Matinal News

Em novo alerta, Melo suspende aulas e descarte de resíduos

Change Size Text
Em novo alerta, Melo suspende aulas e descarte de resíduos Foto: César Lopes / PMPA

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu no domingo um alerta de chuvas e ventos intensos para hoje e amanhã. De acordo com o boletim, dados do Inmet preveem precipitação entre 50 e 100 milímetros por dia na capital, com rajadas que podem alcançar 100 km/h. A previsão também aponta riscos de inundações e deslizamentos em encostas. O órgão alerta sobre quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica.

Na esteira da Defesa Civil, o prefeito Sebastião Melo suspendeu as aulas na segunda e terça-feira e pediu para que as pessoas fiquem em casa. A pronta resposta e a adoção de medidas foi bem diferente em relação à forte chuva que caiu na capital na última quinta-feira. Na ocasião anterior, a Defesa Civil e prefeitura se manifestaram tarde demais. Moradores foram orientados apenas a “monitorar” o alagamento e avaliar a possibilidade de saírem de casa – recomendação que chegou após horas de rápida elevação da água.

Publicidade

Outra mudança foi o pedido para a população suspender o descarte de resíduos nas ruas devido à previsão de chuva intensa. Até sábado, a orientação era para descartarem os resíduos nas calçadas para serem recolhidos. Agora, a orientação é manter os descartes em casa. Segundo o DMLU, até então foram retiradas 10,5 mil toneladas de resíduos das ruas, incluindo restos de móveis estragados, lodo acumulado e outros detritos.

Intensidade deve ser menor

A MetSul, que havia emitido o aviso sobre as chuvas intensas da última quinta, informou que desta vez o que atinge o RS é um ciclone extratropical, cujo impacto tende a ser menor. Contudo, o solo frágil pode intensificar os danos. A MetSul diz que, após essa chuva, a massa de ar seco que sucede o ciclone deve fazer com que a chuva dê uma longa trégua.

Veja a íntegra da Matinal News desta segunda-feira, 27 de maio.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.