Matinal News

Indefinição sobre reitoria eleva inquietação na UFRGS

Change Size Text
Indefinição sobre reitoria eleva inquietação na UFRGS

Indefinição sobre a reitoria causa inquietação na UFRGS

Não é oficial, mas o deputado federal Bibo Nunes (PSL) anunciou como certo ontem que o professor Carlos Bulhões será nomeado o novo reitor da UFRGS na semana que vem. A escolha, que é prerrogativa do presidente Jair Bolsonaro, desprezaria a opção da comunidade acadêmica que, em julho, fez do atual reitor Rui Oppermann o mais votado na votação interna, da qual também concorreu Karla Müller. A nomeação deve ocorrer até 20 de setembro. Quem assumir, fica à frente da gestão da universidade entre 2020 e 2024.

Nunes bancou Bulhões após uma reunião no Ministério da Educação, em Brasília, e passou a informação aos principais jornais de Porto Alegre, ainda que sem uma maneira de poder confirmá-la, efetivamente. Fato é que Bolsonaro pode nomear Bulhões, o menos votado na lista tríplice da eleição interna. “Se os outros candidatos das outras chapas não aceitarem a escolha do presidente, eles são antidemocratas e não sabem o que é respeito às leis e às normas, provam que não poderiam ser reitores, se pensam assim”, disparou o parlamentar.

A indefinição da nomeação causa uma inquietação crescente na comunidade da UFRGS, em especial quando, cerca de um mês atrás, Bibo Nunes – talvez o deputado gaúcho mais próximo ao bolsonarismo – começou a atuar mais publicamente em prol de Bulhões. Em uma entrevista à Rádio Guaíba no mês passado, ele citou que “nunca a direita comandou” a UFRGS e que, “para o bem da universidade”, Bulhões seria o nome mais adequado, “para uma educação onde não vamos partidarizar nada”. As insinuações de aproximação com a esquerda foram rechaçadas por Oppermann, reitor desde 2016, ainda no ano passado.

Nas últimas semanas, alunos realizaram um protesto cobrando respeito à escolha do primeiro colocado da lista tríplice. Da mesma forma, manifestaram-se favoravelmente ao resultado das urnas um coletivo formado por entidades e movimentos, além de um grupo de professores da própria universidade, que lembraram que a escolha da comunidade é ratificada pelo Governo Federal desde 1992: “Rejeitamos qualquer tentativa de intervir no presente processo de escolha, e estamos atentos na defesa da democracia e da autonomia da UFRGS”, escreveram.

Ontem, em post na página oficial da UFRGS no Facebook, a própria universidade defendeu reconheceu a prerrogativa do presidente da República, mas disse confiar “no cumprimento à vontade da comunidade universitária”, seguindo o resultado da eleição. A manifestação conclui: “Processo interno de escolha significa respeito à autonomia universitária, princípio garantido na Constituição”. 


O que mais você precisa saber

Coronavírus desacelera no RS – Com uma estimativa de que tenha infectado a de cada 72 gaúchos, o coronavírus está diminuindo o ritmo de contaminação no Rio Grande do Sul. É o que mostra a oitava e última fase da Epicovid-19, pesquisa sobre a prevalência do coronavírus comandada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Não é que coronavírus está diminuindo, mas ele está desacelerado. O que é uma ótima notícia”, comentou o reitor da UFPel, Pedro Hallal. O levantamento estimou que existam pouco mais de 156 mil pessoas com anticorpos para o coronavírus – não muito mais que os 151,3 mil casos já reportados oficialmente pela Secretaria Estadual da Saúde. Nove cidades gaúchas participaram do estudo, o equivalente a ⅓ da população do Rio Grande do Sul. Durante a apresentação dos resultados da pesquisa, realizada durante uma live, Hallal afirmou que o estudo poderia ter novas fases, o que dependeria de acordos entre a UFPel e o Estado. “Podem ser mais duas ou mais quatro fases, o acordo ainda não foi assinado, depende da disponibilidade de testes e das questões de financiamento da coleta, mas a intenção é ter pelo menos mais duas fases”, ressaltou.

