Matinal News

Coronavírus já gera recordes de internações no RS

Change Size Text
Coronavírus já gera recordes de internações no RS

O que você precisa saber hoje

RS bate recorde de pacientes com Covid-19 em UTI – No final da tarde de ontem, o Rio Grande do Sul registrava 809 adultos internados em leitos de UTI por causa do coronavírus. É o maior número desde o início da pandemia. A taxa de ocupação voltou ao patamar acima de 80%. Em São Marcos, na Serra, uma mulher com Covid-19 morreu à espera de um leito de tratamento intensivo. A paciente de 65 anos não foi transferida para um hospital maior porque, segundo a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, foi dada prioridade a pacientes mais graves. Caxias faz parte do grupo de 10 cidades que, juntas, concentram 52,98% dos casos de infecção por coronavírus no Estado (🔒). As outras são: Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Viamão, Rosário do Sul e Santa Cruz do Sul. Embora nenhuma esteja no Litoral Norte, as atenções do Estado se voltam para a região com a proximidade do verão. Cerca de 30 policiais militares deverão ser deslocados para as praias nos finais de semana para auxiliar na fiscalização contra aglomerações. Ontem, em um dia com números altos, a Secretaria Estadual da Saúde registrou 4.564 novos infectados em todo o RS, além de 87 novas mortes provocadas pelo coronavírus. Os óbitos ocorreram entre 3 de novembro e 1º de dezembro. A média móvel se mantém estável, com uma variação de 2% a mais em relação a duas semanas atrás.

UTIs cheias e teste mais rápido em Porto Alegre – Na Capital, a situação também é de alerta. Com a UTI lotada, o Hospital Moinhos de Vento estendeu, ontem, as restrições de acesso à emergência por mais 72 horas. O espaço está fechado há 19 dias para casos leves de Covid-19 e pacientes com suspeita de infecção por coronavírus. O Clínicas e o Conceição, outras duas referências no combate à doença, também operam no limite de sua capacidade – o segundo vai suspender as cirurgias eletivas a partir de hoje. Para reforçar eventuais investigações de surtos em escolas e instituições de longa permanência de idosos, a Prefeitura investe agora em um novo teste. O RT-Lamp permite identificar o coronavírus no organismo em até 12 horas e já está sendo aplicado desde segunda. Assim como o PCR, o método usa swabs, uma espécie de cotonetes que são inseridos no nariz e na garganta, mas com metade do custo. Instituições que identificarem um caso positivado devem procurar a secretaria para desencadear a testagem. 

Melo propõe assumir obras em galpões do Cais Mauá – Um dia depois de dar início à transição no Paço Municipal, o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), foi ao Palácio Piratini começar as articulações de seu governo. Com o governador Eduardo Leite (PSDB), propôs assumir obras de alguns galpões do Cais Mauá – cuja área é do Estado – para que sejam utilizados pela população. Leite disse que consentiu com a parceria, sem aprofundar detalhes à imprensa. No encontro, pautas relacionadas à segurança e saúde também foram debatidas. A Secretaria Estadual da Saúde deverá se reunir com a equipe de transição do emedebista para alinhar ações a serem desenvolvidas a partir de janeiro.

Ataque em Criciúma mobiliza Brigada Militar – O violento ataque de uma quadrilha de assaltantes realizado ontem no Centro de Criciúma fez a Brigada Militar (BM) mobilizar mais 200 policiais militares para monitorar uma possível ação semelhante no Rio Grande do Sul. A BM já estava de prontidão desde a última sexta-feira por conta de informações de inteligência que indicavam a possibilidade de um assalto ao estilo “novo cangaço”, da mesma forma como aconteceu em Santa Catarina. O método consiste na invasão de cidades pequenas para arrombar agências bancárias. Além disso, os criminosos procuram usar reféns como escudo e inutilizar as forças de segurança para facilitar o crime e a fuga da localidade. Com o reforço, um total de 500 PMs estão espalhados em áreas estratégicas do Estado para evitar invasões de grupos que assaltam bancos. A atuação da BM se estendeu até a divisa com Santa Catarina, já que existe a informação de que o bando que esteve em Criciúma fugiu usando caminhões graneleiros. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que o roubo a instituições financeiras é um dos crimes menos comuns no Brasil. Ainda assim, os números de 2019 colocam o RS entre os estados em que mais ocorre este tipo de delito. Foram 52 vezes somente no ano passado. Nos últimos anos, o Estado levou a cabo uma série de medidas para diminuir esse tipo de crime.

