Matinal News

Desabrigados têm 60 dias para desocupar Hotel Arvoredo

Change Size Text
Desabrigados têm 60 dias para desocupar Hotel Arvoredo Cerca de 130 pessoas estão em prédio onde antigo hotel funcionou em Porto Alegre | Foto: Maia Rubim / Gab. Matheus Gomes

Decisão liminar do Tribunal de Justiça do RS determinou ontem prazo de 60 dias para a desocupação voluntária do antigo Hotel Arvoredo, na rua Fernando Machado, ocupado desde 24 de maio por famílias desabrigadas pelas enchentes. No despacho, embora rejeite a aplicabilidade de decisão do STF relacionada a conflitos possessórios no contexto da pandemia – que se limitaria a casos anteriores à covid-19 –, o desembargador Dilso Domingos Pereira levou em conta a gravidade das enchentes e aceitou pedido de prorrogação do prazo para desocupação, “possibilitando aos ocupantes a busca por moradia transitória adequada, assim como já foi manifestado ser sua intenção”. O magistrado ressalta que o imóvel oferece riscos de segurança aos ocupantes. A Matinal acompanha o caso desde 3 de junho, quando um pedido de reintegração de posse do imóvel foi suspenso. No dia 7, outra decisão havia estabelecido prazo de sete dias para a desocupação.

Publicidade


Inmet terá serviços interrompidos a partir de sábado

Funcionários do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, anunciaram que devem paralisar as operações a partir do próximo sábado por falta de pessoas e recursos. A previsão e monitoramento do tempo e a emissão de avisos meteorológicos estão entre os serviços afetados. A paralisação está relacionada ao corte de funcionários terceirizados, que “foram pegos de surpresa, assim como todo o quadro operacional do Inmet, com a emissão de aviso prévio”, conforme comunicou o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef-SP). Segundo a entidade, o órgão vem perdendo orçamento desde que deixou de responder diretamente ao gabinete do ministro e se tornou subordinado às secretarias da pasta. Ainda em nota, a entidade afirma que os recursos são insuficientes para finalizar as operações do primeiro semestre deste ano.

Clique aqui para ler mais notícias na íntegra da Matinal News desta quinta-feira, 13 de junho.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.