulher negros entre os membros do Legislativo, ou 6% das cadeiras.

Esses são alguns dados da composição atual da Câmara de Vereadores de Porto Alegre que você vai conferir entre hoje e amanhã aqui na Matinal News, na estreia da parceria com Afonte Jornalismo de Dados para nossa cobertura especial de eleições. Ao desenhar o perfil dos parlamentares da Capital, o Matinal ajuda vocês, leitores, a conhecerem quem protagoniza os debates mais importantes sobre os rumos da cidade, contribuindo também para que possam tomar uma decisão mais consciente nas urnas em novembro.

A primeira reportagem da série, com mais gráficos, você confere no botão abaixo:

Na edição de amanhã, vamos apresentar mais informações sobre os vereadores de Porto Alegre. Além da newsletter, vocês podem acompanhar os conteúdos pelos nossos perfis no InstagramFacebook e Twitter, no podcast Esquina Democrática e pelo Zap Matinal, nosso boletim diário de notícias via WhatsApp (inscreva-se aqui). 



Reviravoltas jurídicas no impeachment de Marchezan – A guerra jurídica que se transformou o processo de impeachment do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB) teve mais um desdobramento – este, um tanto inusitado. No último dia 4, o desembargador Alexandre Mussoi Moreira, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS, havia liberado a retomada do rito de impeachment contra Marchezan. Dez dias depois, no entanto, um colega de Moreira, o também desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, solicitou que o magistrado reescrevesse sua justificativa porque os argumentos utilizados por ele não tinham embasamento próprio, mas haviam sido copiados de um documento enviado pela Câmara Municipal. O impasse suspendeu novamente o processo. Na última sexta-feira, com a redação refeita, Moreira pode aceitar o pedido da Câmara e assim terá prosseguimento o rito de impeachment de Marchezan mais uma vez.

Bares da Capital descumprem decreto – Pelo menos nove bares foram autuados no fim de semana por desrespeitarem os protocolos impostos pela Prefeitura. Os fiscais flagraram estabelecimentos abertos depois das 23h, limite máximo para atender o público, além de aglomerações na rua e dentro dos locais. A maior parte das autuações ocorreu na Cidade Baixa e no Moinhos de Vento. As multas para esses casos podem chegar a R$ 8,5 mil, segundo a Guarda Municipal. Recomendação repetida à exaustão desde o início da pandemia, evitar aglomerações é uma das formas eficazes para frear a transmissão do vírus. Com 30.886 casos confirmados de Covid-19 e 926 óbitos, Porto Alegre segue em bandeira vermelha segundo mapa preliminar desta semana. O número de pacientes com coronavírus em leitos de UTI subiu de 300 na sexta-feira para 315 no domingo. Contudo, a taxa geral de ocupação – que soma outras doenças – se manteve estável, 87,67%.

Mais reformas na Reforma Tributária – A proposta de Reforma Tributária que do Governo do Estado segue sofrendo alterações. Para tentar emplacar o pacote de medidas, alguns pontos caros ao governador Eduardo Leite (PSDB) estão sendo cedidos, como o aumento do IPVA e a isenção do ICMS para empresas enquadradas no Simples que faturem até 180 mil reais por ano – atualmente, empresas que faturam até o dobro deste valor são isentas. O novo texto também amplia para até 30 anos a idade dos automóveis que deverão pagar IPVA e mantém a alíquota majorada de 30% de ICMS para energia, combustíveis e telecomunicações – no projeto inicial, a intenção era de voltar a 25%. O governo pretende que a reforma seja discutida e votada nesta semana na Assembléia Legislativa.

Outros links:


Cultura

Mais de 70% dos trabalhadores do setor criativo estão sem renda, revela pesquisa

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

News #131 do Roger trouxe uma reportagem sobre a pesquisa “Impactos da Covid-19 na Economia Criativa”, realizada entre março e julho deste ano pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (Obec-BA) em parceria com a UFRGS e outras universidades do país. A repórter Patrícia Lima mergulhou nos resultados do estudo, que entre outras questões, perguntou a pessoas que atuam no setor o que elas têm feito para se manter financeiramente durante a pandemia. “As respostas são de chorar. Muitas entregaram os imóveis em que viviam, por não poderem pagar. Cancelaram a escola dos filhos, venderam equipamentos ou instrumentos musicais, estão vivendo de doações”, conta a professora Daniele Canedo, coordenadora do Obec-BA. Leia a reportagem.

Agenda

O conteúdo da agenda cultural é enviado exclusivamente para assinantes. Assine e receba diariamente os melhores eventos da semana para você participar.

Você viu?

Em contraponto às comemorações do 20 de Setembro, o coletivo Afronte RS, braço gaúcho do movimento nacional de mesmo nome, afixou mensagens antirracistas nas homenagens que Porto Alegre presta a Bento Gonçalves. As intervenções em placa de rua e no monumento ao líder da Revolução Farroupilha (foto abaixo reproduzida do Instagram do Afronte RS) denunciam seu caráter escravocrata. Também questionam um verso do hino rio-grandense: “povo que não tem virtude, acaba por escravizar”, lê-se nas novas peças. Uma reportagem de julho produzida pelo Matinal mostrou que os homens brancos são 60% das pessoas homenageadas na estatuária pública da capital gaúcha e que, dos mais de 130 monumentos que representam ou homenageiam figuras humanas, apenas nove são para a população negra e outras nove para mulheres.

Instagram: @afronters
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.