Matinal News

Diretora da Fase é afastada após relatos de maus tratos

Change Size Text
Diretora da Fase é afastada após relatos de maus tratos

Após relatos de adolescentes, que alegaram serem vítimas de tortura, a Justiça afastou provisoriamente a diretora do Centro de Atendimento Socioeducativo Porto Alegre I (Fase), além de um assistente de direção. Os internos relataram atos de violência como privação de sono, destruição de objetos pessoais e humilhação. A decisão foi tomada pela 3ª Vara do Juizado da Infância e Juventude do Foro Central da cidade a partir de um pedido feito pela Defensoria Pública do RS. Ao órgão, os jovens mencionaram ainda que as agentes da Fase faziam revistas no decorrer da madrugada de noites frias, obrigando-os a realizarem agachamentos enquanto estavam nus. A Fase tem um prazo de dez dias para investigar os abusos. Uma diretoria interina já foi indicada. Em nota, a Secretaria de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) informou que “solicitou a apuração e todas as medidas serão adotadas pela Fase para garantir a normalidade das atividades”.

Na Assembleia, autoridades confirmam irregularidade de pesquisa com proxalutamida – Audiência pública realizada ontem na Assembleia Legislativa discutiu caso revelado pelo Matinal em agosto, no qual médicos administraram proxalutamida a pacientes com Covid-19 internados no Hospital da Brigada Militar de forma irregular. Responsável pelo experimento, o médico endocrinologista Flávio Cadegiani não compareceu ao encontro e enviou uma nota em que voltou a afirmar que a pesquisa realizada na capital gaúcha tinha autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Segundo ele, a liberação que detinha era de âmbito nacional, o que foi desmentido pelo coordenador da comissão, o médico Jorge Venâncio, presente no encontro. Venâncio explicou que toda pesquisa no País precisa ter cadastrados os centros participantes e um pesquisador responsável em cada local: “São milhares de pesquisas no País feitas dessa maneira, não estamos dizendo nenhuma novidade”. E completou: “Não tem cabimento isso, não existe autorização nacional”. O Ministério Público Federal, que investiga o caso, também participou da audiência, entre outras autoridades. Saiba como foi o debate em reportagem do Matinal.

Protocolado projeto que prevê transformação do Centro Histórico de Porto Alegre – O projeto que traz o “Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre”, entregue ontem à Câmara de Vereadores pela Prefeitura, prevê a criação de instrumentos legais para a transformação urbanística da região. Em caso de aprovação, o PL (resumido nesta apresentação) pode provocar o aumento do número de moradores da área, passando de 45 mil para 90 mil. Além disso, o texto trabalha com a possibilidade de construção de prédios com 30 a 200 metros de altura e libera 1,180 milhão de metros quadrados em potencial construtivo, desde que sejam atendidos condicionantes como aprimoramento das fachadas e ações de segurança pública, entre outros. Há três semanas, o Matinal publicou reportagem sobre uma das inspirações da proposta da Prefeitura, o projeto de revitalização do Centro do Rio de Janeiro. Por lá, urbanistas teceram uma série de críticas.

Laçador será revitalizado e pode não voltar ao mesmo local – A partir de hoje à tarde uma das entradas de Porto Alegre estará diferente. Às 16h, a estátua do Laçador será retirada do local, em frente ao Aeroporto Salgado Filho, para restauro – o primeiro desde que a obra foi inaugurada, em 1958. Os trabalhos devem durar pelo menos 90 dias. Quando estiverem concluídos, no entanto, ainda não é certo que o monumento volte para o sítio em que está desde 2001. Sebastião Melo sugeriu uma discussão a respeito de uma possível mudança do Laçador: “Se é para ele ficar lá, do jeito que está não dá mais. Lá hoje é um estacionamento de aplicativos”, acrescentou o prefeito, prometendo, em caso de manutenção, a construção de um “sítio digno”. O custo da revitalização do Laçador será de 900 mil reais, sendo 90 mil de aporte da Prefeitura e 810 mil captados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado.

Nova edição da Feira do Livro terá Fabrício Carpinejar como patrono – O escritor Fabrício Carpinejar foi escolhido como patrono da 67ª edição da Feira do Livro. O tradicional evento, que terá como tema “Para ler um novo mundo”, vai ocorrer de 29 de outubro a 15 de novembro. Em formato híbrido, a feira voltará à Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. Cinquenta e seis associados abrirão as suas barracas e trarão ao público dicas de leitura, descontos e saldos. A feira ainda irá promover 36 encontros em lives que serão transmitidas no final das tardes a partir de um estúdio montado no Memorial do Rio Grande do Sul.

Vacina, sim!

Liberada para todas as pessoas com mais de 12 anos de idade, a vacinação contra a Covid ocorre em 54 pontos hoje em Porto Alegre. Acesse o serviço.

Outros links:


O preço do frango
 

Quem vai ao mercado está apavorado com a escalada nos preços da comida. Tem ainda o aumento da gasolina. E quem mora de aluguel? Prato cheio e boletos em dia é privilégio para poucos. A situação socioeconômica do brasileiro é o pano de fundo da crônica de Nathallia Protazio hoje.


“Quando a gente tem fome, a coerência de nossos atos acontece em outra dimensão, faz parte da esfera das urgências. E todo mundo aprendeu ano passado o que é um plano de contingência.”

Leia a crônica completa aqui(🔒).


Cultura

Lázaro Ramos encarna o delegado Espinosa no cinema

Foto: Mariana Vianna/Divulgação

Projeto do veterano diretor e produtor Daniel FilhoO Silêncio da Chuva (2001) está em cartaz nos cinemas. O longa é inspirado no primeiro romance policial do escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza e acompanha os tortuosos caminhos seguidos pelo delegado Espinosa (Lázaro Ramos) e pela investigadora Daia (Thalita Carauta) para solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes). Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Grupo Cartografias Narrativas da PUCRS realiza a Festiva – a Festa da Escrita Criativa, de hoje a quinta (30), sempre às 17h30, em formato online, com o tema “Literatura na cidade: encontros possíveis em tempos de isolamento”. 

Às 19h, o Clube de Leitura do Instituto Ling discute As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, em encontro virtual com o professor e escritor Altair Martins.

Às 21h, o Sarau Elétricorecebe o escritor José Falero, com canja de Tonho Crocco.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

Agenda do Unimúsica 2021

A partir das 20h, o festival exibe os espetáculosTravessia em Luto, de Yasmim SalvadorEric Barbosa Uirá dos Reis, e Da Canção à Cena, de Álvaro RosaCosta.

Uni 40: Música da Presença apresenta dois espetáculos online e gratuitos por noite, transmitidos pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube. Confira a programação completa aqui.


Você viu?

Maira Caleffi, médica e presidente voluntária do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, está entre os 70 indicados a um prêmio internacional para personalidades que atuam no controle do câncer. A mastologista, que concorre na categoria sociedade civil, figura entre pessoas como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, indicado entre as lideranças públicas. Caleffi foi nomeada pela União para o Controle Internacional do Câncer. Os ganhadores serão conhecidos entre os dias 25 e 26 de outubro, em Boston. O Imama RS, aliás, já lançou o calendário do Outubro Rosa 2021, e as tradicionais camisetas já podem ser adquiridas pelo site para colaborar com o trabalho da entidade.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.