Matinal News

Extrema pobreza avança em Porto Alegre

Change Size Text
Extrema pobreza avança em Porto Alegre

O número de pessoas em situação de extrema pobreza em Porto Alegre mais que dobrou entre 2012 e 2021, de acordo com a 9ª edição do Boletim de Desigualdades nas Metrópoles. Segundo o levantamento, o total de pessoas vivendo nesta situação saiu de 57,2 mil para 145,6 durante o período. No ano passado, o recorte para definir o grupo valia para aqueles que tinham renda mensal de até 160 reais por pessoa em casa.

A tendência de crescimento da extrema pobreza foi nacional. Em 2021 eram, no conjunto das 22 Regiões Metropolitanas do país, 5.280.733 pessoas nesta situação. Já a categoria pobreza, que considera a renda per capita em casa de até 465 reais, bateu recorde no país, atingindo quase 20 milhões de pessoas.

Em Porto Alegre, a média geral de renda caiu pelo terceiro ano consecutivo, chegando a 1.947 reais. Ainda assim, deixa a capital gaúcha como a quarta com renda mais elevada dentre as pesquisadas, atrás de Distrito Federal, Florianópolis e São Paulo.

Os dados apontaram ainda que o poder de compra dos 40% mais pobres acabou corroído com o tempo. A média de rendimentos desta faixa ficou em 619 reais, equivalente a 56% do salário mínimo do ano passado, que estava em 1.100 reais. Em 2014, os 689 reais de média de rendimentos deste grupo correspondiam a 95% do mínimo em vigor, que era de 724 reais.

Menos renda, menos desigualdade – Essa queda generalizada de renda acabou por fazer com que o coeficiente de Gini, que mede a desigualdade, recuasse levemente em Porto Alegre, indo de 0,507 em 2020 para 0,491 no ano passado. Quanto mais próximo de 0, menos desigual uma região é. No Brasil, este índice é de 0,544.

No mês passado, o Banco Mundial apresentou sugestões de políticas a serem adotadas para reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil. As ideias passam de adoção de programas de recuperação escolar e reinserção de mulheres no mercado de trabalho a ampliação do investimento em saúde e inclusão financeira e digital da população de baixa renda, entre outras. Vale a leitura.

Câmara aprova “Selo Igualdade Racial” 

A Câmara da Capital aprovou, por unanimidade, a criação do ‘Selo Igualdade Racial’. A proposta de autoria da vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) visa fomentar vagas de emprego para afrodescendentes junto à iniciativa privada e agora segue para sanção do prefeito. Pelo projeto, para receber o selo, as empresas devem cumprir seis requisitos, que vão da apresentação de uma carta de compromissos em que conste o planejamento de ações pró igualdade racial à comprovação de equidade salarial, além do desenvolvimento de ações, projetos, palestras ou programas de prevenção e combate ao racismo. “Através do selo, as pessoas vão saber quais empresas têm práticas antirracismo”, destacou a parlamentar.

Número de novos casos de varíola dos macacos acelera no RS

Em menos de duas semanas, o número de casos confirmados da varíola dos macacos no Rio Grande do Sul saltou de cinco para 21, além de 63 casos suspeitos. Os números foram atualizados ontem em novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os registros em análise mais do que dobraram de sexta-feira, quando eram 29, para segunda. Entre os pacientes confirmados, 13 são do sexo masculino e 8 do feminino. Ao todo, cinco são de Porto Alegre. Os sintomas da doença incluem dor de cabeça, febre acima de 38 graus, erupções cutâneas, dores musculares e no corpo e fadiga extrema. A transmissão acontece pelo contato com lesões cutâneas, objetos contaminados e contato direto ou indireto com gotículas respiratórias. 

Maioria das chamadas ao Samu são equivocadas

Das mais de 17 mil chamadas realizadas para o Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em julho no Rio Grande do Sul, 56% foram consideradas incorretas. Segundo a Prefeitura, é muito comum as pessoas ligarem para o 192 à procura de outros serviços, como Bombeiros (193) e Brigada Militar (190). A maioria das ligações erradas tem “Informações fora de contexto” com 3.302 ocorrências, seguido por “Engano” com 2.560 e “Ligação interrompida” com 1.901 As chamadas corretas representam 44% do total, ou seja, apenas 7.541 ligações resultaram em atendimento do Samu no RS no mês de julho. 

