Matinal News

Duas escolas do Morro da Cruz dependem de impressora para acompanhar aulas online

Change Size Text
Duas escolas do Morro da Cruz dependem de impressora para acompanhar aulas online

A mais recente pesquisa do IBGE sobre Tecnologia da Informação revelou que 688 mil casas no RS não utilizam a internet. O levantamento considerou o quarto trimestre de 2019, mas essa realidade faz parte do presente no Morro da Cruz, em Porto Alegre. No bairro, ao menos 20 alunos de duas escolas públicas não conseguem acompanhar o conteúdo por falta de infraestrutura e por não ter uma conexão confiável. A saída tem sido buscada por pais e professores, que realizam a impressão e distribuição de materiais escolares às crianças. No entanto, como o conteúdo repassado é extenso e a demanda é grande, o grupo de voluntários precisa de uma nova impressora para que os estudantes possam seguir acompanhando as disciplinas.

Com a venda da CEEE-T, RS absorverá passivo de servidores de 241 milhões de reais – O próximo passo da privatização da CEEE será o leilão do braço de transmissão da estatal, que, apesar de não ter data marcada, deve ocorrer em junho. Para negociar esse outro setor da empresa, o Governo do Rio Grande do Sul terá de absorver os passivos dos servidores que entraram na companhia no período em que ela era uma autarquia. A dívida está calculada em 241 milhões de reais. Ao Jornal do Comércio, o chefe do departamento de Estruturação de Empresas e Desinvestimento do BNDES, Marcos Torreão, explicou que alguns ativos da CEEE-T serão transferidos para a administração estadual, o que irá proporcionar um equilíbrio nas contas. Um dos itens que serão repassados é a sede da estatal, que fica na avenida Joaquim Porto Vilanova. 

Diretor técnico de hospital de Campo Bom investigado por mortes pede demissão – O Hospital Municipal Lauro Reus, alvo de investigação após as mortes de seis pessoas, que teriam ocorrido por falta de fornecimento de oxigênio, perdeu o diretor técnico. O clínico geral Thiago Serafim pediu demissão por não concordar com a gestão da Casa de Saúde do município de Campo Bom. Serafim, que era funcionário da instituição há seis anos, é uma das pessoas chamadas a prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara de Vereadores após as fatalidades. A saída do profissional não foi a única. O médico José Luís Toríbio Cuadra também se demitiu alegando motivos pessoais.

Outros links:


Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Na série Ato Criativo, da PUCRS Cultura, o professor Ricardo Barberena conversa com o ator Tony Ramos, às 18h.

Às 18h30, o Mistura Fina recebe Rodrigo Nassif Trio com o showEstrada Nova.

O projeto Audições Comentadas de Jazz, do Instituto Ling, homenageia o clarinetista e saxofonista cubano Paquito D’Rivera, às 19h. O jornalista Paulo Moreira apresenta a obra do artista e recebe um pocket show ao vivo do Eltrio, formado por Leonardo Ribeiro (violão), Claudio Sander (sax) e Giovanni Berti (percussão).

E mais.

Receba a agenda completa

Agenda do Cine Esquema Novo 2021

Na noite de ontem, o júri do festival, composto pela crítica Fernanda Brenner, pela documentarista Flavia Guerra, pela cineasta Graciela Guarani e pela artista Linn da Quebrada, anunciou os vencedores da Mostra Competitiva Brasil. Confira os filmes ganhadores e os destaques do CEN 2021 aqui.

A partir de hoje, é possível assistir no site do CEN os filmes produzidos na oficina Câmera Causa, com foco em temáticas sociais, promovida pelos realizadores Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor.

Às 11h, com mediação de Giordano Gio, o CEN debate os filmes Rocha Matriz (Gabriel Menotti e Miro Soares) e Cantar é com os Passarinhos (Amanda Teixeira), ao vivo no YouTube e no Facebook. Às 13h, a jornalista Bruna Paulin encerra a série de bate-papos Abrindo os Cadernos entrevistando Djin Sganzerla (Mulher Oceano), ao vivo no Instagram.

O seminário Pensar a Imagem conclui seus debates, às 19h, com o módulo Espectatorialidades e apropriações queer das imagens, com o pesquisador Fabio Ramalho e os realizadores Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, ao vivo no YouTube e no Facebook.

A exibição dos filmes do festival foi prorrogada, em formato online e gratuito, até 18 de abril. Para mais informações, acesse o site do Cine Esquema Novo.


Você viu?

Uma iniciativa nascida no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, tenta inserir pessoas da periferia na indústria da moda. O projeto, chamado de Agência Compromisso, é fruto da união de três jovens: Marina Schmitt, Luiz Henrique Lima e Cristian Klippel. A ideia é aproveitar talentos da comunidade que possam atuar nos bastidores da criação e também em campanhas. O trio responsável pela Agência Compromisso tem um laço especial, que entrega a origem dessa vontade de fazer o bem. Marina, Luiz Henrique e Cristian são netos da líder comunitária Marli Medeiros, que morreu em 2018. No passado, Marli incentivou a geração de empregos com um trabalho ligado à reciclagem. A herança dela foi bem aproveitada e hoje na Bom Jesus circulam ilustradores, maquiadores, fotógrafos e até modelos.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.