Matinal News

Gigantinho volta a ter grande procura em razão do frio

Change Size Text
Gigantinho volta a ter grande procura em razão do frio

Pela segunda noite seguida de frio intenso, o Gigantinho teve grande procura de pessoas em situação de vulnerabilidade. Tal como na véspera, cerca de uma centena havia ingressado no local – incluindo uma gestante. Apesar da ampliação da rede de apoio para este período de frio mais intenso, há quem resista à ideia de abrigar-se para ficar na rua, alegando manter sua liberdade. Ainda assim, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) garante que há busca ativa para evitar a exposição ao frio de pessoas em risco. Também estão sendo usadas pousadas conveniadas com a prefeitura e albergues, além de sete paróquias que disponibilizaram 80 vagas para acolher pessoas encaminhadas. Caso você saiba de alguém que necessite acolhimento, pode entrar em contato com a Fasc pelo número 156. A estrutura do Gigantinho estará disponível até sábado.

Enquanto isso, turistas se divertem – Na Serra, o frio intenso fez a alegria dos turistas. Nevou, e não foi pouco, na região, onde a sensação térmica chegou a -3°C nessa quarta. O clima gélido animou os visitantes, que atingiram a ocupação máxima dos hotéis da Região das Hortênsias, estabelecida em 75% da capacidade. Em Caxias, o grupo do Juventude chegou a treinar sob neve – por sinal, o gramado do Alfredo Jaconi ficou coberto de branco. O fenômeno se repetiu em pelo menos 14 municípios gaúchos, enquanto diversos outros tiveram chuva congelada. Conforme a MetSul Meteorologia, as temperaturas foram negativas em pelo menos 55 cidades.

Secretaria reserva mais da metade de novas doses para completar esquema vacinal no RS – Das 486.810 doses de vacina contra a Covid-19 que chegaram ao RS, 68% serão usadas para completar o esquema vacinal daqueles que já tomaram a primeira injeção. Cerca de 6 mil doses da Pfizer foram reservadas para as gestantes e puérperas que receberam a primeira da AstraZeneca, enquanto outro lote de 7 mil será destinado a adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, os próximos lotes de imunizantes servirão também para reparar eventuais distorções. Para isso, os 497 municípios gaúchos foram separados em quatro categorias, considerando o porte populacional e a média percentual das coberturas vacinais de cada grupo. As cidades que estão abaixo do índice receberão doses para equalizar a diferença. A pasta acredita que 200 mil doses, divididas entre 257 prefeituras, devem resolver o problema.

Sancionada lei que potencializa uso do Guaíba para transporte em Porto Alegre – O projeto que busca potencializar o uso do Guaíba como alternativa de transporte foi sancionado ontem pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). Com a Política Municipal de Sustentabilidade Hidroviária, Melo falou na promoção da conexão da cidade, mencionando os 72 quilômetros da orla. A iniciativa prevê ações de fomento de utilização do local com trabalhos de pesquisa e economia compartilhada. Autor da proposta, o vereador Moisés Barboza (PSDB) aventou até mesmo a criação de um serviço como o Uber, mas de barcos, no Guaíba. Um dos objetivos também é contribuir para o turismo da cidade, destacando a paisagem da Capital. 

Dívida do RS em precatórios cresce em ritmo menor, mas atinge 16,7 bilhões de reais – A dívida do governo do RS com precatórios do Tribunal de Justiça alcançou a cifra de 16,7 bilhões de reais. Se comparado com o mesmo período de 2020, o avanço nominal do saldo devedor é de 3,7%. Já sem a inflação, o índice registra queda de 4%, evidenciando que a conta vinha em um ritmo menor de crescimento. Apesar disso, a indignação de credores que esperam pelo ressarcimento ainda persiste, principalmente depois que o prazo de quitação passou de 2024 para 2029. São 63,2 mil casos à espera do pagamento no TJ, além dos 3,1 mil nas justiças Federal e do Trabalho, totalizando 1,3 bilhão de reais. O Executivo segue cumprindo o mínimo exigido por lei, com o repasse de 1,5% da corrente líquida. No entanto, para a juíza Alessandra Bertolucci, que coordena a Central de Conciliação e Pagamento de Precatórios do TJ, a quantia vinda da administração estadual deveria ser maior.

Vacina, sim!

