Matinal News

Internações por Covid em UTI têm menor índice do ano na Capital

Change Size Text
Internações por Covid em UTI têm menor índice do ano na Capital

A análise dos números da pandemia mostra que o pior parece mesmo ter passado, especialmente em Porto Alegre. Ontem, o número das internações em leitos de UTI relacionadas ao coronavírus bateu no nível mais baixo deste ano, retornando ao patamar do fim de novembro de 2020, momento de relativa calmaria entre o primeiro e segundo pico da doença na Capital.

A rede hospitalar de Porto Alegre, que colapsou em março, hoje tem sinais de alívio. Quatro meses atrás, pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 chegaram a ocupar quase oito em cada dez vagas de UTI na Capital, que não só esgotou seus leitos, como ainda assim não vencia a fila de espera por um lugar na terapia intensiva. Nessa quarta, as internações relacionadas à Covid representavam cerca de 32% do total de internados.

A queda tende a estar ligada ao fato de que mais de 786,3 mil pessoas residentes em Porto Alegre já receberam ao menos uma dose de vacina anticovid. Mas a redução também se replica em nível estadual. Julho se encaminha para encerrar como o mês com menos casos novos de Covid no RS até aqui em 2021. Os números deste mês devem fechar em cerca de 30% do total de diagnósticos de junho. A queda de mortes também é flagrante e mais da metade das cidades gaúchas nem registraram óbitos neste mês.

Risco Delta – Claro, a depender do impacto da variante Delta no RS, os cenários podem mudar e tendências podem ser revertidas, como já ocorreu ao longo desta pandemia. Gramado, única cidade do RS onde a cepa foi oficialmente detectada até aqui – embora o Ministério da Saúde já indique um terceiro caso no RS –, requisitou 3 mil doses extras de vacina e fará aumento de testes em turistas, já antevendo um aumento na movimentação em hotéis no segundo semestre. 

Para evitar essa reversão, seguem válidas aquelas velhas recomendações de uso de máscara e distanciamento. “É chato, é cansativo, porque a gente sempre fica esperando o momento de relaxar um pouco”, reconheceu o epidemiologista e professor da Universidade Feevale, Fernando Spilki, em entrevista ao G1. “Sempre digo que estamos participando de uma maratona: já corremos 40 quilômetros, faltam dois.”

O que mais você precisa saber

RS detalha comorbidades dos adolescentes, e Porto Alegre começa a aplicação hoje – Adolescentes de 12 a 17 anos que tenham comorbidades poderão se vacinar contra a Covid-19 a partir de hoje em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira faixa etária a ser atendida será a de 15 a 17 anos, e na sexta será a vez dos jovens entre 12 e 14. Conforme a prefeitura, o público irá receber o imunizante da Pfizer, o único autorizado pela Anvisa para o grupo. O governo do RS publicou uma lista com doenças crônicas elegíveis para a aplicação da dose. Entre elas estão obesidade, asma, diabete Mellitus e hemoglobinopatia grave. Seis unidades de saúde estarão atendendo ao grupo para a imunização contra o coronavírus. 

Rede municipal de Porto Alegre voltará às aulas presenciais em 2 de agosto – A volta às aulas no segundo semestre está marcada para ocorrer em 2 de agosto nas redes municipal e privada, enquanto na estadual os estudos recomeçarão no dia 4. Muitas instituições seguiram em modelo híbrido no decorrer da pandemia da Covid-19, mas a Prefeitura de Porto Alegre ordenou a retomada das aulas presenciais. O estado e o ensino privado seguirão o método que combina atividades nas salas de aula e remotas. Na Capital, uma campanha de chamamento será realizada para que os pais conduzam os filhos às escolas. A ideia é que todos os níveis de ensino recomecem os trabalhos no mesmo dia. 

Mais uma vez, UFRGS não realizará vestibular para o semestre seguinte – A UFRGS confirmou que não irá realizar o concurso vestibular para o ingresso em 2021/2. Em nota, a universidade afirmou entender que não há condições sanitárias para a realização de provas presenciais de maneira segura. Para o próximo semestre, será utilizado o mesmo método aplicado em 2021/1, onde os candidatos podem utilizar a nota de vestibulares anteriores ou a nota do Enem. No dia 30, a UFRGS irá publicar o edital de solicitação de isenção da taxa de inscrição, voltado a candidatos que preencham determinadas condições. As aulas do semestre 2021/2 vão começar em 17 de janeiro de 2022.

Vacina, sim!

A fila da vacina volta a andar em Porto Alegre hoje, que passa a vacinar o público com 32 anos – que será atendido em 12 unidades de saúde e no drive-thru do Bourbon Wallig. Também podem procurar a primeira dose hoje adolescentes de 15 a 17 anos com comorbidades, como falamos mais abaixo na news. A vacina para este grupo estará em seis unidades.  

Outros links:


Cultura

Agenda (🔒)

A cantora Giovanna Mottini é a atração do Mistura Fina, às 18h30.

O projeto Telas Literárias, promovido pelo Goethe-Institut, debate A Raposa Já Era o Caçador, da escritora Herta Müller, com participação do jornalista Carlos André Moreira, às 19h.

A partir de hoje, a Cinemateca Capitólioexibe os longas Raia 4, de Emiliano Cunha, e Portuñol, de Thais Fernandes

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A três dias de completar um século de vida, Eloína Gonçalves Born foi convidada a visitar o Palácio Piratini para celebrar os seis meses da campanha de vacinação no Estado. Ela fez parte do grupo que recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, em 18 de janeiro deste ano. Na visita de ontem, foi recebida pelo governador Eduardo Leite com bolo e café. Foi a primeira vez que entrou no Palácio, prédio que também em 2021 completou o seu centenário.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.