Câmara retoma rito que pode cassar Marchezan – Depois de idas e vindas na Justiça, a Comissão Processante que atua no processo de impeachment de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) irá retomar o rito que poderá afastar o prefeito de Porto Alegre. Na próxima segunda, dez testemunhas de defesa serão notificadas – entre elas o ex-prefeito e pré-candidato pelo PTB, José Fortunati, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Após a participação das testemunhas, a Câmara abrirá um prazo de cinco dias para que Marchezan se manifeste por escrito. Em seguida, a comissão emitirá um parecer final, pela procedência ou improcedência da acusação e o relatório será votado no plenário. Com o processo se desenrolando durante a campanha eleitoral – o que faz a sua conclusão gerar diversas possibilidades –, o PSDB adiou sua convenção, que será em 15 de setembro, penúltimo dia destinado à definição sobre coligações.

Menos renda, emprego e empresas – A renda do trabalhador de Porto Alegre despencou no segundo trimestre. Os dados deste estudo da FGV Social mostram que a Capital foi a terceira com o maior queda, com uma redução de 29,2%. A colunista de GZH Marta Sfredo chamou a atenção para o fato de a perda ser pior que nos demais estados do Sul. Curitiba teve redução de 21%; Florianópolis, de apenas 3,9%. Na média nacional, a queda foi de 20%. O maior responsável foi o encolhimento de 14% na jornada de trabalho. Indígenas, analfabetos e jovens entre 20 e 24 anos foram os mais afetados. O estudo indica que a situação deve piorar se os dados de emprego não mudarem de rumo nos próximos meses. O desafio será criar postos de trabalho meio ao fechamento massivo de empresas: entre março e agosto cerca de 30,5 mil estabelecimentos fecharam as portas, segundo dados da Junta Comercial do RS. 

Outros links:

  • Ainda sem garantia de apoio de recursos da executiva nacional, o PP adiou para hoje a decisão sobre a manutenção da candidatura de Gustavo Paim à Prefeitura. Em caso de desistência, o caminho deverá ser o apoio a José Fortunati ou Sebastião Melo (MDB). 
  • Moradores da Ilha do Pavão podem ficar sem atendimento do único posto de saúde do local. A unidade, que além de tratamento médico oferece comida, é administrada pela Associação dos Funcionários Públicos, que alegou não ter mais interesse em manter o posto.
  • O vírus que transmite a Covid-19 foi encontrado em todos os arroios e Estações de Tratamento e Esgoto da Capital. No início de julho, apenas 40% tinham amostras positivas. O coronavírus também está em todas estações da Região Metropolitana e do Vale dos Sinos.
  • O Governo do Estado deverá quitar hoje o pagamento do salário de agosto do funcionalismo público. A operação só poderá ser concluída graças a verba para combate ao coronavírus enviada pelo Governo Federal.
  • Com o fechamento de suas operações no RS, a rede de supermercados Dia começou a liquidar seus estoques (🔒). Os descontos, que chegam a 50%, têm atraído filas de consumidores.
  • O ex-governador Olívio Dutra informou ontem que está internado na Santa Casa, onde se recupera de uma cirurgia. O procedimento estava marcado desde antes da pandemia.
  • A fumaça dos incêndios na Amazônia e no Pantanal chegou ao Rio Grande do Sul. Ontem, partículas de fuligem deixaram o céu da região da Serra Gaúcha entre esbranquiçado e laranja.
  • A Justiça determinou que os quatro réus no caso da Boate Kiss sejam julgados juntos e num único júri em Porto Alegre. A decisão cabe recurso.
  • Ficou para segunda-feira a apresentação do novo texto da Reforma Tributária do Estado. O governador Eduardo Leite (PSDB) tem até o final do mês para sancionar a reforma para que ela comece a valer em 2021.