Outros links:

  • O primeiro dia de multivacinação, incluindo contra a poliomielite, começou fraco na Capital. A expectativa é que a procura aumente nos próximos dias. A vacina é destinada a crianças de até 5 anos e está disponível em 123 unidades de saúde.
  • As tradicionais feiras do Mercado Público estão de volta. Para esta semana, quem passar pelo mercado vai poder conferir a feira do do Vinil, Artes e Antiguidades. De segunda a sábado, a feira funciona das 8h às 18h.
  • A partir da próxima segunda-feira, oito linhas de ônibus de Porto Alegre terão alterações no terminal do Centro Histórico.
  • A Prefeitura de Porto Alegre em parceria com o Sebrae está disponibilizando 350 vagas em 12 cursos de empreendedorismo nas modalidades presencial e a distância. As inscrições podem ser feitas no site do Sebrae.
  • O pagamento de quase 3 mil recenseadores do IBGE no Rio Grande do Sul está atrasado. Em nota, a entidade prometeu colocá-los em dia até 12 de agosto.
  • Pedidos de seguro-desemprego tem leve alta no primeiro semestre no RS. Os registros cresceram 4,88% em relação ao mesmo período de 2021, subindo para 187,5 mil de janeiro a junho.
  • Rodoviários da Região Metropolitana de Porto Alegre suspenderam o início da paralisação que fariam, ao menos até a próxima sexta-feira. A decisão ocorreu após rodada de negociação com o TRT.
  • Começou ontem e vai até dia 12 de agosto, a 4ª Feira Virtual das Editoras Universitárias. Com mais de 70 editoras, a feira conta com descontos em livros universitários e também e-books sem custos.
  • Juremir divaga sobre a solidão na abertura de sua crônica desta terça-feira, dia de uma newsletter que vai flanar até chegar a Chico Buarque. Assine e receba.

Nossa homenagem a Sirmar Antunes

Perdemos, no último sábado, o grande ator Sirmar Antunes, aos 66 anos, em Porto Alegre. Além de artista talentoso nas telas e nos palcos, Sirmar era um belo contador de histórias, e várias delas fora compartilhadas com os leitores da Parêntese em uma entrevista concedida em 2020, como sua criação na Medianeira, seu pai veterano da Segunda Guerra e estivador do cais do porto, a grande mulher que foi sua mãe e sua estrada no teatro. 

Curso de teatro para família pobre é utopia, não tem como, mas naquela época, não sei por que cargas d’água, duas professoras de Educação Física da escola resolveram incluir um momento para o teatro durante as aulas. Achei a ideia maravilhosa. Naquela época, não tínhamos televisão, e as novelas de rádio eram a alegria das donas de casa. Minha avó mandava as crianças irem brincar na rua ou ficarem quietinhas, mas eu preferia ficar ouvindo novela com ela. Achava aquilo um barato. 

Relembre a entrevista aqui.


Cultura

“Quem Tem Medo?” denuncia a censura bolsonarista

Foto: Dellani Lima

Exibido no 27º Festival É Tudo Verdade, o documentário Quem Tem Medo? (2022), com direção de Dellani LimaHenrique Zanoni e Ricardo Alves Jr., acompanha artistas e performers cujos trabalhos sofreram algum tipo de censura nos últimos anos, denunciando como esse processo ganhou ainda mais força com a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Leia o comentário de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

O documentário média-metragem A Próxima Estação de Tabajara Ruas, dirigido por Boca Migotto e produzido pela Associação de Amigos da Cinemateca Paulo Amorimestreia às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim, em homenagem aos 80 anos do cineasta e diretor Tabajara Ruas.

Amanhã (10/8), às 20h45, o Canal Brasil transmite o 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – relembre a entrevista de Roger Lerina com Wagner Moura, diretor de Marighella, longa com o maior número de indicações da premiação.

Dirigido pelo jornalista e roteirista Carlos Jardim, o filme Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu, sobre Maria Bethânia, chega aos cinemas no dia 1º de setembro. 

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Em meio ao debate sobre a valorização da memória e do patrimônio da cidade – que voltou a ganhar as notícias com a demolição da casa onde viveu o escritor Caio Fernando Abreu e o vandalismo a estátuas no Centro –, um exemplo de sucesso tem um lugar destacado, na entrada da Capital: o avião DC-3 de registro PP-ANU, estacionado no Boulevard Laçador, ao lado da pista do Aeroporto Salgado Filho. Porém, assim como outros monumentos, não raro também fica à mercê de ações danosas. Em reportagem, o Matinal resgata a história tanto da aeronave quanto do modelo exposto, que foi essencial para a popularização das viagens de avião em tempos já distantes no século passado.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.