Matinal News

Governadores voltam a cobrar presidente por vacinas

Change Size Text
Governadores voltam a cobrar presidente por vacinas

Placas de carro, endereços residenciais, e-mails, CPFs e até relatos de brigas de vizinhança de porto-alegrenses que usaram a Lei de Acesso à Informação foram expostos na internet durante mais de um ano – tempo em que perdurou uma falha de segurança no sistema da prefeitura que registra os pedidos de informação (e-SIC).

O erro foi descoberto pela reportagem do Matinal Jornalismo e comunicado à prefeitura em 26 de fevereiro. A brecha permitia o livre acesso a pelo menos 2.423 solicitações formuladas via e-SIC, incluindo suas respectivas respostas e boa parte dos anexos. Mesmo pedidos classificados pela prefeitura como sigilosos ou sensíveis estavam acessíveis a qualquer um, sem a necessidade de fazer login. A exposição dessas informações fere a Lei Geral de Proteção de Dados, que está em vigor desde o ano passado e cujo objetivo é garantir ao cidadão o direito à privacidade digital.

A Procempa, responsável pelo e-SIC, respondeu prontamente à notificação dos repórteres, sugerindo que a questão estava solucionada. Porém, um novo erro foi constatado e, até o fechamento desta reportagem, o problema não havia sido completamente resolvido.

Leia a reportagem completa


Vacinação

O Matinal Jornalismo elaborou um FAQ sobre a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Acesse e tire suas dúvidas!


O que mais você precisa saber

Governadores voltam a cobrar presidente por vacinas – Ainda que o presidente da República tenha pedido para “se deixar de frescura e mimimi”, 14 governadores, entre eles o gaúcho Eduardo Leite (PSDB), encaminharam ao Planalto uma nova carta pedindo mais esforço, até mesmo diplomático, para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. O pedido vem em um momento em que a situação piora de forma simultânea em todo o Brasil. “Nesse contexto, a vacinação em massa, com a maior brevidade possível, é a alternativa que se afigura como mais recomendável, e, provavelmente, a única capaz de deter a pandemia”, diz trecho da carta (leia a íntegra). Se antes afetava principalmente os idosos, a Covid-19 avançado sobre um público mais jovem, talvez por conta das aglomerações recentes no Carnaval, talvez por conta das novas variantes, conforme explicou a professora da Feevale e doutora em Ciências Farmacêuticas, Juliane Deise Fleck, ao podcast Direto ao Ponto. Ontem a Fiocruz alertou que em seis estados se constatou a prevalência das variantes mais preocupantes do coronavírus. Entre eles o Rio Grande do Sul

Aulas seguem suspensas no RS – O Supremo Tribunal Federal negou o pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para liberar aulas presenciais no Rio Grande do Sul neste momento. Por meio da PGE, o Governo do Estado pleiteava a autorização para as aulas presenciais na Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, mesmo durante a vigência da bandeira preta do distanciamento controlado. O ato do STF mantém a decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, após o pedido ser ajuizado pela Associação Mães e Pais pela Democracia e pelo Cpers-Sindicato.

Empresário será investigado por vídeo falso – O vereador Leonel Radde (PT) registrou, nessa quinta-feira um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil contra um empresário que, segundo o parlamentar, seria o responsável pela realização de um vídeo nas dependências do Hospital Moinhos de Vento, dando a entender que a situação na instituição de saúde seria tranquila. A informação é falsa, o Moinhos está operando com capacidade superior a 130% em razão da Covid-19. “Além de captado sem autorização, traz informações imprecisas. O hospital registra, hoje, os mais altos índices de internações e agravamento de casos”, enfatizou a nota do Moinhos. Ex-paciente da UTI Covid do hospital, o vereador Moisés Barboza (PSDB) compartilhou um pouco do drama do local, ao relatar seu período internado: “Vi equipes salvando e perdendo vidas. Vi pessoas jovens entubadas e perda de quatro vidas bem diante de meus olhos. Enfermeiras, enfermeiros, médicos e médicas trabalhando incansavelmente”, relatou ele, que teve alta há poucos dias. Seu sogro, também contaminado, não resistiu.