As doses que desembarcaram no RS no início da semana chegam aos municípios apenas hoje. Em virtude disso, Porto Alegre segue com aplicação de primeira dose na faixa etária a partir de 31 anos e adolescentes com comorbidades. E só por agendamento. Amanhã, o público será ampliado para quem tem 30 anos ou mais. O serviço desta quinta está aqui

Outros links:

  • O ingresso de adolescentes com comorbidades na vacinação contra a Covid gerou uma distorção no gráfico de vacináveis da Secretaria Estadual da Saúde. A pasta justificou ao dizer que ainda não existe registro do grupo no sistema do PNI.
  • Não apenas seis, mas 21 pessoas morreram durante a crise de fornecimento de oxigênio (🔒) ao hospital Lauro Reus, em Campo Bom, conforme concluiu a Polícia Civil.
  • Ainda na esfera criminal, a Justiça autorizou a prorrogação da investigação contra o cirurgião plástico Klaus Brodbeck, suspeito de abusar sexualmente de mais de 120 mulheres durante consultas.
  • Para a Associação de Pós-Graduandos da UFRGS, a instabilidade nas plataformas do CNPq reflete o descaso com a ciência no Brasil. A falha já dura mais de cinco dias. Em nota, o órgão disse que problema já foi diagnosticado.
  • Persistentes quedas no sistema também são queixas da OAB/RS. A entidade entrou com uma ação no CNJ para que o Tribunal de Justiça do RS restabeleça o atendimento ao público em horário padrão, entre outras demandas.
  • O antigo prédio da Smic, que deveria sediar o Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, está passando por impasses na assinatura do termo de cessão do imóvel. Se a situação persistir, o local pode ser vendido.
  • A Zona Sul de Porto Alegre irá receber um Ecoponto modelo. A nova Unidade Destino Certo irá substituir aquela que ficava na avenida Diário Notícias, fechada para a construção de um projeto imobiliário.
  • Depois de 40 anos em Gravataí, a Pirelli deixa o município – e uma “multidão de lesionados”, conforme classificou o desembargador Marcelo José Ferlin D’Ambroso, do TRT da 4ª região em entrevista ao Giro de Gravataí.
  • Ídolo da torcida e ex-atacante do Grêmio, André Catimba faleceu aos 74 anos nesta quarta-feira. Ele foi herói da conquista do Gauchão de 1977, que encerrou um longo jejum do Tricolor.

Cultura

Agenda

A cantora Pâmela Amarointerpreta bambas do samba em transmissão do projeto Mistura Fina, às 18h30.

O escritor Jeferson Tenório conversa com Roger Lerina no Meu Filme Favorito, do Instituto Ling, sobre o longa Bacurau (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles), às 19h – leia a entrevista com o autor de O Avesso da Pele.

A iniciativa Tela Virtual, da Sala Redenção, transmite o filme Nhemongueta Kunhã Mbarete, das realizadoras indígenas Graciela GuaraniMichele Kaiowá e Patrícia Ferreira e da artista visual Sophia Pinheiro, às 19h. Após a exibição, as quatro realizadoras conversam com a pesquisadora Ana Letícia Schweig.

49º Festival de Cinema de Gramado, que será realizado de 13 a 21 de agosto em formato multiplataforma, anunciou sua programação.

Retomada Mbya-Guarani Tekoa Ka’aguy Porã, em Maquiné, berço do coral Araí Ovy, que integra o projeto Sementes da Retomada – relembre a matéria sobre a iniciativa – está recebendo doações para enfrentar o frio.

Opinião está oferecendo descontos para vacinados contra a Covid-19 nos ingressos para os shows do Acústico Opinião The Beatles no Acordeon, que acontecem ao longo do mês de agosto.


Você viu?

Conhecido em Porto Alegre como o time dos industriários, o Grêmio Esportivo Renner celebrou 90 anos de fundação. Concebido por funcionários da A.J. Renner & Cia, a equipe se transformou em forte representante gaúcho ao contar com nomes como Ênio Andrade e Breno Higino de Mello. A maior conquista ocorreu em 1954: o Campeonato Gaúcho. O Renner, porém, não durou muito e encerrou as suas atividades cinco anos depois. Para resgatar e preservar a trajetória da equipe, o professor Luis Carlos Macchi criou a página Renner Vive, que conta um pouco da história do clube.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.