Matinal News

Editais procuram consultorias para revisar o Plano Diretor

Change Size Text
Editais procuram consultorias para revisar o Plano Diretor

Duas chamadas para consultoria foram abertas para o processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Esses procedimentos fazem parte do termo de cooperação entre a prefeitura da Capital e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Um projeto de lei para votação na Câmara de Vereadores deverá ser enviado em agosto de 2023. O edital, lançado nesta semana, receberá propostas até 22 de junho. A partir dele, a ideia é contratar uma consultoria focada em tecnologia da informação que servirá de apoio ao plano de implantação de infraestrutura de dados espaciais para o desenho urbano. O estudo irá assegurar a integração entre os sistemas hoje existentes na administração municipal. 

Capital terá opção de aluguel de bikes elétricas

Hoje é o dia mundial da bicicleta, veículo sustentável e que, cada vez mais, volta a ganhar presença na rotina das grandes cidades, como Porto Alegre, que conta hoje com quase 70 quilômetros dos mais de 400 previstos de sua malha cicloviária. Ecologicamente correta, a prática da bike também é incentivada pela OMS como forma de exercício e de transporte, ainda mais em tempos de pandemia. E amanhã Porto Alegre ganha mais um serviço de aluguel de bicicletas elétricas, em nove pontos, por meio do app Volta E-bike. Segundo a Prefeitura, o modelo será avaliado mediante a execução de uma prova de conceito. Em abril, o município recebeu duas propostas para ampliar o serviço de aluguel de bikes, que seguem em análise. 

Inadimplentes com o Fies crescem 190% em quatro anos no RS

Dados do Ministério da Educação indicaram que só no Rio Grande do Sul o número de inadimplentes com o Fies aumentou 190% em quatro anos. Desde 30 de dezembro, estudantes estão renegociando as dívidas, e o MEC não tem o número exato de pessoas que estão nesta situação no Estado. Até 24 de maio, segundo informações da Caixa Econômica Federal e do Banco Brasil, mais de 188 mil alunos aderiram à renegociação, o que envolve o montante de 6,7 bilhões de reais. Cerca de 50% dos contratos na fase de amortização estão em inadimplência com atrasos no pagamento que partem de 90 dias. Uma estimativa, baseada nos estudantes que informaram que moram no RS, apontou que até abril deste ano mais de 98 mil gaúchos estavam com contratos em amortização.

Outros links:

  • O RS aguarda doses de Pfizer para aplicar reforço em adolescentes de 12 a 17 anos. A Secretaria da Saúde solicitou 500 mil doses do imunizante ao Governo Federal. Não há data prevista para o início dessa campanha.
  • Com um caso suspeito em Porto Alegre da varíola do macaco, a procura em clínicas particulares e unidades de saúde pela vacina contra a varíola subiu. O imunizante não está disponível no SUS.
  • O oncologista do Hospital Moinhos de Vento Pedro Isaacsson Velho receberá amanhã o prêmio Career Development, da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Trata-se da primeira vez que um hospital brasileiro figura na lista dos trabalhos reconhecidos.
  • Com evento iniciado no fim da tarde de ontem no Harmonia, a Prefeitura busca o reconhecimento de Porto Alegre como capital mundial do churrasco.
  • Mais de 14 mil famílias gaúchas esperam a liberação do Auxílio Brasil pelo governo federal. O valor médio de 400 reais só poderá ser entregue às famílias caso haja alteração no orçamento ou que algum beneficiário deixe o programa.
  • A pré-candidata Simone Tebet (MDB) cancelou ontem sua agenda no Rio Grande do Sul. O motivo foi o falecimento do sogro dela. Não há nova previsão para a vinda de Tebet ao Estado.
  • Um dos assuntos que ela costuraria no RS seria o cenário estadual, no qual PSDB e MDB poderiam estar juntos em prol de Eduardo Leite. Por ora, contudo, os emedebistas mantêm a pré-campanha de Gabriel Souza.
  • Só se fala na tatuagem da Anitta. E nem o Juremir escapou de comentar: “Pode-se escolher Anitta ou ser escolhido por ela. Difícil é ficar indiferente à sua expressão”.