Dezembro vermelho – Porto Alegre amanheceu com mensagens de conscientização sobre o risco da Aids. A iniciativa, da ONG Somos, faz alusão ao dezembro vermelho, que visa difundir a prevenção à infecção pelo vírus HIV. O Rio Grande do Sul, conforme dados de 2019, é o terceiro estado do Brasil em casos de Aids. A incidência vem caindo e hoje é de 28,3 casos para 100 mil habitantes – já foi de 43,3/100 mil em 2009. Mas ainda é bem acima da média nacional, de 17,8/100 mil. Para tentar criar ações que mantenham essa redução, teve início na segunda a Pesquisa de Conhecimentos Atitudes e Práticas, realizada através de uma parceria entre Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e SES. O levantamento, inédito no RS, busca identificar fatores comportamentais e relativos aos conhecimentos que contribuem para os altos índices de infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV. “Os resultados da pesquisa servirão de subsídio para as nossas ações de prevenção”, afirmou a médica Maria Leticia Ikeda. O estudo deve ser concluído no primeiro semestre de 2021.

Outros links:

  • O PSOL e o PT foram os partidos mais votados para vereador na maioria das zonas eleitorais de Porto Alegre. Segundo o TRE, a preferência pelas siglas de esquerda foi registrada em seis dos dez locais de votação.
  • A Prefeitura de Porto Alegre anunciou o calendário do IPTU para 2021. Quem realizar o pagamento de forma antecipada, até o dia 5 de janeiro, terá desconto de 10%.
  • Ao menos 67 mil pessoas vivem em loteamentos irregulares em Porto Alegre. O dado faz parte da pesquisa do Departamento de Economia e Estatística (DEE). Cinco bairros concentram moradores nessa situação.
  • A maioria dos deputados da Assembleia Legislativa votou por não reajustar o salário mínimo regional. Com isso, o piso sofre uma desvalorização de mais de 7,4%, em razão da inflação acumulada. 
  • A Corsan anunciou prorrogação, por mais 180 dias, do Programa de Negociação de Dívidas. A iniciativa oferece descontos e benefícios como forma de ajudar durante a crise causada pelo novo coronavírus.
  • O pagamento da primeira parcela do 13º salário gerou aumento da presença de clientes em lojas de Porto Alegre. Os estabelecimentos mais procurados pelos consumidores ficam no Centro da cidade.
  • Populações de gafanhotos já afetam lavouras de soja em pelo menos três municípios gaúchos. Não há, por ora, evidência de que esses insetos tenham relação com as nuvens de gafanhotos observadas na Argentina.
  • O relatório do governo federal sobre o posicionamento de jornalistas e influenciadores em relação às ações do Ministério da Economia e do ministro Paulo Guedes tem pelo menos três nomes do RS: o “detrator” Igor Natusch e os “apoiadores” Gustavo Victorino e Winston Ling.
  • A propósito, monitoramentos do tipo em Brasília são comuns e feitos há anos, ressaltou a analista de métricas e professora universitária Taís Oliveira.


ANÚNCIO:

Campanha Sintergs – Não à reforma administrativa

Tem interesse nos espaços de mídia do Matinal? Escreva para [email protected].


Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Uma sacola arremessada no pátio da Escola Técnica em Saúde do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, poderia ser apenas um fato curioso. No entanto, foi mais do que isso. A ação tem um fundo de reparação e arrependimento, provocados por um crime ocorrido no último sábado. O objeto jogado no terreno da instituição de ensino continha 41 mechas de cabelo que haviam sido furtadas de um carro. As mechas seriam doadas ao Instituto do Câncer Infantil e ajudariam na recuperação da autoestima de crianças que lutam contra a doença. Depois que o furto dos cabelos virou notícia, um homem foi flagrado por câmeras de monitoramento da escola devolvendo a sacola. Junto a ela, um bilhete dizia: “Peço desculpa pelo fato ocorrido, não sabia que era pras crianças com câncer. Entregar na recepção do Hospital de Clínicas”. O caso é investigado pela Polícia Civil, que ainda não sabe se o homem que devolveu as mechas é o mesmo que tirou os objetos do veículo.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.