Matinal News

Governo irá atrás de quem não tomou a segunda dose da vacina

Change Size Text
Governo irá atrás de quem não tomou a segunda dose da vacina

O Governo do Estado deve auxiliar os municípios a realizar uma busca ativa a quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, algo que só em Porto Alegre é uma realidade para 19,3 mil pessoas. Quem não tomar a segunda dose fica com a proteção prejudicada. No entanto, ainda que o prazo previsto para o reforço seja perdido, a segunda dose segue como um direito. Quem eventualmente perdeu o cartão de vacinação deve procurar uma unidade de saúde. Em entrevista a GZH, o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, esclareceu pontos a quem tem alguma dúvida. No podcast Durma com Essa, especialistas também salientam a importância de se completar o processo de imunização.

Vacinação de doentes crônicos será norteada pela faixa etária – Na fila pela vacina contra a Covid-19, assim que encerrada a aplicação das doses destinadas aos idosos – pessoas acima de 60 anos – o Plano Nacional de Imunização prevê o atendimento do grupo que sofre das comorbidades, doenças como diabetes, hipertensão grave, doença pulmonar, câncer, entre outros – veja aqui as categorias consideradas, que totalizam 1.150.997 pessoas, segundo o Plano Estadual de Vacinação. Pessoas infectadas com HIV também foram incluídas nesta etapa. Em entrevista à Rádio Gaúcha, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, explicou que o critério da idade irá balizar a ordem da aplicação (🔒), ou seja, os doentes crônicos de 59 anos serão os primeiros imunizados. Arita relatou ainda que os estados ainda precisam receber a orientação final do Ministério da Saúde do início da nova fase da vacinação, que não há data exata para iniciar.  

RS adquire três plataformas educacionais e mira crescimento no IDEB – Pelo crescimento do RS no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o governo do Estado apresentou três plataformas educacionais digitais de matemática e língua portuguesa. A partir da aquisição, as ferramentas podem ser adotadas por qualquer município gaúcho. Durante o evento de apresentação, a secretária de Educação, Raquel Teixeira, demonstrou preocupação com o desempenho do Estado no último IDEB. O RS obteve nível quatro para capacidade leitora dos alunos, sendo que a pontuação varia de um a 9. As plataformas atendem as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio. 

Ex-reitor busca reverter indicação de Bolsonaro para o comando da UFRGS – Integrante da chapa que foi a primeira colocada na consulta à comunidade acadêmica e na votação do Conselho Universitário para a reitoria da UFRGS, o ex-reitor Rui Oppermann ingressou com uma ação judicial para reverter a indicação de Carlos Bulhões para o comando da universidade. O processo está na 10ª Vara Federal de Porto Alegre e tramita desde o dia 7 de abril. A escolha do presidente Jair Bolsonaro por Bulhões ocorreu em setembro de 2020 e deu ao professor um mandato de quatro anos. Bulhões fez parte da chapa que ficou em último lugar nos dois pleitos realizados. A indicação de Bolsonaro está prevista na Constituição, uma vez que a UFRGS é uma instituição de ensino federal.

Jogadores de futebol de clubes da elite terão vacinação antecipada, se depender da Conmebol – A Conmebol irá receber a doação de 50 mil vacinas da Coronavac e planeja imunizar atletas que disputarão a Copa América, além de jogadores e jogadoras das principais equipes dos países sul-americanos, medida que, no RS, beneficiaria Grêmio, Inter e Juventude. No entanto, o tema divide os dirigentes. Para o presidente do Tricolor, Romildo Bolzan, o futebol não deveria ser priorizado na imunização. O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, afirmou ao jornal O Globo que o clube não havia sido comunicado oficialmente, mas que “não irá descumprir as legislações brasileiras”. A CBF ainda não havia se manifestado até ontem à noite.

Vacina, sim!

Sem mudanças no cronograma hoje, a vacinação contra a Covid-19 segue para idosos com idade a partir de 63 anos em Porto Alegre, em 30 unidades de saúde, além de três pontos de drive-thru. A Secretaria Municipal da Saúde ressalta a importância da aplicação da segunda dose. 