Governo do Estado projeta Cais Mauá revitalizado em até três anos após concessão

Antes de alienar integralmente o setor das docas para a construção de edifícios, o governo estadual quer garantir que o futuro concessionário do Cais Mauá reforme os armazéns e a área do Gasômetro em até três anos. Esses detalhes foram apresentados em audiência pública realizada ontem para explicar detalhes da opção pelo modelo de parceria público-privada para a revitalização da área.

A modelagem exposta pelo Executivo prevê um cronograma com três etapas para as reformas, que devem ser concluídas em até três anos a partir da assinatura do contrato. As explicações vieram como sequência de um primeiro encontro marcado por divergências entre projetos para uma ocupação cultural do Cais Mauá e o modelo de parceria público-privada proposto pelo BNDES, contratado pelo Piratini para modelar a revitalização do espaço.

Após o encontro tenso, representantes do governo estadual realizaram uma oficina com representantes do coletivo Cais Cultural Já para debater essa proposta alternativa e prometeram que a destinação para uso cultural de ao menos um dos armazéns está garantida. Um encontro com a Secretaria Estadual de Cultura está marcado para a próxima semana para discutir o assunto mais a fundo, já que ainda não houve consenso.

O temor de representantes do coletivo é que a próxima concessionária do Cais gerencie o Armazém nos moldes da administração do Auditório Araújo Vianna, concedido à Opinião Produtora desde 2019 e com foco em grandes eventos. O grupo pleiteia, portanto, que a gestão do futuro espaço cultural seja pública para que uma maior diversidade de profissionais do setor possa usufruir do local.

Leia a reportagem completa


Carta da Editora

Nosso partido

Esses dias um leitor perguntou se existe tendência político-partidária no Matinal. Digo tranquilamente que não, não temos nenhuma vinculação com qualquer partido político. 

Nosso jornalismo é guiado por princípios como interesse público, justiça social, valorização da diversidade, transparência e independência. Nossos valores estão publicados aqui, assim como a forma como nos financiamos. Não temos a pretensão de sermos neutros. Sequer acreditamos que exista neutralidade no jornalismo, a despeito do que muita gente diz por aí. 


Leia aqui a coluna completa da editora Marcela Donini, que fala ainda sobre cotas e a relação entre futebol e violência contra a mulher.


Cultura

“O Último País” questiona mudanças em Cuba

Foto: Cup Filmes

Coprodução de Brasil, Cuba e Angola, o documentário O Último País (2018) estreou ontem nos cinemas. O filme foi rodado em 2015, quando a diretora Gretel Marín decidiu voltar a Cuba para testemunhar as mudanças em “sua ilha” e questionar o que elas significavam para amigos, vizinhos e a população em geral. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Hoje
Às 21h, o Café Trio, formado por Nico BuenoLuiz Mauro Filho e Lucas Fê,faz show no Espaço 373.

Sábado (4/6)
Vitor Ramil lança o álbum Avenida Angélica – relembre a entrevista –, às 21h, no sábado, e às 18h, no domingo, no Theatro São Pedro.

Domingo (5/6)
A cantora Pâmela Amaro lança o álbum Samba às Avessas – conheça o trabalho –, às 20h, na Banda da Saldanha.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Ação da Turba – coletivo de mulheres que discute igualdade de gênero nas cidades – discute espaço urbano e mobilidade no próximo sábado. A concentração está marcada para as 19h30 na esquina da Sofia Veloso com a Lima e Silva. Dali, os participantes vão em direção ao Centro Histórico. Durante o percurso, o coletivo vai realizar intervenções e conversas sobre vivências e percepções da cidade. O evento vai ser finalizado na Praça do Aeromóvel. Mas fique atento, porque, em caso de chuva, a atividade será transferida.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.