Eleições 2020: O que querem nossas leitoras e leitores

Ao longo da semana perguntamos aqui nesta newsletter o que nossas leitoras e leitores gostariam que o Matinal cobrisse durante a corrida eleitoral para a prefeitura e à Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Queremos agradecer a todas as sugestões, que já foram encaminhadas à equipe. Compartilhamos aqui algumas delas que já estão no nosso radar:

“Acho importante esclarecer as funções de um vereador, o conceito de mandato e representação. Há pessoas que acham que os políticos trabalham pouco, só vão no plenário votar de vez em quando.  É importante demonstrar a rotina, a interlocução com a sociedade organizada, o funcionamento das comissões. Dá pra acompanhar o trabalho, por exemplo, de um parlamentar que não concorrerá à reeleição, ver como é o dia a dia.”
Daniel Juliano Soares

“Um levantamento do passado dos candidatos: Projetos defendidos e aprovados e seus impactos na comunidade, votos relevantes do candidato ao longo de sua carreira política, parcerias firmadas – com empresas e pessoas.”
C. J.

“O plano diretor urbano ambiental de Porto Alegre está em processo de revisão. Tendo em vista a pandemia que estamos vivendo, provavelmente essa revisão ficará para ser finalizada no próximo governo. Como pretende dar sequência a revisão do Plano Diretor Urbano Ambiental?”
Luciano Rodrigo Gasparin

Tem mais sugestões? É só responder a este e-mail que encaminharemos à equipe responsável pela cobertura. Lembre-se: nosso trabalho tem como objetivo ajudar você a tomar a decisão sobre em quem votar. 


Cultura

Léa Freire redescobre o piano

Léa Freire no vídeo “Tempestade”. Reprodução: Maritaca Discos

Uma das atrações do projeto Unimúsica 2020, a compositora Léa Freire conversou com o repórter Ricardo Romanoff sobre sua participação no festival e sua trajetória musical. Recentemente a renomada flautista lançou o álbum Cinepoesia, em que toca piano – instrumento ao qual voltou a se dedicar nos últimos anos. Outra particularidade do disco são as versões em vídeo das faixas, resultado de uma parceria com o ator e realizador Lucas WeglinskiLeia o perfil da instrumentista.

Hoje

Drive-in Air Festival exibe Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca, às 19h, no evento Noite Jedi.

Sábado (12/9)
A 20ª edição da série OSPA Live, às 17h, apresenta interpretações de tangos de Eduardo Alonso-Crespo e Astor Piazzolla.

Às 18h, as compositoras Monica Tomasi e Necka Ayala cantam no projeto Ecarta Musical.  

O grupo Alma Lusitana volta a se apresentar em ambiente virtual com seu repertório de fado e canções portuguesas, às 20h, em transmissão da Casa de Fado Maria Lisboa.

Também às 20h, o Teatro Vivo em Casa apresenta o espetáculo Numa Terra Estranha – 12 Respirações, com atuação e direção de Sidney Kuanza e abertura musical de Verônica Ferriani.

Tablado Andaluz realiza uma #NocheFlamenca, às 22h, reunindo o cantaor e bailaor Pedro Fernández, o guitarrista flamenco Giovani Capeletti e a bailaora Andréa Franco

De 12 a 26 de setembro, o Itaú Cultural exibe um ciclo de curtas-metragens produzidos por realizadoras mulheres de todo o país.

Domingo (13/9)
O espetáculo Saco de Brinquedos, do projeto Kombina, homenageia o escritor Carlos Urbim,  às 17h, com direção de Chris Dias e elenco formado por Tatiane TomazzoniNatasha VilarVinicius Zurawski e Mauricio Alves

Mais dicas culturais? Acesse aqui.


Você viu?

Uma nova geração de Quero-Queros está garantida – pelo menos no que depender da Guarda Municipal de Porto Alegre. Preocupado com a segurança de um ninho com ovos que foi construído próximo a um bar na Orla do Guaíba, um guarda municipal providenciou o isolamento do local com gradis e faixas nesta semana. Tudo para que a mamãe possa chocar seus ovinhos sem ser importunada pelo retorno do movimento na orla.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.