Outros links:

  • Um artigo de professores da UFRGS afirmando que não encontraram relação entre isolamento domiciliar e redução de mortes por Covid-19 teve sua metodologia questionada
  • O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a ampliação da CPI da Covid para investigar estados e municípios desvia o foco das responsabilidades do Governo Federal. Mas disse que o RS está “com a consciência tranquila e os dados abertos”.
  • TSE ratificou a cassação dos mandatos do deputado estadual Luis Augusto Lara e do seu irmão e prefeito afastado de Bagé, Divldo Lara, ambos do PTB.
  • Após pedir liberação de aulas presenciais ao STF, o Ministério Público se manifestou na primeira instância contra reabertura de escolas (🔒). 
  • Dez imóveis do RS irão a leilão no dia 27 de abril (🔒). O evento, organizado pelo Banco Santander, inclui salas comerciais, casas, apartamentos e lojas localizadas em cidades do Estado.
  • A Fraport encerrou o contrato para as obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho. A concessionária optou pelo fim do vínculo pela indefinição da remoção de famílias que moram nas proximidades do terminal.
  • A licitação de projetos para o novo aeroporto da Serra gaúcha foi autorizada pelo governo federal. O terminal, que ficará no distrito de Vila Oliva, terá um custo próximo dos 200 milhões de reais.
  • As vendas do varejo do Rio Grande do Sul subiram 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro. Segundo o IBGE, o resultado do Estado ficou próximo à média nacional.
  • A primeira loja da Rede Livraria Leitura no RS foi inaugurada em Porto Alegre. O estabelecimento, de origem mineira, foi instalado no BarraShoppingSul.

Cultura

Medeia ergue a voz contra os poderosos

Foto: Petra Belas Artes à la Carte/Divulgação

Para comemorar seus 10 anos em 2020, a Cia BR116 programava uma montagem da peça Medeia, assinada por Consuelo de Castro, uma das maiores dramaturgas brasileiras, morta em 2016. A pandemia, no entanto, impossibilitou que o espetáculo fosse apresentado em um teatro – o grupo paulistano, porém, encontrou no cinema a possibilidade de levar a obra ao público. Combinando linguagens, Medeia por Consuelo de Castro – um teatrofilme, como a companhia chama o projeto – é uma experiência audiovisual singular, em cartaz na plataforma Petra Belas Artes à la Carte. Leia o comentário de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

Agenda do Cine Esquema Novo 2021

Às  11h, o CEN debate O Ciclope (Guilherme Cenzi e Pedro Achilles), O Jardim Fantástico (Fábio Baldo Tico Dias) e Vagalumes (Léo Bittencourt), com mediação de Mauricio Vassali. Às 17h, é a vez de #eagoraoque (Jean-Claude Bernadet e Rubens Rewald); PER CAPITA (Lia Leticia) e Milton Freire, um Grito Além da História (Victor Abreu), com mediação de Daniel Rodrigues, ao vivo no YouTube e no Facebook.

A série de bate-papos Abrindo os Cadernos, com realizadores da Mostra Outros Esquemas, segue às 14h. A jornalista Bruna Paulin conversa, ao vivo no Instagram, com Thaís Braga (Paga-se Facção) e Camilo Cavalcante (King Kong en Asunción).

Às 19h, a penúltima noite do seminário Pensar a Imagem discute Política e fabulação, com Kênia Freitas e Vinicios Ribeiro e transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook.

Todos os filmes do festival estão disponíveis de forma online e gratuita até 15 de abril. Para mais informações, acesse o site do Cine Esquema Novo.


Você viu?

O Roger citou aqui em cima os 150 anos da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, comemorados nesta quarta-feira. Nesta reportagem, o Correio do Povo averiguou como é o processo de transformação e transição para os novos tempos. A data marcante e os desafios para a inserção em épocas cada vez mais digitais da mais antiga instituição cultural do Estado. 

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.