Processo de indenização de familiares de Beto Freitas está perto de ser finalizado – O processo de indenização de familiares de João Alberto Freitas, morto ao ser espancado no supermercado Carrefour, em Porto Alegre, está próximo de ser finalizado (🔒). Oito pessoas envolvidas no acordo já teriam aprovado as condições estabelecidas pela empresa. A viúva de Freitas, Milena, no entanto, não aceitou o que foi proposto e isso pode atrasar a conclusão do caso. Para os filhos, a enteada e a neta de Freitas, as indenizações ficam perto dos 3 milhões de reais. No que diz respeito aos filhos menores, o Carrefour espera o parecer do Ministério Público para efetivar o pagamento. Para Milena, o cálculo giraria em torno de 1,5 milhão de reais. Os advogados dela pedem mais por entenderem que a decisão precisa ter caráter pedagógico, além de ser necessário reparar danos coletivos à sociedade.

Outros links:


Cultura

Frank Jorge e Kassin lançam saborosa geleia geral sonora

Frank Jorge e Kassin. Foto: Vitória Proença/Divulgação

Entra no ar hoje nas plataformas de streaming o álbum Nunca Fomos Tão Lindos, parceria entre os músicos Frank Jorge e Kassin. O gaúcho assina a composição das 13 faixas, enquanto o carioca é responsável pela produção musical do projeto. Em entrevista a Roger Lerina, Frank e Kassin falam do trabalho conjunto, revelam suas influências musicais e comentam sobre os percalços de viver em um país assolado pela pandemia e pelo autoritarismo: “Vejo quase como uma nova missão de toda a sociedade brasileira frear esses ímpetos conservadores e olhar para a construção de um futuro mais digno, íntegro, inclusivo, respeitoso”, acredita Frank.

Agenda 

Esta seção é enviada diariamente aos assinantes premium. Hoje enviamos uma amostra para você! Quer receber todos os dias? Então assine agora mesmo!

Hoje
Ao longo de quatro semanas, 12 artistas de sete estados brasileiros viveram em pequenas comunidades no litoral norte do Rio Grande do Sul, na primeira edição da residência artística CASCO. Às 17h, o público poderá conferir em live o resultado dos trabalhos de Arthur do CarmoCarolina CordeiroCharlene BicalhoDaniel EscobarDaniel CaballeroDirnei PratesFabiana FaleirosLilian MausPablo PaniaguaTereza SiewerdtThiago Guedes e Tomaz Klotzel.

O músico Jottagá celebra os 40 anos da banda Fróide Explica, em live, às 21h.

Sábado (6/3)
A produtora Badejo promove uma série de palestras online e gratuitas sobre a história de Porto Alegre, antecipando o aniversário de 249 anos da cidade (26 de março). A jornalista Maria Lúcia Badejo dá início à programação, às 15h, contando a história da Rua da Praia.

A cantora Monique Brito apresenta Filha do Sol, às 18h, em show virtual do projeto Ecarta Musical.

Domingo (7/3)
Às 19h, será transmitida a segunda gravação do projeto Caxias Ensemble Orchestra toca Valente.

E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Graças ao talento musical e ao desejo de ajudar a família em meio à pandemia, um adolescente de 18 anos começou a chamar a atenção nas redes sociais. Com a criação de paródias, Doug Weiss tem ajudado a alavancar as vendas do comércio de Gravataí. Tudo começou quando Weiss ainda estava em Taquara, estudando em um internato. A pandemia veio e o jovem teve de voltar para ficar com a família. Decidido a auxiliar nas contas da casa, ele apostou no marketing digital. O primeiro trabalho foi com a ex-patroa da mãe, dona de uma livraria. Ao questioná-la por um emprego, ouviu que a loja estava demitindo funcionários. A opção foi buscar uma maneira de apresentar a loja. O vídeo fez sucesso no Facebook e outros comerciantes de Gravataí decidiram chamá-lo para fazer o mesmo. Weiss tinha mil seguidores no início do projeto e agora ultrapassa os 11 mil. A iniciativa deu tão certo que o adolescente conta com a ajuda do Sindilojas, responsável por fornecer câmeras e outros equipamentos para os vídeos.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.